7 maneiras de controlar os níveis altos de açúcar no sangue

Praticar bons hábitos de vida pode ajudar a regular e, portanto, controlar os níveis de açúcar no sangue. Seguir uma dieta balanceada e manter o corpo hidratado são algumas das dicas que damos neste artigo.
7 maneiras de controlar os níveis altos de açúcar no sangue

Última atualização: 11 Maio, 2021

Uma vez que o médico tenha diagnosticado um nível elevado de açúcar no sangue, é importante seguir todas as suas indicações, bem como rever e corrigir os hábitos que não trazem nenhum benefício para a saúde.

Para ajudá-lo neste processo, iremos informá-lo sobre as 7 maneiras de controlar o seu nível de açúcar no sangue. Você verá que essas são medidas muito simples de cumprir. Claro, perseverança e disciplina desempenham um papel muito importante na obtenção de resultados. Observe essas dicas.

7 práticas para controlar o nível de açúcar no sangue

A glicose alta no sangue pode causar problemas sérios ao corpo, como danos nos nervos e nos rins, doenças cardíacas e derrames cerebrais. Portanto, é muito importante tomar as medidas necessárias para controlá-los. Aqui estão alguns deles.

1. Diminuir o consumo de açúcar

Cubos de açúcar

O mercado oferece uma infinidade de alimentos ricos em açúcar e outras substâncias não nutritivas, desde refrigerantes, chocolates, gomas, até todos os tipos de doces. Existem até alimentos que não se espera que contenham açúcar. É o caso de biscoitos, massas e diversos produtos embalados.

Quando as pessoas não regulam a qualidade e as quantidades dos alimentos, a dieta pode ser ruim de várias maneiras. Consequentemente, patologias como diabetes tipo 2, intolerância à glicose e obesidade podem se desenvolver.

Como indica uma publicação do National Health Services, é fundamental evitar alimentos com alto índice glicêmico. Por outro lado, o consumo de frutas e vegetais frescos deve ser aumentado. Além disso, incorpore mais proteínas e carboidratos saudáveis, como grãos integrais, à dieta.

2. Consuma sementes de linhaça

As sementes de linho, ou linhaça, são muito populares graças ao conteúdo de fibra com que contribuem para o corpo. Portanto, é considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Em relação a isso, investigação publicada na revista Nutrition Research indica que sua ingestão diária diminuiu os níveis de glicose em pessoas pré-diabéticas com sobrepeso.

3. Monitore os níveis de açúcar no sangue

Em primeiro lugar, é importante verificar o nível de glicose no sangue com um glicosímetro. Essa prática o ajudará a determinar como seu corpo reage a determinados alimentos ou se é necessário fazer um ajuste na dose dos medicamentos propostos pelo especialista.

Em relação aos intervalos, de acordo com informações da Mayo Clinic, antes das refeições o nível de açúcar não deve ser superior a 130 mg/dL. Duas horas depois de comer, deve ser mantido a menos de 180 mg/dL.

4. Mantenha-se bem hidratado

Para eliminar os resíduos do corpo, é importante consumir bastante água durante o dia. Segundo artigo da The Global Diabetes Community, isso é ainda mais necessário quando se trata de regular os níveis de açúcar no sangue, pois os rins precisam excretar o excesso pela urina.

Vale lembrar que bebidas carbonatadas ou açucaradas, em geral, devem ser evitadas a todo custo. Se você não gosta do sabor da água, pode adicionar uma fatia de algumas frutas, como laranja, limão ou lima. Uma boa ideia é guardar a fatia no congelador. Desta forma, você as terá sempre prontas para uso.

5. Controle os níveis de estresse

Mulher estressada no computador

O estresse pode contribuir para a alteração dos níveis de açúcar no sangue. Na verdade, outro post da The Global Diabetes Community afirma que, quando o corpo está sob estresse, as glândulas suprarrenais liberam glicose armazenada de vários órgãos. Isso aumentaria os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Portanto, embora possa ser complicado, é essencial aprender a gerenciar as emoções da maneira correta. Para fazer isso, experimente uma técnica de relaxamento, como ioga ou meditaçãoAlém disso, existem vários exercícios respiratórios que ajudam a aliviar a tensão e a recuperar a calma.

6. Durma o suficiente

Não é nenhum segredo que o descanso é necessário para uma boa saúde geral, e neste caso não é exceção. Isso é sugerido por um artigo da Sleep Foundation, que indica que, com a perda do sono, o corpo recebe menos insulinahormônio que regula o açúcar no sangue.

7. Perder peso

Este conselho é muito importante se você estiver com sobrepeso, pois, conforme proposto pela Mayo Clinic, perder apenas entre 5% e 7% do peso corporal pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Para se manter saudável é essencial seguir uma dieta balanceada e realizar alguma atividade física.

Além dessas dicas, não se esqueça de consultar o seu médico antes de fazer grandes mudanças na sua alimentação, e evite recorrer a remédios naturais como principal tratamento. Se o seu médico lhe disser, faça um exame de sangue para monitorar seu progresso.

Se tiver dúvidas, procure um nutricionista para recomendar qual a dieta mais adequada para o seu corpo. Lembre-se de que, apenas cuidando da alimentação, você poderá regular os níveis de açúcar no sangue, entre outros aspectos.

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