O que acontece em seu corpo ao comer quatro amêndoas por dia

06 Janeiro, 2020
Você sabia que comer quatro amêndoas por dia pode ajudar a reduzir a ingestão de carboidratos e, portanto, perder peso? A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esse alimento tão nutritivo.

As amêndoas são um dos frutos secos mais consumidos. Têm um sabor ligeiramente doce que é muito agradável ao paladar e também combinam muito bem com vários alimentos, frutas, legumes, cereais, etc.

São um alimento muito saudável. Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), contêm proteínas, ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, potássio, vitamina E, riboflavina, tiamina, niacina e folatos.

Portanto, consumi-los regularmente, dentro de uma dieta equilibrada, pode ser muito benéfico para a saúde.

Você gostaria de saber o que pode acontecer se você consumir cerca de quatro amêndoas por dia? Descubra abaixo.

Benefícios de comer quatro amêndoas por dia

Os especialistas da FEN apontam que:

  • Uma porção de 25 g de amêndoas sem casca fornece 42% da ingestão diária recomendada de vitamina E para a população em estudo.
  • Uma porção de 25 g de amêndoas sem casca fornece 18% da ingestão diária recomendada de fósforo para a população em estudo.

1. Você terá níveis saudáveis de colesterol

Colesterol alto

As amêndoas são um alimento que contribui para a manutenção dos níveis saudáveis de colesterol. Acredite ou não, as amêndoas estão na lista dos 5 alimentos mais eficientes para reduzir o nível de colesterol “ruim” (LDL).

2. Você manterá uma boa saúde cardiovascular

As amêndoas se destacam por seu alto teor de antioxidantes, seus ácidos graxos monoinsaturados, além dos já mencionados magnésio e cobre.

Graças a esses nutrientes, poderemos preservar ao máximo a saúde do nosso coração, bem como a do nosso sistema circulatório.

Para evitar doenças cardíacas ou coronárias, bem como outros transtornos de coração, as amêndoas devem ser consumidas sem remover a casca.

3. Sua flora intestinal vai ficar muito mais saudável

Óleo de amêndoas

Se você comer apenas quatro amêndoas por dia, terá uma microflora muito mais saudável. Simples assim.

Isso acontece graças à casca das amêndoas que proporciona mais prebióticos ao nosso corpo. Esses elementos são necessários para o crescimento e reprodução de bactérias boas no intestino.

4. Ajudam a manter a forma

Embora você acredite que as oleaginosas são muito calóricas, a verdade é que as amêndoas irão ajudá-lo a manter a boa forma.

De acordo com pesquisas científicas realizadas em 2003 e publicadas na revista Nature, as pessoas que comem amêndoas consomem menos carboidratos ao longo do dia.

Ao mesmo tempo, comer amêndoas também irá ajudá-lo a perder peso e normalizar o seu metabolismo, devido às vitaminas e fibras encontradas nestas oleaginosas.

5. Você terá uma pele saudável e bonita

As amêndoas também são muito adequadas para preservar a saúde da nossa pele. Graças ao seu elevado teor de manganês, elas podem participar da produção de colágeno.

6. Seu cabelo será saudável

As amêndoas são ricas em vitamina E e do complexo B, que darão ao seu cabelo o brilho e a força de que ele precisa.

Graças ao seu elevado teor de minerais, como o magnésio e o zinco, estimulam o crescimento do cabelo, bem como a beleza e a saúde.

7. Alimentarão seu cérebro

Algo tão simples como o consumo regular de amêndoas ajudará a melhorar o desempenho do seu cérebro. Tudo graças ao tocoferol e aos ácidos graxos encontrados nessas oleaginosas que beneficiam a memória.

8. Beneficiam os dentes

Dentes fortes e saudáveis

As amêndoas também podem ser um alimento muito saudável se você quiser cuidar da saúde de seus dentes. Graças ao seu elevado teor de fósforo, são poderosas para proteger e fortalecer os ossos e os dentes.

Para que seja eficaz, você só terá que comer um punhado de amêndoas algumas vezes por semana.

Nota final

Agora que você já conhece todos os benefícios que as amêndoas podem proporcionar, certamente você vai passar a incluí-las com mais frequência em sua dieta.

  • MA. Wien, JM. Sabaté. Et Al. Almonds vs complex carbohydrates in a weight reduction program. International Journal of Obesity volume 27, pages1365–1372 (2003)

https://www.nature.com/articles/0802411

  • Kamil A., Chen CY. J Agric Food Chem. Antioxidants Research Laboratory, Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging , Tufts University, United States. (2012). Health benefits of almonds beyond cholesterol reduction.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22296169

  • Burns AM. Et Al. Nutr Res. (2016). Diet quality improves for parents and children when almonds are incorporated into their daily diet: a randomized, crossover study.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26773784