Prepare um torrão caseiro de amêndoas delicioso e saudável

· 2 de abril de 2018
Este torrão caseiro de amêndoas, óleo de coco e estévia é ideal para crianças, atletas e mulheres grávidas, uma vez que é pobre em calorias e favorece a produção de leite.

A maioria das pessoas adora comer doces, mas gosta de buscar alternativas mais saudáveis ​​para poder apreciá-los sem remorso. Por esta razão, neste artigo propomos fazer um torrão caseiro de amêndoas, sem açúcar ou gorduras hidrogenadas.

Descubra como preparar este torrão e saiba quais são suas propriedades nutricionais a seguir.

Podemos fazer um torrão saudável?

Os torrões são doces pouco saudáveis porque geralmente contêm muito açúcar e gorduras nocivas, como margarinas e óleos hidrogenados. Em contraste, os frutos secos são alimentos muito saudáveis ​​e completos, ricos em vitaminas, minerais, proteínas, ácidos graxos essenciais e fibras.

Para fazer este torrão caseiro, propomos eliminar as gorduras menos saudáveis ​​e substituí-las por óleo de coco extra virgem, que é um alimento cujas propriedades foram reconhecidas. Além disso, recomendamos a eliminação de açúcar e o uso de estévia, um adoçante natural sem calorias.

Amêndoas

Amêndoas

A amêndoa é um alimento muito completo e saudável, rico em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e fibra. Também contém uma boa quantidade de cálcio, tornando-se uma excelente alternativa ao leite para prevenir a osteoporose.

Este fruto seco também nos permite equilibrar os níveis de colesterol e açúcar no sangue, por isso é um bom remédio para prevenir doenças cardiovasculares.

Este torrão caseiro de amêndoas é muito adequado para crianças, atletas e mulheres grávidas e lactantes, uma vez que favorece a produção de leite.

Óleo de coco

óleo de coco é cada vez mais popular, sendo conhecido como uma gordura saudável que não só não engorda, mas ajuda a aumentar o metabolismo, perder peso mais facilmente e reduzir a gordura que se acumula ao redor da cintura.

Este óleo vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas E e K e antioxidantes. Além disso, tem a vantagem de que podemos usá-lo para cozinhar sem alterá-lo, por isso é uma das melhores opções na cozinha, juntamente com o azeite.

O óleo de coco é ideal em qualquer tratamento de beleza, para nutrir nossa pele e cabelos, bem como para fazer uma pasta de dentes natural e econômica.

Estévia

Estévia

estévia é nativa do Paraguai, um país onde a planta é usada desde a antiguidade como um remédio de cura para muitas doenças e para adoçar bebidas naturalmente.

A estévia nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, por isso é muito benéfica para as pessoas que sofrem de diabetes e também para aquelas que têm desejo de doces com frequência. 

Esta planta também é muito benéfica para as gengivas, reduz ligeiramente a pressão arterial e aumenta nossas defesas para nos protegermos de qualquer doença.

Se não conseguirmos incluir a estévia, recomendamos optar por açúcar de cana, mel ou xarope de agave.

Torrão caseiro de amêndoas

Torrão caseiro de amêndoas

Ingredientes

Para fazer este torrão caseiro, precisamos dos seguintes ingredientes:

  • 300 g de amêndoas moídas.
  • 4 colheres de sopa (56 g) de óleo de coco extravirgem.
  • 2 colheres de sopa (30 ml) de estévia líquida refinada.

Nas lojas dietéticas, podemos encontrar dois tipos de estévia: uma de cor transparente refinada, que não tem sabor ou propriedades medicinais, e outra mais escura e mais densa, que é um remédio curativo com um sabor forte, semelhante ao alcaçuz.

Para cozinhar, sempre usaremos a estévia refinada, caso contrário o sabor das receitas seria muito alterado. A estévia pura é excelente em infusões medicinais. Ambas são livres de calorias.

Modo de preparo

Para fazer esta receita, seguiremos as seguintes etapas:

  • Se o óleo de coco estiver a uma temperatura abaixo de 25 graus Celsius, estará em estado sólido, então teremos que aquecê-lo em banho-maria ou micro-ondas para derreter. Não deixe ferver para não perder suas propriedades.
  • Uma vez que o óleo estiver líquido, misture bem com a estévia líquida.
  • Em seguida, adicione as amêndoas moídas. Podemos mexer com uma colher ou diretamente com as mãos lavadas.
  • Quando a massa estiver bem integrada, coloque em um molde de silicone ou em uma bandeja pequena.
  • Cubra o recipiente com plástico de cozinha e coloque o torrão na geladeira. O óleo de coco vai se solidificar e unir bem o torrão caseiro.
  • Uma hora depois, o torrão estará pronto para ser consumido.