Melhor Com Saúde
 

Jejum antes de um exame de sangue

Em geral, recomenda-se jejuar por pelo menos 8 horas antes de fazer o exame de sangue, mas isso depende do tipo de análise que você deseja realizar. Saiba mais a seguir.

Jejum antes de um exame de sangue

Última atualização: 08 Dezembro, 2020

O exame de sangue é um dos exames médicos mais usados porque fornece muitas informações sobre o estado de saúde de uma pessoa. É considerado um teste de rotina básico para quase qualquer diagnóstico médico.

Os exames de sangue podem ser usados para testar diferentes parâmetros. Muitas vezes eles são solicitados de acordo com a suspeita de diagnóstico, embora na maioria das vezes incluam certos valores, como o nível de glicose no sangue ou a contagem de células sanguíneas.

Este teste é feito, de preferência, logo pela manhã. Além disso, recomenda-se fazê-lo em jejum, ou seja, sem ter comido ou bebido nada nas últimas oito horas. Neste artigo explicaremos o porquê.

O que um exame de sangue pode nos dizer?

Um exame de sangue envolve tirar sangue do paciente e testá-lo em um laboratório. Através deste teste, muitos aspectos diferentes do corpo podem ser estudados para obter informações sobre o estado de saúde geral ou de um determinado órgão.

A análise inclui o hemograma. É a concentração de cada um dos tipos de células no sangue, ou seja, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, ele permite observar a forma dessas células para verificar se elas estão normais.

Inúmeros valores bioquímicos podem ser estudados, como concentração de glicose ou ferro no sangue. Este grupo inclui colesterol, triglicérides, enzimas da tireoide, ureia, e assim por diante.

Todos esses parâmetros são essenciais para detectar certas patologias. Por exemplo, os valores das enzimas da tireoide tornam possível destacar uma doença na tireoide. Enquanto isso, ferro e outros elementos relacionados ajudam a avaliar a anemia.

Os exames de sangue podem até ser usados para detectar certos tipos de tumores. Alguns deles trabalham liberando substâncias específicas que podem ser encontradas na corrente sanguínea.

Resultados de exame de sangue
Um exame de sangue pode ajudar a detectar irregularidades no organismo. Costuma ser utilizado no diagnóstico de diversas doenças.

Você pode estar interessado: Mitos e verdades sobre doar sangue

Por que o jejum é importante antes de um exame de sangue?

Ao planejar um exame de sangue, é solicitado que a pessoa o faça tendo jejuado por pelo menos 8 horas. Ou seja, recomenda-se não comer ou beber nada (exceto água) durante a noite anterior. Isso ocorre porque alimentos e bebidas são absorvidos pelo sangue e podem alterar certos parâmetros.

No entanto, o tema do jejum é relativo e depende do que será discutido. Por exemplo, se tudo que você quer observar é a contagem sanguínea, não precisa jejuar. No entanto, no caso da glicose, o jejum deve ser de 8 horas em adultos e pelo menos 3 horas em crianças.

Ao avaliar a tireoide, é suficiente um jejum de 4 horas. Para o colesterol, pode até ser aconselhado um jejum em torno de 12 horas. Além disso, outro aspecto a considerar são os medicamentos.

Certos medicamentos, assim como determinados alimentos, podem alterar os valores sanguíneos. É normal que o médico que pediu o exame fique atento e diga se é necessário pausar ou não a medicação.

Jejum antes de um exame
A necessidade de jejum antes de um exame de sangue depende do tipo de estudo que você irá realizar. Ele não é necessário em todos os casos.

Você pode gostar de ler: Com que frequência é preciso fazer exame de sangue?

O que mais deve ser levado em conta?

Os profissionais de saúde muitas vezes fazem outras recomendações antes de fazer um exame de sangue, para que o resultado seja o mais claro possível. Primeiro, além do jejum, o cigarro deve ser evitado pouco antes do teste. Parece que o tabaco também pode alterar a glicemia.

Você pode beber água, mas moderadamente, para não ter sede. O que é totalmente contraindicado é ingerir bebidas alcoólicas antes do teste. O exercício também não é recomendado no dia anterior, pois certos marcadores podem ficar confusos.

De qualquer forma, é ideal que o seu médico o aconselhe individualmente. Como mencionado acima, cada paciente pode precisar pausar a sua medicação ou não, ou pode adaptar o jejum de acordo com os aspectos que deseja estudar.

Um exame de sangue ajuda a detectar um câncer em sua fase inicial

Um exame de sangue ajuda a detectar um câncer em sua fase inicial

Alguns estudos realizados pelo Conselho superior de Pesquisas Científicas (CSIC) estão chegando a interessantes conclusões para ajudar a detectar um câncer.



  • Quinn JG, Tansey EA, Johnson CD, Roe SM, Montgomery LE. Blood: tests used to assess the physiological and immunological properties of blood. Adv Physiol Educ. 2016;40(2):165-175. doi:10.1152/advan.00079.2015
  • Dean L. Blood Groups and Red Cell Antigens [Internet]. Bethesda (MD): National Center for Biotechnology Information (US); 2005. Table 1, Complete blood count. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2263/table/ch1.T1/
  • Ortiz Sánchez, Y., García Tase, M. M., Rosales Arias, K. K., Vázquez Belizón, Y., & Fonseca Olivares, E. (2005). Interferencias de medicamentos con pruebas de laboratorios. Revista Cubana de Farmacia39(3).
  • McMillin JM. Blood Glucose. In: Walker HK, Hall WD, Hurst JW, editors. Clinical Methods: The History, Physical, and Laboratory Examinations. 3rd edition. Boston: Butterworths; 1990. Chapter 141. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK248/
  • Kackov S, Simundic AM, Gatti-Drnic A. Are patients well informed about the fasting requirements for laboratory blood testing?. Biochem Med (Zagreb). 2013;23(3):326-331. doi:10.11613/bm.2013.040