Receita de champignon assado

· 5 de agosto de 2018
Não perca o delicioso sabor dos cogumelos mais populares do mundo gastronômico e experimente esta receita que compartilharemos a seguir. Você vai adorar!

O champignon, cujo nome científico é Agaricus bisporus, é um dos ingredientes mais versáteis que existem na gastronomia. Para aproveitá-lo, propomos agora uma deliciosa receita de champignon assado que você pode preparar na comodidade do seu lar.

Sem dúvida alguma, trata-se de um cogumelo muito popular não só pelos seus diversos usos, mas também pela sua suavidade e sabor particular.

Cabe destacar que esta maravilhosa receita de champignon assado vai agradar a todos os convidados, com o valor agregado de oferecer uma boa nutrição.

Propriedades nutricionais e benefícios do champignon

Cogumelos

Os champignons têm aproximadamente 20 calorias para cada 100 gramas. Por isso são considerados ideais para a dieta diária, além de serem bons aliados para prevenir a obesidade e a diabetes. Não trazem nenhum tipo de colesterol ruim ao organismo, e também oferecem muita fibra.

Não perca: Risoto de quinoa com champignons, frango e alho-poró

Os champignons são cogumelos que proporcionam saciedade. Temos que destacar que seu alto teor de vitaminas do complexo B, magnésio e zinco beneficia o sistema nervoso e ósseo consideravelmente. Assim, não hesite em incluí-los com mais frequência em sua alimentação.

Por outro lado, temos que lembrar que os champignons contêm oligoelementos e minerais considerados antioxidantesPor exemplo, selênio e vitamina D, que ajudam a combater as células T e protegem o DNA; estes nutrientes nos protegem contra muitas doenças. O potássio, por outro lado, contribui para a saúde cardiovascular e é bom para evitar a retenção de líquido corporal.

Como escolher os champignons?

O momento da compra dos champignons é tão importante quanto a própria preparação dos diferentes pratos. Se fizermos uma seleção correta, garantimos o frescor e a qualidade dos ingredientes para obter um sabor agradável. A seguir, veremos algumas recomendações no momento de adquiri-los:

  • Devemos evitar aqueles que apresentam sombras escuras, sinal evidente de que não estão frescos. Temos que escolher os brancos ou muito claros.
  • Temos que observar se estão armazenados no frio, pois a temperatura de armazenamento afeta sua duração depois da compra. Em qualquer caso, não se recomenda guardá-los por muito tempo em casa: dois dias pode ser o limite.
  • Os champignons ideais para o consumo são firmes à pressão leve, não macios.
  • Rejeite os que estão grudentos ao tato, escolha os que estão mais secos.
  • Devemos evitar adquiri-los se tiverem um cheiro intenso de umidade, sinal de que estão próximos do vencimento.

Leia também: Receita de cogumelos recheados com molho cremoso

O que devemos saber ao cozinhar champignons

Champignon assado

Ao serem fervidos ou fritos, muitos de seus componentes nutricionais e antioxidantes ficam na água ou no óleo. Além disso, perdemos parte de suas proteínas e carboidratos; o recomendado é reduzir o tempo de cozimento. Por outro lado, ao cozinhá-los ou assá-los, estes cogumelos parecem aumentar seu potencial antioxidante.

Receita de champignon assado com ovo

Esta receita é uma boa ideia para obter um prato com um alto índice de proteínas (tanto animais quanto vegetais). Permite aproveitar todas as propriedades dos champignons e seus benefícios nutricionais para a saúde de uma maneira saborosa. Esta receita é pensada para um total de 5 pessoas.

Ingredientes

  • Sal.
  • 5 ovos (300 g).
  • 1 pimenta picada (3 g).
  • Azeite de oliva extravirgem.
  • 2 fatias de pão picadas (40 g).
  • 1 cebolinha picada finamente (30 g).
  • 1 xícara e meia de ricota ou requeijão (150 g).
  • 1 colher de salsa picada finamente (10 g).
  • 5 bandejas de champignons cortados em lâminas (500 g).
  • 1 pimentão vermelho assado, descascado e cortado em juliana (30 g).
  • 1 pimentão verde assado, descascado e cortado em juliana (30 g).
  • 2 dentes de alho picados em lâminas finas.

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC, aproximadamente.
  2. Verta um pouco de azeite em uma panela apta para assar. Adicione o alho e a pimenta, coloque no forno e cozinhe por alguns minutos. Retire a panela do forno.
  3. Adicione a mistura de cebolinha, os champignons, e mexa até que todos os ingredientes se misturem bem.
  4. Adicione os pimentões e o pão.
  5. Jogue um pouco mais de azeite na mistura anterior, adicione a salsa e asse durante alguns minutos mais. No final desse tempo, retire a preparação e adicione os ovos.
  6. Tempere com sal e salsa e asse por mais 10 minutos. Ao retirar a panela do forno, adicione o queijo.
  7. Sirva e aprecie o sabor do seu champignon assado.