Alimentos no combate à hipertensão

· 10 de outubro de 2013
A hipertensão é uma doença ocasionada pelo aumento dos níveis tensionais do sangue.

A hipertensão normalmente vem acompanhada de outras alterações, como a obesidade, por exemplo. Hoje, essa doença cardiovascular é uma das principais causas de morte no mundo.

A causa mais comum é a hereditariedade. Mas outras doenças podem ocasionar o aumento da pressão arterial: fumo, estresse, alto nível de colesterol, diabetes, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns em pessoas hipertensas são fortes dores no peito, tontura, zumbido no ouvido, dor na nuca, sangramento nasal, fraqueza e visão embaçada.

O diagnóstico é feito a partir da aferição da pressão, em um consultório médico.

Alimentos que melhoram o funcionamento da pressão

Mesmo sem ter cura, a hipertensão pode ser amenizada com simples mudanças na alimentação e a inclusão de atividades físicas em seu dia a dia.

A partir de agora você conhecerá os alimentos que atuam no controle de sua pressão arterial, prevenindo problemas cardiovasculares.

Aveia

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Importante fonte de fibras, minerais e vitaminas. Atua no controle da glicose sanguínea, que é essencial para quem sofre de hipertensão.

Alimentos ricos em ômega-3

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Os ácidos graxos encontrados nestes alimentos são muito indicados para hipertensos. É possível encontrar esse ácido em peixes como atum, sardinha e salmão, além de estar presente no azeite e na linhaça.

Nozes e amêndoas

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Tanto a noz quanto a amêndoa são ricos em magnésio, que trabalha diretamente como um vasodilatador e consequentemente, melhora a pressão arterial.

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Apresentam em sua composição vitamina E, um importante antioxidante natural e ainda ajudam a retardar o envelhecimento e prevenir doenças cardíacas.

Alho

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Fonte de vitamina C, é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres, que é uma das causas de doenças do coração.

Leia também: Conheça os benefícios da vitamina C

No alho, também encontramos o magnésio, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Alimentos fontes de potássio

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Alimentos como inhame, cenoura, feijão preto, abóbora, laranja, maracujá, banana, entre outros são importantes fontes de potássio.

Esse mineral estimula a eliminação do sódio no nosso corpo. Isso é importante pois o sódio ajuda a reter líquidos no corpo, aumentando a pressão arterial.

Leite

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Quem tem problemas com a pressão não pode deixar de consumir cálcio, encontrado no leite e em seus derivados.

O cálcio atua diminuindo a pressão do sangue quando estimula a eliminação do sódio. É recomendado consumir derivados do leite com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

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  • Hermansen, K. (2000). Diet, blood pressure and hypertension. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114500001045