Como usar a cebola para tratar a otite?

· 23 de maio de 2018
Graças aos seus extratos naturais e a sua concentração de nutrientes, a cebola pode ser uma grande aliada natural para combater a otite e seus sintomas sem recorrer a tratamentos químicos.

Descubra a seguir como tratar a otite, uma infecção muito comum, com a ajuda da cebola, um excelente remédio natural cheio de benefícios.

O que é a otite?

Bebê chorando

A otite é a infecção que causa inflamação no ouvido. O caso mais comum é o da otite média, que causa uma inflamação na membrana timpânica localizada atrás do ouvido médio.

Causas da otite

As infecções no ouvido, na maioria das ocasiões, atacam as crianças. Isso se deve ao fato de que os pequenos não desenvolveram totalmente as trompas de Eustáquio, por isso é mais fácil que se bloqueiem.

As trompas de Eustáquio são as encarregadas de drenar os líquidos produzidos na membrana timpânica. Na maioria dos casos, enfrentam a mudanças bruscas no clima.

Assim, as fortes correntes de vento são as que mais causam a obstrução das trompas, e por este motivo ocorre a infecção.

Algumas causas são:

  • Alergias
  • Resfriados
  • Mudanças bruscas no clima
  • Fumaça do cigarro

A otite não é contagiosa, mas visto que os resfriados são uma das causas mais comuns, devemos preveni-los. Nas crianças é mais fácil que um resfriado comum se propague e cause este tipo de infecção.

Cebola

A cebola é um dos vegetais mais comuns na cozinha, e é usada desde a antiguidade. Ela oferece um sabor característico às comidas e é um dos itens básicos na dieta balanceada.

Cebolas

Este vegetal é originário da Ásia, mas seus cultivos começaram a se espalhar com o tempo em todo o mundo. Devido ao fato de que é muito usada, é muito fácil encontrá-la com preços muito bons.

As cebolas são ricas em vitaminas, dentre as quais se incluem a C e B6, e minerais, como o ferro e o potássio. Graças a isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, deste modo, combatem alergias, inflamações e eliminam toxinas de uma forma mais eficaz.

Quais são as propriedades da cebola?

A cebola é uma fonte indispensável de nutrientes. Como já mencionamos, tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, que é o encarregado de oferecer as defesas do corpo e ajudar a prevenir doenças como a diabetes, já que não contém altos teores de açúcar.

A cebola ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, por sua vez, a eliminar organismos daninhos que afetam ao sistema digestivo.

Como podemos aproveitá-la?

Recomendamos preparar uma sopa de cebola se apresentar algum dos sintomas para conseguir uma melhoria.

Nota: o uso excessivo de cebola não é recomendável. No caso de exceder a dose diária, poderia causar mau hálito, gases e flatulências.

Cebola para tratar a otite

Mulher com dor de ouvido

Como já mencionamos, a cebola tem propriedades que ajudam a desinflamar e aliviar os sintomas por infecção, por isso a recomendamos como remédio natural para tratar a otite.

A seguir deixamos alguns remédios que você pode preparar na comodidade da sua casa sem gastar muito dinheiro.

1. Cebola em cubos

Um dos métodos que recomendamos para aliviar a otite com a cebola é fácil de fazer em casa.

O que fazer?

  • Pique a cebola em pequenos quadrinhos.
  • Coloque-os no ouvido afetado antes de dormir e deixe agir a noite toda.

2. Compressas com cebola

Do que precisa?

  • 1 cebola

Utensílios

  • Uma faca
  • Espremedor
  • O forno aquecido a 180ºC (ou um recipiente onde possa pôr a cebola para esquentar)
  • Algodão ou um pedaço de tecido para fazer a compressa

O que fazer?

  • Coloque a cebola inteira para esquentar. No caso do forno, a 180ºC durante 15 minutos. Se fizer com um recipiente no fogão, deixe de 20 a 30 minutos.
  • Uma vez que o tempo tenha passado, retire a cebola e corte-a pela metade com uma faca.
  • Use o espremedor para tirar o suco da cebola.
  • Embeba o algodão ou o pedaço de tecido com o suco da cebola.
  • Assegure-se de que a temperatura é amena e coloque na orelha que está infeccionada.

Você também pode usar um conta-gotas e encher com o suco. Deve adicionar duas gotas no ouvido antes de ir dormir.

Lembre-se de que o suco da cebola não deve estar fervendo, pois neste caso pode causar uma lesão muito grave.