5 dicas para cuidar dos cabelos tingidos

Muitas pessoas tingem os cabelos em momentos diferentes de suas vidas, apesar de saberem que a tinta apresenta alguns riscos. Geralmente acontece do cabelo ressecar e ficar cada vez mais sensível. Para cuidar do cabelo tingido, essas dicas simples podem ajudar.
5 dicas para cuidar dos cabelos tingidos

Última atualização: 14 Março, 2021

Tingir os cabelos é algo muito comum. Quase todas as mulheres pintam os fios em algum momento de suas vidas. Seja para esconder os cabelos grisalhos ou para mudar seu look, a tinta é uma ótima ferramenta para renovar a aparência. Você sabe como cuidar dos seus cabelos tingidos?

Na prática, se alguns cuidados básicos não forem levados em consideração, a tinta pode danificar o cabelo. Os fios coloridos ficam mais quebradiços, mais sensíveis, tendem a ressecar e a ficar ásperos.

Independentemente de optarmos por mechas, por um estilo natural ou por algo mais ousado, a coloração geralmente muda com o tempo. Ao sair do salão, a cor parece perfeita, mas algumas semanas depois começa a desbotar e o resultado não é o que esperávamos.

Por isso, para tirar o máximo proveito do resultado, você precisa tomar alguns cuidados especiais. A seguir, veremos cinco dicas para cuidar do seu cabelo tingido.

Dicas para cuidar dos seus cabelos tingidos

A lavagem

Dicas para cuidar dos cabelos tingidos
Ao contrário das soluções temporárias, a tintura não é afetada pela lavagem dos cabelos.

Após o processo de tingimento, é recomendável aguardar pelo menos 24 horas antes de lavar o cabelo. Após esse período, como a frequência da lavagem influencia a duração da cor? Há muitas opiniões sobre o assunto, e muitas acreditam que a lavagem nos leva a perder a cor.

No entanto, especialistas garantem que, no caso de soluções temporárias, o número de lavagens influencia a durabilidade do resultado. No caso de tinturas permanentes ou mechas, a frequência de lavagem tem pouca influência. O que determina a duração da tintura nesse caso é o crescimento do cabelo.

xampu

Quando decidimos pintar o cabelo, é essencial mudar o xampu. Este é o primeiro cuidado que devemos tomar para evitar que o cabelo sofra com a tintura. No mercado, existem muitas opções de xampus especiais para cabelos tingidos.

Estes produtos contêm fórmulas suaves que nutrem a fibra capilar e, além de fixar os pigmentos, reduzem a oxidação da cor. Ao usar esses xampus, ajudaremos a manter o tom da tintura intacto por mais tempo. Caso contrário, os pigmentos serão perdidos mais rapidamente e o cabelo ficará opaco e sem brilho.

Hidratação: essencial para cuidar dos cabelos tingidos

Hidratação dos cabelos
A aplicação de uma máscara hidratante nos ajudará a nutrir a fibra capilar e a manter um cabelo mais saudável.

O principal problema dos cabelos tingidos é a desidratação. Até mesmo as mulheres que têm cabelos oleosos podem perceber que seus cabelos coloridos ficam mais ressecados. O resultado são cabelos secos, grossos e sem brilho. É por isso que uma das dicas para cuidar dos fios e impedir que ele seja danificado é mantê-lo hidratado.

Existem produtos de condicionamento intensivo, como máscaras hidratantes, ideais para combater os danos causados ​​pela tintura. Estes produtos mantêm os cabelos nutridos e hidratados. É aconselhável aplicá-los uma vez por semana e deixá-los agir por um tempo para obter um melhor resultado.

O uso de secadores e pranchas

Os secadores e as pranchas são ferramentas essenciais para o dia a dia de muitas mulheres. No entanto, os cabelos tingidos são mais sensíveis ao calor desses dispositivos, que podem afetar a sua cor e aparência. Isso ocorre porque a fibra capilar sofre mais quando é tratada com produtos químicos.

Para combater esse dano, os especialistas recomendam não usar secadores e pranchas em excesso e aplicar produtos que protejam os cabelos do calor. Esta recomendação é válida para todos os tipos de cabelo, mas, em particular, no caso de cabelos tingidos.

No mercado, existem protetores térmicos em diferentes apresentações, como sprays e cremes. Esses produtos nos ajudarão a reduzir os danos causados ​​pelo calor nos cabelos tingidos e a manter os cabelos hidratados e brilhantes.

Tenha cuidado com o cloro da piscina para cuidar dos cabelos tingidos

Tenha cuidado com o cloro da piscina
O cloro e o sal podem afetar a cor dos cabelos tingidos. Hidratá-los pode ajudar a protegê-los.

Os cabelos tingidos também são particularmente sensíveis ao cloro da piscina. Ele pode fazer com que os fios percam a cor e ressequem. Portanto, se for nadar na piscina, é aconselhável tomar uma ducha antes de entrar na água e molhar bem o cabelo.

O cabelo molhado absorve menos cloro que o cabelo seco. Também absorve menos sal, portanto, a recomendação também é válida para a água do mar. Uma vez terminado o banho, os cabelos devem ser cuidadosamente enxaguados com água para remover qualquer resíduo.

Pode interessar a você...
Como parecer mais jovem com um corte de cabelo e como mantê-lo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como parecer mais jovem com um corte de cabelo e como mantê-lo

Nós podemos ficar mais jovens e saudáveis somente realizando um corte de cabelo que siga a forma de nosso rosto ou estilo.