7 alimentos maravilhosos para prevenir infecções bacterianas

Mais além de recorrer a suplementos ou medicamentos, é conveniente que incluamos em nossa dieta determinados alimentos que nos ajudem a combater as infecções de forma natural.

As bactérias fazem parte de nosso dia a dia. Ao pensar nelas visualizamos, quase que no mesmo instante, as clássicas infecções ou as doenças associadas que todos experimentamos alguma vez.

Agora, as bactérias são parte indispensável da vida. Muitas delas são vitais e muito benéficas para proporcionar uma saúde forte e um sistema imunológico capaz de nos proteger dessas outras bactérias que originam infecções.

Mas, existe algum modo concreto que nos permita nos protegermos 100% destas bactérias infecciosas? A resposta é não.

Estes microrganismos unicelulares mudam, variam e inclusive se tornam resistentes aos antibióticos.

Estamos diante do inimigo mais poderoso do ser humano e, sem dúvidas, o menor.

O que está em nossas mãos é fazer o possível para aumentar as nossas defesas, cuidando de nossa alimentação para conseguir um sistema imunológico mais resistente.

A seguir, revelaremos quais são os melhores alimentos que você pode incluir em sua dieta para nos proteger das infecções bacterianas.

1. Probióticos para prevenir infecções bacterianas

Em nossa alimentação descuidamos com muita frequência dos probióticos de origem natural.

  • É comum, por exemplo, recorrermos às clássicas bebidas lácteas já enriquecidas com lactobacilos sem nos esforçarmos um pouco em consumir produtos mais naturais que os contenham.
  • O chocolate preto, o chucrute, o kéfir ou chá de kombucha são fabulosos para prevenir infecções e fortalecer o sistema imunológico.

Leia também Os 15 melhores probióticos e prebióticos para cuidar de sua saúde

2. A babosa

A babosa ajuda a prevenir infecções bacterianas

Tomar cada dia um copo de água morna com uma colher de sopa de gel de babosa é um modo sensacional de nos protegermos de muitas doenças.

  • A babosa é anti-inflamatória e antibacteriana. Ainda, nos oferecerá um tesouro de vitaminas (A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e ácido fólico).
  • Seu teor de minerais também é sensacional: cálcio, zinco, cromo, selênio, ferro, cobre, magnésio.

Todos estes elementos nos ajudarão a enfrentar muitas doenças de forma natural, sem a necessidade de tomarmos complementos vitamínicos.

3. A cúrcuma

Esta especiaria excepcional, de cor amarela brilhante e que dá ao curry sua cor intensa, dispõe de propriedades curativas incríveis.

  • Você vai gostar de saber que a cúrcuma atua como um agente antibacteriano muito poderoso. Para nos beneficiarmos dela muito mais, basta combinarmos uma colherzinha pequena de cúrcuma com um pouco de mel.
  • Com este remédio fortaleceremos o sistema imunológico e poderemos prevenir múltiplas infecções.

Descubra também este remédio natural infalível: cúrcuma e mel de abelhas

4. Vinagre de sidra de maçã

Vinagre de sidra de maçã ajuda a prevenir infecções bacterianas

Comece hoje mesmo a seguir este simples remédio: depois da refeição principal do dia, tome um copo de água (200 ml) junto com uma colher de sopa de vinagre de sidra de maçã (10 ml).

  • Graças a esta simples proposta não só melhoraremos nossas digestões, como também equilibraremos o pH de nosso organismo para enfrentar as infecções bacterianas de forma mais adequada, mais poderosa.
  • Não deixe de se beneficiar do vinagre de sidra de maçã, e se for de cultivo orgânico, muito melhor!

5. O chá de alho para combater infecções

Se você ainda não provou o chá de alho, este é o melhor momento. É fácil de preparar e nos oferecerá uma grande quantidade de vitaminas (A, B1, B2 e C) e excelentes antioxidantes.
  • Algo que todos sabemos é que o alho é um excelente antibiótico natural.
  • Quando consumido entre duas ou três vezes por semana, pode prevenir ou curar resfriados ou gripes muito mais rápido.

Antigamente os soldados gregos tomavam este chá de alho depois das batalhas para curar suas infecções.

Assim, que tal se começarmos também nós mesmos a incluir este simples ritual ao chegar em casa após as nossas “batalhas” do dia a dia?

Descubra também: Benefícios de tomar chá de alho pela manhã. Aprenda a prepará-lo!

6. Suco de mirtilo

Suco de mirtilo ajuda a prevenir infecções bacterianas

Os mirtilos são muito apreciados, assentam bem, são um fruto muito atraente e o mais importante: nos ajudam a combater doenças.

  • Um dos benefícios mais conhecidos do suco de mirtilo é o de ser muito adequado quando sofremos de infecções bacterianas.
  • A acidez desta fruta já nos oferece uma pista de suas propriedades saudáveis: deve-se ao seu alto teor de proantocianidinas, um tipo de flavonoide muito benéfico para tratar a cistite.

7. O limão

Não poderia faltar em qualquer lista sobre remédios naturais para combater as infecções, a estrela dentre as frutas: o limão!

  • Seu suco natural é, neste caso, muito adequado para tratar infecções do trato respiratório.
  • Por outro lado, algo que é necessário saber é que a vitamina C não conseguirá fazer com que evitemos 100% da clássica dor de garganta ou outras doenças infecciosas.

Nos ajudará, assim como assinalamos antes, a fazer com que estes processos infecciosos sejam curados muito mais rápido e evitaremos, por exemplo, o abuso no uso de antibióticos, que a longo prazo sempre enfraquecem um pouco nosso mecanismo de defesa.

Com a finalidade de prevenir ou de enfrentar as infecções bacterianas do melhor modo, é necessário que cuidemos ao máximo de nossos hábitos de vida.

Nos alimentando com frutas e verduras frescas, bebendo bastante água, dormindo bem e evitando também a automedicação ou o abuso dos antibióticos sem prescrição médica.

Recomendados para você