3 tratamentos caseiros para remover o tártaro dos dentes

17 Novembro, 2020
Os tratamentos caseiros para remover o tártaro destinam-se a ajudar a limpar os dentes e, ao mesmo tempo, branqueá-los. A seguir, vamos mostrar quais são os ingredientes mais comuns e outros aspectos interessantes.

Para remover o tártaro dos dentes, é fundamental ir ao dentista para uma limpeza profissional. No entanto, na esfera popular é comum ouvir dizer que existem alguns remédios caseiros que podem ser úteis para melhorar a higiene bucal.

O acúmulo de tártaro é um dos problemas de saúde bucal mais comuns. É uma condição que provoca consequências nos dentes e nas gengivas, dado que eleva o risco de infecções.

Sua presença faz com que os dentes pareçam sujos, embora sejam escovados da forma normal. De fato, conforme avança, aumenta o surgimento de mau hálito e cáries.

A intervenção de um profissional pode impedir que ocorram complicações mais graves a longo prazo. No entanto, também há algumas alternativas, como os tratamentos caseiros, que vamos discutir a seguir.

O que é o tártaro?

Tártaro nos dentes

Conhecido também como ‘cálculo dentário’, o tártaro é uma substância amarelada formada por bactérias, resíduos de alimentos e sais minerais que, pouco a pouco, vão se depositando na superfície dos dentes.

É uma camada dura de textura rugosa que, ao deteriorar o esmalte dental, facilita a formação de manchas quando determinados alimentos são consumidos.

Seu surgimento afeta a estética dos dentes e, por sua vez, cria um ambiente propício para o crescimento dos germes que causam infecções nos dentes e nas gengivas. De fato, muitas vezes está relacionado ao desenvolvimento de:

  • Cáries.
  • Gengivite.
  • Halitose.
  • Perda de dentes.
  • Doença periodontal.

Sintomas do tártaro

Todas as pessoas desenvolvem uma placa na superfície dos dentes, já que as bactérias crescem continuamente na boca, principalmente se houver resíduos de alimentos. Essa camada vai alterando a superfície dental e, se não for eliminada, produz depósitos mais duros que conhecemos como tártaro.

Seu sintoma principal é uma mancha rugosa de cor amarelada ou marrom que costuma ficar entre os dentes e a linha das gengivas. Isso, muitas vezes, é acompanhado de problemas de mau hálito e inflamação.

Descubra: 12 formas de evitar o mau hálito

Tratamentos caseiros para remover o tártaro

Para remover o tártaro de forma eficaz, é fundamental melhorar os hábitos de higiene bucal e consultar um dentista (ou, se for necessário, realizar um tratamento especializado) pelo menos uma vez a cada seis meses.

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar, de forma pontual, a remover o tártaro acumulado nos dentes, mas você deve ter consciência de que é preciso usá-los com cautela.

Nunca use remédios de bicarbonato de sódio mais de uma vez por semana, pois eles podem corroer o esmalte dos dentes e enfraquecê-los.

Descubra: Remédios naturais à base de bicarbonato de sódio

1. Bicarbonato de sódio e óleo de coco

O óleo de coco em creme pode ser usado como suplemento para limpar os dentes e remover o tártaro.

Acredita-se que a mistura de bicarbonato de sódio e óleo de coco pode ajudar a remover o excesso de tártaro e sujeira nos dentes e embranquecê-los um pouco.

Ingredientes

  • 1 pitada de bicarbonato de sódio.
  • 1 colher de sopa de óleo de coco (15g).
  • Opcional: 3 gotas de óleo essencial de hortelã.

Procedimento

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea.
  • Coloque uma porção do produto em sua escova de dentes e use-a como se fosse seu creme dental.
  • Enxágue com água abundante.

Nota: há quem substitua o bicarbonato de sódio pelo óleo de coco em creme para obter melhores resultados.

2. Levedura de cerveja

Embora não existam evidências científicas, acredita-se que os compostos de levedura de cerveja evitam a proliferação de bactérias nos dentes. Sua mistura com um pouco de sal ajuda a amolecer os resíduos que formam o tártaro.

Ingredientes

  • Água (quantidade necessária).
  • ½ colher de chá de sal (2 g).
  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja (15 g).

Procedimento

  • Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta cremosa.
  • Esfregue o remédio nos dentes com a ajuda da sua escova de dentes para remover o tártaro sem machucar suas gengivas.
  • Enxágue com água abundante.
  • Por fim, você pode enxaguar a boca mais uma vez com seu enxaguante bucal habitual.

3. Carvão ativado, uma opção para remover o tártaro, mas com muito cuidado

O carvão ativado sempre deve ser usado com cautela, seguindo as instruções do dentista.

O carvão ativado é um ingrediente que tem estado na moda nos últimos anos, já que se diz que pode ajudar a clarear os dentes naturalmente.

Por isso, já é comum encontrá-lo em farmácias, em apresentações diversas ou como parte da lista de ingredientes de vários produtos, como cremes dentais.

No entanto, seu uso diário tem se mostrado prejudicial, pois, assim como o bicarbonato de sódio, pode corroer o esmalte e enfraquecer os dentes.

Há quem prepare um creme dental caseiro com uma pitada dessa substância a fim de remover o tártaro e clarear os dentes de vez em quando e há quem acrescente um pouco do produto no enxaguante bucal. Em ambos os casos, é necessário ter muito cuidado.

Nota: antes de usar qualquer remédio caseiro com carvão ativado, é aconselhável consultar o dentista para evitar transtornos.

Para remover o tártaro, tenho que ir ao dentista?

Embora se diga que esses remédios ajudam a remover o tártaro dos dentes, o ideal é ir ao dentista para fazer uma limpeza pelo menos duas vezes por ano (uma vez a cada seis meses) para, assim, manter sua boca livre de tártaro, cáries e similares.

Além disso, mantenha bons hábitos de higiene bucal e consulte seu dentista sobre as melhores opções de tratamento se houver algum problema. Os remédios caseiros são apenas suplementos ocasionais.