10 frutas exóticas capazes de turbinar sua saúde

· 23 de novembro de 2013
Ricas em antioxidantes, excelentes para pele, cérebro e sistema imunológico. As frutas são excelentes para a saúde do nosso corpo, além de ajudarem a dar aquela turbinada e a repor as energias.

Neste artigo, vamos apresentar 10 frutas exóticas que são excelentes para a saúde. Confira a relação e os seus benefícios:

1. A pitaia é uma das frutas exóticas que traz mais benefícios a saúde

frutas exóticas

Também conhecida como fruta-do-dragão na América do Sul, de onde é nativa. É rica em vitaminas A e C. Além disso, sua polpa tem a capacidade de proteger a mucosa gástrica.

Apesar de seus grandes benefícios, não se deve consumir em grandes quantidades devido a suas sementes. Elas não podem ser removidas e possuem poder laxativo.

2. Kino

frutas exóticas

Por fora, tem aspecto espinhoso. Por dentro, textura que lembra o maracujá tradicional. E seu sabor é agridoce.

É rico em vitamina C, importante para o sistema imunológico, mas o ponto alto está relacionado à obesidade: por conter muita fibra, há estudos que indicam o uso para redução de apetite.

3. Cherimoia

Parecida com a fruta-do-conde, tem polpa cremosa e doce e sementes escuras, que não devem ser ingeridas.

O sabor lembra uma mistura de banana, abacaxi, mamão, pêssego e morango – o tutti frutti clássico.

Essa fruta é encontrada em países sul-americanos e nos fornece vitamina A e muitas fibras.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

4. Granadilho

Fruta típica da América do Sul, equivale a um coquetel do bem: contém vitamina A; fitoquímicos, que agem na redução do colesterol; e uma quantidade significativa de fibras solúveis, importantes no controle do diabetes.

Embora tenha pouca polpa, as sementes são comestíveis.

5. Abiu

frutas exóticas

Originária da região amazônica, ela é rica em vitamina A, cálcio e fósforo. A polpa, bem carnuda, tem sabor doce com um fundo azedinho. É consumida somente in natura.

Leia também: Alimentos vegetais ricos em cálcio

Vale observar que, entre a casca e a polpa, há um látex que não deve ser ingerido. Do caroço, extrai-se um óleo com poder anti-inflamatório.

6. Longan

frutas exóticas

Lembra muito a conhecida pitomba da região do nordeste. É rica em ferro e vitamina C. Uma combinação perfeita de nutrientes que a torna eficaz contra a anemia,  já que a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo.

7. Tamarilho

frutas exóticas

Lembra muito um tomate, sendo também conhecida como tomate japonês ou tomate de árvore. Rica em vitamina A, contém fitosteróis, poderosos no controle do colesterol.

8. Cambuci

Mais comum de ser encontrada no sudeste do Brasil, principalmente no estado de São Paulo, é rica em vitaminas A e C.

9. Buriti-miriti

frutas exóticas

É rica em vitamina A, cálcio, fósforo e ácidos graxos que combatem o envelhecimento.

10. Camu-camu

O camu-camu se parece com bolinhas de gude vermelhas. É considerado um dos mais poderosos dentre os frutos pouco conhecidos.

Típico da Amazônia, ele tem o maior teor de vitamina C do mundo se comparado ao restante das frutas conhecidas.

NOTA: Por serem exóticas, essas frutas geralmente são encontradas em mercados centrais e locais específicos de venda de produtos exóticos.

  • Dembitsky, V. M., Poovarodom, S., Leontowicz, H., Leontowicz, M., Vearasilp, S., Trakhtenberg, S., & Gorinstein, S. (2011). The multiple nutrition properties of some exotic fruits: Biological activity and active metabolites. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2011.03.003