Benefícios de consumir o tomate

· 19 de novembro de 2013
Além de nos oferecer energia e vitalidade, o consumo de tomate pode nos ajudar a melhorar a nossa saúde cardíaca, já que reduz o colesterol ruim e evita o endurecimento de veias e artérias.

Hoje podemos conhecer todos os benefícios que consumir o tomate pode nos proporcionar, visto que é um alimento muito importante para prevenir muitos problemas de saúde e é catalogado por muitas pessoas como um superalimento.

Consumir o tomate é importante para a saúde do coração

O tomate ajuda a diminuir o risco de derrames cerebrais, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Muitos estudos feitos a respeito do tomate apontaram que seu consumo frequente reduz notavelmente o colesterol ruim, impedindo que as artérias entupam.

Consumir o tomate previne o câncer

O tomate é um alimento rico em licopeno, substância que pode prevenir alguns tipos de câncer, entre eles: câncer de cólon, o câncer de mama e o de próstata.

O benefício do tomate sobre o câncer é tão efetivo que algumas pessoas que padeceram da doença (os tipos indicados acima), reagiram muito bem ao consumo frequente deste alimento.

Ele também apresenta grandes propriedades antienvelhecimento e, principalmente nas mulheres, reduz as chances de desenvolver a osteoporose.

Consumir o tomate é excelente contra a diabetes

tomate2

Muitos especialistas em alimentação e diabetes confirmam que o consumo de quantidades suficientes de tomate poderia mudar o comportamento bioquímico em uma pessoa, afirmando, dessa maneira, que o tomate pode eliminar quimicamente a diabetes.

Leia também: Conheça todos os tipos de diabetes

Isso poderia beneficiar muitas pessoas ao redor do mundo, já que a diabetes é uma doença que a cada dia afeta um maior número de pessoas.

Reforça o sistema imunológico

O tomate contém uma boa quantidade de vitamina C, muito importante para reforçar as funções do sistema imunológico.

Ao consumir este alimento, você pode sentir muita energia e vitalidade. Outro grande benefício do tomate é que ele pode ajudar na perda de peso, pois tem a propriedade de queimar gorduras no organismo.

Por isso, ele não pode faltar na alimentação diária de toda a família.

Outros benefícios do tomate

tomate

 Além dos benefícios que citamos previamente, existem muitos outros que não podemos esquecer, como:

  • Melhora a visão.
  • Aumenta a saúde do intestino.
  • Melhora e controla a hipertensão.
  • Benéfico para a saúde e beleza da pele, dos dentes e cabelo.
  • Fortalece os ossos.
  • Previne as infecções do trato urinário e o câncer de bexiga. 

Conheça: Alimentos no combate a hipertensão

Tomate, um alimento versátil

Esse superalimento é realmente muito útil na alimentação de toda a família, pois é bastante benéfico para a saúde de nossos órgãos, além de poder ser consumido em uma infinidade de preparações, como sopas ou macarrão, e podem ser ingeridos tanto crus ou cozidos.

Podem também ser preparados sucos de tomate ou misturado com outra fruta de sua preferência.

tomate4

O tomate pode ser tratado como o superalimento que todos devem consumir diariamente.

Para que as crianças o consumam sem dificuldade, é possível adicioná-lo a sucos.

Caso você prepare um jarro de suco de manga, pode adicionar a ele um tomate e terá a certeza que estará provendo um superalimento delicioso, saudável e nutritivo de uma forma que as crianças nem notarão.