Como preparar um creme de champignon?

Os champignons são um produto muito usado na cozinha. Hoje vamos mostrar como preparar um creme de champignons com uma receita simples e deliciosa.
Como preparar um creme de champignon?
Eliana Delgado Villanueva

Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Você gosta de creme de champignon? Os champignon são ingredientes muito usados na cozinha. Seu sabor suave e sua textura particular os tornam protagonistas de um grande número de pratos deliciosos.

Portanto, hoje mostraremos como preparar um creme de champignon delicioso com alguns passos simples. Garantimos que o resultado será um sucesso!

Receita de creme de champignons

Os champignons se destacam por seu sabor e conteúdo de nutrientes específicos. Segundo um estudo publicado na Nutrition Research, seu consumo pode ser benéfico para regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Além disso, deve-se notar que eles possuem poucas calorias.

Por outro lado, dados publicados no United States Department of Agriculture (USDA) revelam que esse alimento contém nutrientes essenciais, como cobre, potássio, ácido fólico e niacina. Portanto, vale a pena incorporá-los na sua dieta. Para preparar essa receita de creme de champignon para quatro pessoas, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 limão (50 g).
  • 1 cebola (60 g).
  • 1 ramo de salsinha (1 g).
  • Sal e pimenta-do-reino.
  • 4 xícaras de leite integral (1 litro).
  • 1 xícara de queijo cottage (100 ml).
  • 2 colheres de sopa de manteiga (20 g).
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (20 ml).
  • 4 xícaras de champignons (400 g).
Creme de champignon

Limpeza dos champignons

  • Em primeiro lugar e antes de começar a cozinhar, devemos limpar bem os champignons para obter o melhor sabor possível. Para fazer isso, comece cortando o caule, pois é a área que terá a maior quantidade de terra acumulada.
  • Em seguida, coloque-os em uma tigela com água até que fiquem cobertos, mas sem deixá-los de molho por muito tempo. Uma vez umedecidos, seque com cuidado usando um pano de prato limpo. Faça movimentos circulares suaves para remover os restos de terra.
  • Para uma maior precisão ao remover a terra da superfície dos champignons, use uma escova de dentes limpa para esfregá-los em todos os lugares. Primeiro, molhe a escova com água e esfregue suavemente.
  • A desvantagem desse último método é que devemos limpar os champignons um a um, o que será um pouco tedioso. Depois de limpos, coloque-os em uma peneira e passe-os por água corrente, sem muita intensidade, por alguns segundos. Enquanto isso, será importante agitar o champignon vigorosamente para que a água chegue a todos os lugares.
  • Para terminar de limpar os champignons, esfregue-os novamente, dessa vez com as mãos. Assim, você será capazes de remover os últimos restos de sujeira de sua superfície. Uma vez prontos, corte-os para começar a receita do creme.

Preparo dos champignons

  • Para começar essa receita, coloque o azeite de oliva para esquentar em uma panela e uma das colheres de sopa de manteiga em fogo médio para alto. Quando a manteiga estiver derretida e misturada com o azeite, adicione a cebola, previamente cortada em cubos pequenos.
Champignons para preparar um creme
  • Mexendo de forma ocasional, deixe que a cebola doure durante um tempo entre 5 e 8 minutos. Quando a tiver chegado ao seu ponto adequado, adicione outra colher de sopa de manteiga e deixe que derreta também.
  • Depois dessa segunda colher de sopa, adicione os champignons, que podem ter sido cortados em cubos ou em lâminas. Deixe-os dourar durante uns 6 minutos, também mexendo de forma ocasional. Uma vez que eles tenham alcançado seu ponto e tenham amolecido o suficiente, adicione toques de sal e de pimenta-do-reino a gosto.
  • Para terminar essa parte da receita, adicione a salsa bem picada e o leite. Sem parar de mexer, continue esquentando a mistura até que comece a ferver. Nesse momento, abaixe o fogo ao mínimo, cubra a panela e deixe que continue aquecendo durante 20 minutos.

Preparo do queijo cottage

  • Enquanto a mistura de champignons e leite estiver cozinhando, vamos preparar o queijo cottage. Em outra tigela, misture esse queijo com sal, pimenta-do-reino, raspas da casca do limão e um pedaço do ramo de salsinha sem picar.
  • Mexa para que todos os ingredientes se misturem bem. Prove tudo junto para se certificar de que está bom de sal. Uma vez pronta, retire a salsinha e adicione a mistura em um copo de liquidificador. Em outro recipiente, reserve umas colheres de sopa do queijo cottage para a finalização do prato.

Finalização do creme de champignon

  • No mesmo copo do liquidificador, adicione todo o conjunto que você tinha na panela quando terminar o tempo de cozimento.
  • Triture a mistura até obter uma textura homogênea e sem grumos, à qual você pode continuar adicionando sal e pimenta até ficar ao seu gosto.

Por fim, você pode servir o creme de champignons bem quente e decorar a superfície com uma colher de queijo cottage no centro, cercada por algumas fatias de champignons e um toque de salsinha. Bom apetite!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hess J, Wang Q, Gould T, Slavin J. Impact of Agaricus bisporus Mushroom Consumption on Gut Health Markers in Healthy Adults. Nutrients. 2018;10(10):1402. Published 2018 Oct 2. doi:10.3390/nu10101402
  • Jeong, S. C., Jeong, Y. T., Yang, B. K., Islam, R., Koyyalamudi, S. R., Pang, G., … Song, C. H. (2010). White button mushroom (Agaricus bisporus) lowers blood glucose and cholesterol levels in diabetic and hypercholesterolemic rats. Nutrition Research30(1), 49–56. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2009.12.003
  • Dikeman, C. L., Bauer, L. L., Flickinger, E. A., & Fahey, G. C. (2005). Effects of stage of maturity and cooking on the chemical composition of select mushroom varieties. Journal of Agricultural and Food Chemistry53(4), 1130–1138. https://doi.org/10.1021/jf048541l

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.