
Os amantes de peixe sempre vêm com os melhores preparativos. Portanto, queremos que você aprenda esta deliciosa receita de salmão assado com batatas e legumes que fará uma mudança total nos seus cardápios. O peixe é uma das carnes mais…
Hoje apresentamos uma maneira deliciosa de preparar um filé de frango gratinado com cogumelos. Este prato será muito suave e cremoso. Realmente, uma tentação!
Para preparar uma quantidade para quatro pessoas desta receita de filé de frango gratinado com cogumelos, precisaremos dos seguintes ingredientes:
Visite este artigo: Três formas de usar cogumelos em suas receitas
Em primeiro lugar, usar cogumelos frescos dará ao nosso prato um sabor muito mais agradável, e um toque caseiro muito especial. No entanto, tem o lado negativo de ter que limpar os cogumelos corretamente antes de cozinhar.
Em geral, os cogumelos, como todos os cogumelos, têm uma “carne” bastante delicada, por isso é melhor não colocá-los diretamente sob a água da torneira. Isso pode causar a perda de textura. Por isso, é melhor cortar o caule e colocá-los em uma tigela com água.
Vamos tirar os cogumelos de dentro da tigela e depois deixá-los em uma peneira por alguns segundos. Depois de secarem um pouco, os esfregamos com uma escova de dentes molhada. Passamos a escova suavemente, um a um, para remover toda a sujeira e, no final, vamos mergulhá-los novamente na água.
Vamos drenar os cogumelos para remover toda a água deles e cortá-los em fatias. Nestas fatias, salpicaremos um limão para evitar que fiquem escuros, e os deixaremos prontos para a receita.
Limpar os cogumelos é tedioso, mas não demora tanto quanto parece. Além disso, dará à receita um sabor e uma textura muito mais especiais, do que se usássemos uma lata de cogumelos prontos.
Para continuar com a receita, vamos misturar o pó para o molho de cogumelos com o leite, e mexeremos bem para obter uma mistura homogênea. Depois disso, em uma caçarola, aquecemos o creme para cozinhar muito suavemente.
No momento que comece a fumaçar, despejamos o leite e mexemos até que fique bem quente, mas sem ferver. Nesse momento, vamos desligar o fogo e reservar o molho. Depois disso, cortamos a cebola em tiras finas e os dentes de alho em pequenos pedaços.
Em uma panela com azeite de oliva, refogamos esses ingredientes por alguns minutos até que a cebola comece a dourar. Em seguida, adicionamos a pimenta a gosto e continuamos refogando a mistura por mais 3 minutos.
Nesse momento, baixamos o calor ao mínimo e colocamos os cogumelos, previamente cortados em fatias. Vamos deixá-los cozinhar por cerca de 10 minutos. Em seguida, despejamos a mistura de leite e nata e continuamos mexendo toda a mistura com o fogo ao mínimo.
Finalmente, adicionamos os peitos de frango à panela e tampamos a panela para que tudo seja cozido adequadamente por cerca de dois minutos. Os cogumelos absorverão o sabor do molho, do alho, e da cebola, mas ficarão ligeiramente crus.
Depois disso, colocamos toda a mistura em uma forma de forno e, por cima, polvilharemos as nozes picadas. Com o forno pré-aquecido a 180 ºC, vamos assar todo o conjunto por 15 ou 20 minutos. Podemos controlar o ponto de cozimento, enquanto a parte superior vai dourando e a camada de frutas secas vai gratinando.
Leia também: Tratamento caseiro de mel e nozes para cuidar da saúde da tireoide
Como uma opção diferente e para poupar tempo na preparação desta receita podemos usar uma lata de cogumelos. Desta forma, evitaremos ter que limpar os cogumelos um por um, deixando-os prontos na lata.
Para colocar esta opção em prática, basta abrir a lata de cogumelos e cortá-los em fatias. Depois vamos adicioná-los ao molho no mesmo ponto do método de preparação anterior. Esta opção facilitará a preparação do prato, mas tirará um pouco do encanto do prato, e este não terá o mesmo sabor.
Aproveite o seu filé de frango gratinado com cogumelos com uma rica guarnição de arroz, ou algum purê de legumes (cenoura, batata, batata doce, etc.).