Receita para preparar filé de frango gratinado com cogumelos

29 de novembro de 2019
As propriedades nutricionais desse filé de frango gratinado com cogumelos, fazem que essa receita seja ideal para incluir em uma dieta equilibrada.

Como preparar filé de frango gratinado com cogumelos

O consumo de carne branca, como a do frango, é aconselhável para manter uma dieta saudável e equilibrada.

Inclusive, em estudo recentes, como aquele publicado no Food & Nutrition Research, destaca sua relevância para a nutrição, pois ela é fonte de proteínas, gordura, vitaminas e minerais.

Por outro lado, os cogumelos acabam sendo um adequado complemento para este alimento, não apenas pelo seu delicioso sabor, mas também porque é baixo em calorias e muito nutritivo.

Segundo dados publicados na revista Nutrition Today, eles contribuiriam com altas concentrações de potássio, fibra dietética, vitamina D e cálcio.

É importante levar em conta que a qualidade nutricional desses alimentos pode variar segundo a preparação escolhida. Por isso, é importante optar por métodos de preparo saudáveis.

A seguir, compartilharemos uma alternativa saudável e nutritiva para desfrutar com seus seres queridos. Toma nota!

Ingredientes

Para preparar uma quantidade para quatro pessoas desta receita de filé de frango gratinado com cogumelos, precisaremos dos seguintes ingredientes:

  • Pimenta negra.
  • 1/2 cebola (30 g).
  • dentes de alho (6 g).
  • 1 xícara de leite (240 ml).
  • 4 peitos de frango (600 g).
  • 6 ou 10 cogumelos (150 g).
  • 1/2 xícara de nozes picadas (70 g).
  • 1/2 xícara de creme de leite (120 ml).
  • 2 colheres de sopa de pó para preparar molho de cogumelos (10 g).

Visite este artigo: Três formas de usar cogumelos em suas receitas

Preparação de filé de frango gratinado com cogumelos

Limpeza dos cogumelos

Mulher preparando filé de frango gratinado com cogumelos

Em primeiro lugar, usar cogumelos frescos dará ao nosso prato um sabor muito mais agradável, e um toque caseiro muito especial. No entanto, tem o lado negativo de ter que limpá-los antes de cozinhar.

  • Em geral, todos os cogumelos têm uma “carne” bastante delicada, por isso é melhor não colocá-los diretamente sob a água da torneira. Isso pode causar a perda de textura. É melhor cortar o caule e colocá-los em uma tigela com água.
  • Vamos tirar os cogumelos de dentro da tigela e depois deixá-los em uma peneira por alguns segundos.
  • Depois de secarem um pouco, esfregue-os com uma escova de dentes molhada. Passe a escova suavemente, um a um, para remover toda a sujeira e, no final, mergulhe-os novamente na água.
  • Escorra os cogumelos para remover toda a água deles e cortá-los em fatias. Posteriormente, jogue sobre eles um pouco de suco de limão para evitar que escureçam. Já estarão prontos para cozinhar.

Limpar os cogumelos é tedioso, mas não demora tanto quanto parece. Além disso, dará à receita um sabor e uma textura muito mais especiais, do que se usássemos uma lata de cogumelos prontos.

Preparação dos cogumelos e do molho

Cogumelos para preparar filé de frango gratinado

Para continuar com a receita, misture o pó para preparar molho de cogumelos com o leite, e mexa bem para obter uma mistura homogênea. Depois disso, em uma caçarola, deixe que o creme cozinhe muito suavemente.

No momento que comece a fumaçar, despeje o leite e mexa até que fique bem quente, mas sem ferver. Nesse momento, desligue o fogo e reserve o molho. Depois disso, corte a cebola em tiras finas e os dentes de alho em pequenos pedaços.

Em uma panela com azeite de oliva, refogue esses ingredientes por alguns minutos até que a cebola comece a dourar. Em seguida, adicione a pimenta a gosto e continue refogando a mistura por mais 3 minutos.

Nesse momento, baixe o calor ao mínimo e adicione os cogumelos, previamente cortados em fatias. Logo, deixe-os cozinhar por cerca de 10 minutos. Em seguida, despeje a mistura de leite e creme de leite e continue mexendo toda a mistura com o fogo ao mínimo.

Finalmente, adicione os peitos de frango e tampe a panela para que tudo seja cozido adequadamente por cerca de dois minutos. Os cogumelos absorverão o sabor do molho, do alho, e da cebola, mas ficarão ligeiramente crus.

Depois disso, coloque toda a mistura em uma forma de forno e, por cima, polvilhe as nozes picadas. Com o forno pré-aquecido a 180 ºC, asse toda a preparação por 15 ou 20 minutos. Podemos controlar o ponto de cozimento, enquanto a parte superior vai dourando e a camada de frutas secas vai gratinando.

Leia também: Tratamento caseiro de mel e nozes para cuidar da saúde da tireoide

Preparação da receita com cogumelos de lata

Como uma opção diferente e para poupar tempo na preparação desta receita podemos usar uma lata de cogumelos. Desta forma, evitaremos ter que limpar os cogumelos um por um, deixando-os prontos na lata.

Para colocar esta opção em prática, basta abrir a lata de cogumelos e cortá-los em fatias. Depois vamos adicioná-los ao molho no mesmo ponto do método de preparação anterior. Esta opção facilitará a preparação do prato, mas tirará um pouco da magia do prato, pois este não terá o mesmo sabor.

Aproveite o seu filé de frango gratinado com cogumelos com uma deliciosa guarnição de arroz, ou algum purê de legumes (cenoura, batata, batata doce, etc.).

  • Marangoni F, Corsello G, Cricelli C, et al. Role of poultry meat in a balanced diet aimed at maintaining health and wellbeing: an Italian consensus document. Food Nutr Res. 2015;59:27606. Published 2015 Jun 9. doi:10.3402/fnr.v59.27606
  • Jo Feeney M, Miller AM, Roupas P. Mushrooms-Biologically Distinct and Nutritionally Unique: Exploring a “Third Food Kingdom”. Nutr Today. 2014;49(6):301–307. doi:10.1097/NT.0000000000000063