Como preparar um creme de champignon?

· 22 de julho de 2018
Os champignons são um produto muito usado na cozinha. Te mostramos como preparar um creme de champignons com uma receita simples e deliciosa.

Os champignons são um produto que dá muito jogo na cozinha. Seu sabor suave e sua textura particular os transformam nos protagonistas de uma grande quantidade de pratos deliciosos.

Receita de creme de champignons

Para preparar esta receita de creme de champignons para quatro convidados, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • 1 limão (50 g).
  • 1 cebola (60 g).
  • 1 ramo de salsa (1 g).
  • Sal e pimenta preta.
  • 4 xícaras de leite integral (1 litro).
  • 1 xícara de requeijão (100 ml).
  • 2 colheres de sopa de manteiga (20 g).
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (20 ml).
  • 4 xícaras de champignons (400 g).

Creme de champignon

Limpeza dos champignons

Em primeiro lugar e antes de começar a cozinhar, devemos limpar adequadamente os champignons para obter deles o melhor sabor possível. Para isso, começamos por cortar o tronco, já que é a região que terá mais quantidade de terra acumulada.

Depois, os colocaremos em uma tigela com água até que fiquem totalmente cobertos, mas sem deixá-los por muito tempo de molho. Uma vez umedecidos, os secaremos com cuidado usando um pano de cozinha limpo. Faremos movimentos circulares suaves para retirar os restos de terra.

Para uma maior precisão ao retirar a terra sobre a superfície dos champignons, usaremos uma escova de dentes limpa para esfregá-los de todos os lados. Umedeceremos previamente a escova com água e esfregaremos com suavidade.

O inconveniente deste último método é que devemos limpar os champignons um a um, o que será um tanto tedioso. Uma vez limpos, os colocaremos em um coador e os passaremos pela água da torneira, sem muita intensidade, durante uns segundos. Enquanto isso, será importante agitar com energia o escorredor para que a água chegue em todas as partes.

Para terminar com a limpeza dos champignons, voltaremos a esfregá-los, desta vez com as mãos. Assim conseguiremos retirar os últimos restos de sujeira de sua superfície. Uma vez prontos, os cortaremos para começar com a receita do creme.

Preparo dos champignons

Para começar com esta receita, colocaremos azeite de oliva para esquentar em uma panela e uma das colheres de sopa de manteiga em fogo médio-alto. Uma vez que a manteiga esteja derretida e misturada corretamente com o azeite, adicione a cebola, previamente cortada em cubos pequenos.

Champignons para preparar um creme

Mexendo de forma ocasional, deixamos que a cebola doure durante um tempo entre 5 e 8 minutos. Quando a verdura tiver chegado em seu ponto adequado, adicionaremos outra colher de sopa de manteiga e eixaremos que derreta também.

Depois desta segunda colher de sopa, adicionaremos os champignons, que podemos ter cortado em dados ou em lâminas. Os deixaremos dourar durante uns 6 minutos, também mexendo de forma ocasional. Uma vez que tenham alcançado seu ponto e tenham amolecido o suficiente, adicionaremos toques de sal e de pimenta preta a gosto.

Para terminar com esta parte da receita, adicione a salsa bem picada e o leite. Sem para de mexer, continue esquentando a mistura até que comece a ferver. Nesse momento, diminua o fogo ao mínimo, cubra a panela e deixe que continue esquentando durante 20 minutos.

Preparo de requeijão

Enquanto a mistura de champignons e leite for cozinhando, vamos preparar o requeijão. Em outra tigela, misture este requeijão com sal, pimenta preta, umas raspas da casca do limão e um pedaço do ramo de salsa sem picar.

Mexeremos esta mistura para que todos os ingredientes se misturem bem e iremos provando o conjunto para nos assegurarmos de que está bom de sal. Uma vez pronta, retiraremos a salsa e adicionaremos a mistura em um copo de liquidificador. Por outro lado, reservaremos umas colheres de sopa deste requeijão para a finalização do prato.

Finalização do creme

No mesmo copo de liquidificador, adicionaremos todo o conjunto que tínhamos na panela, quando tiver terminado seu tempo de cozimento. Trituraremos a mistura até conseguir uma textura homogênea e sem pedaços, a qual poderemos continuar adicionando sal e pimenta até adequá-la ao nosso gosto.

Para terminar, podemos servir o creme de champignons bem quente e decorar sua superfície com uma colher de requeijão no centro, rodeada de umas lâminas de champignons e um toque de salsa. Bom proveito!