Descubra como as amêndoas podem beneficiar a sua saúde

6 de março de 2019
Deliciosas, nutritivas e fáceis de encontrar e consumir. Conheça agora alguns dos benefícios de uma listagem imensa que as amêndoas nos oferecem.

As amêndoas são conhecidas por seu caráter fortemente nutritivo. Além disso, possuem um sabor delicioso e desempenham um papel importante em termos de saúde. Afinal, podem ajudar na prevenção de muitas doenças.

Por exemplo, só para começar a imensa listagem de benefícios, esse fruto seco pode ajudar no fortalecimento de ossos e hidratação da pele e dos cabelos.

Prevenindo doenças

Inúmeros estudos demonstraram que pessoas que comem amêndoas pelo menos cinco vezes por semana, têm 50% de possibilidades a mais de reduzir o risco de infarto e doenças cardiovasculares.

Isso porque desempenham o papel de fortalecer o proteger as paredes das artérias. Além disso, também são recomendadas para reduzir a propensão a apresentar algum tipo câncer.

Veja também: 6 benefícios do óleo de amêndoas para a saúde

Ossos e dentes

Fósforo. Esse é o elemento que as torna poderosas quando o assunto é proteger e fortalecer ossos e dentes.

Já está clara a importância de cuidar desses dois setores de nosso organismo. Afinal, podem causar doenças um tanto quanto graves.

Assim, seu consumo parece ser a solução para transformar o cuidado com ossos e dentes em algo fácil e prazeroso.

Ideais para perder peso

Mesmo contendo gorduras, as amêndoas não prejudicam em nada nosso metabolismo. Pelo contrário, pessoas que as consomem regularmente tornam-se menos propensas a ganhar peso e mais magras.

Boas para o cérebro

Esse mesmo consumo frequente de amêndoas impulsiona o cérebro a uma maior atividade. Logo, vemos reduzido o risco de apresentarmos doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Além disso, elas também proporcionam nutrientes ao sistema nervoso. Isso pode contribuir para o melhoramento do nível intelectual e aumento da longevidade.

Outros benefícios…

Não apenas as amêndoas, mas em geral todos os frutos secos são úteis ao organismo de maneiras distintas. Afinal, todos apresentam boas quantidades de fibras, proteínas, minerais, vitaminas B e E, e gorduras saudáveis.

Se você quer incrementar energia a seu organismo de forma natural, para isso também servem as amêndoas, e dessa maneira você estará prevenindo-se do risco de contração de doenças de maneira bem fácil e sem fazer esforços ou sacrifícios.

Ou seja, a receita para melhorar a qualidade de vida aqui parece bem simples, não?

E não perca: O que acontece em seu corpo ao comer quatro amêndoas por dia

Inove ao comer amêndoas

A maneira mais comum de consumir amêndoas é complementando sobremesas. Mas, que tal se a sobremesa também se tornar um pouco mais saudável?

Por exemplo, você pode agregar esse fruto seco a sua salada de frutas, e se costuma prepara-la com sorvete, pode substitui-lo por um iogurte natural.

Outra maneira diferente de consumir é preparar um mix de diversos frutos secos e caprichar nas amêndoas, ou simplesmente come-las individualmente, no meio das manhãs ou pela tarde, como tira gosto.

De qualquer maneira que te decida comê-las sem dúvida esse será um grande passo para melhorar sua saúde física e mental. E, se acompanhadas com alimentação balanceada, ou seja, frutas e verduras, pode ter certeza de que você se tornará uma pessoa mais saudável.

amendoasprato

  • Coimbra, M. C. (2010). Caracterização dos frutos e dos óleos extraídos da polpa e amêndoa de guariroba (Syagrus oleracea), Jerivá (Syagrus romanzoffiana) e macaúba (Acromia aculeata).
  • de Castro, R. D. C. B. Quais são os benefícios do consumo de frutas oleaginosas?.