Os benefícios do mel

· 21 de setembro de 2013
Você já deve saber que o mel faz ben para a saúde geral. Mas você conhece tudo de bom que ele pode proporcionar? Conheça os benefícios do mel aqui.

Você certamente já deve ter ouvido falar que o mel é bom pra saúde, principalmente para a garganta. Hoje falaremos sobre os benefícios do mel para a saúde.

Quantas vezes quando éramos crianças nossas mães nos davam mel para aliviar as tosses horríveis de gripes e resfriados? E é daí que vem toda essa fama do mel em relação aos problemas de garganta.

O melhor é que os benefícios que este alimento carrega não param por aí. É um carboidrato que auxilia, por exemplo, no ganho da massa muscular do corpo.

As propriedades encontradas no mel são surpreendentes, pois nele encontram-se antibactericidas, antissépticos, entre outras propriedades.

É importante lembrar que é possível verificar presenças de sais minerais como potássio, cálcio, manganês, sódio, vitaminas C, B1 e B2, fósforo e ferro.

Leia também: 8 sintomas da deficiência de vitamina C

Curiosidade

Há uma curiosidade sobre o mel que muitas pessoas não devem saber. Você provavelmente já viu distintas colorações deste alimento.

O mel mais escuro, além de ter um sabor mais intenso, contém mais minerais que o mel mais claro, além de ser um ótimo oxidante.

mel meio

Os benefícios do mel

  • Como todo mundo já sabe, o mel é ótimo para problemas de garganta, e isso não é apenas historinha. O mel age diretamente nas mucosas da garganta e alivia a irritação causada por gripes e resfriados;
  • O mel apresenta em sua composição flavonoides que são oxidantes que auxiliam na redução do risco de doenças do coração é até do câncer;
  • Alguns atletas incluem mel na sua dieta para melhorar a sua performance física. Estudos comprovam que o mel auxilia no melhor desempenho dos atletas;
  • O mel é rico em açúcar simples, e vale a pena ressaltar que não é o mesmo que o açúcar branco. Este tem uma combinação de glicose e frutose que trabalha com a finalidade de regular os níveis de açúcar na corrente sanguínea;
  • Percebe-se a utilidade do mel em vários problemas de saúde como, por exemplo, a visão, diarreia, asmas, problemas urinários, perda de peso, úlceras, gastroenterite bacteriana, além de auxiliar no tratamento da impotência sexual e ejaculação precoce;
  • O uso do mel é eficaz também em feridas e queimaduras. A aplicação externa deste alimento torna-se eficaz a partir da combinação de açúcares simples junto com componentes antibacterianos presentes no mel;
  • Este alimento pode ajudar a manter sua pele linda e saudável. Com suas ações antibacterianas, a pele revigora, pois o mel acaba servindo com um hidratante bem nutritivo.

Descubra: Como preparar um limpador facial caseiro para remover as células mortas

Consuma mel

os benefícios do mel

Apesar de todos os benefícios do mel, ele ainda é pouco consumido em nosso país por ser considerado apenas como um remédio e não como um alimento.

Você pode incluir a partir de agora este alimento em sua alimentação diária, cuidando de sua saúde e prevenindo-se de doenças.