4 maneiras de usar azeite de oliva para a prisão de ventre

· 15 de setembro de 2018
Você sabia que o azeite de oliva ajuda a lubrificar as fezes para assim facilitar sua expulsão e evitar a prisão de ventre? Combinado com outros ingredientes podemos potencializar seus efeitos.

Dentre as doenças gastrointestinais, a prisão de ventre é uma das mais comuns. O azeite de oliva tem propriedades medicinais que ajudarão a combater essa afecção.

Quando falamos de prisão de ventre, nos referimos à redução do trânsito intestinal e ao endurecimento das fezes, o que afeta sua expulsão. Em vista dos sintomas associados de dor e distensão abdominal, a prisão de ventre pode interferir em nossas atividades diárias.

Você sabia das propriedades do azeite de oliva como solução natural e efetiva para combater estes incômodos sintomas? Sim, existem 4 maneiras de preparar azeite de oliva para a prisão de ventre. Uma solução que sempre esteve no armário de sua cozinha e não tinha notado até hoje.

A prisão de ventre é uma condição associada frequentemente com a velhice ou por problemas estomacais e no cólon. No entanto, existem várias causas que podem desencadeá-la, aqui explicaremos as mais recorrentes.

Doenças intestinais

Azeite de oliva para a prisão de ventre

A prisão de ventre costuma estar relacionada com algum processo obstrutivo que evita o movimento natural das fezes. Dentro destes encontramos a obstrução intestinal, o estreitamento do diâmetro do cólon até o câncer colorretal.

Estas doenças são bastante graves e podem desencadear várias complicações. Preste atenção a qualquer sintoma de alarme! Devemos cuidar do estômago e realizar um check-up constante com o médico especialista da área.

Alimentação inadequada

Uma dieta pobre em água e em fibras aumenta a consistência das fezes dificultando sua expulsão. Da mesma forma, o consumo de alimentos processados e ricos em gorduras saturadas. Entre os alimentos que dificultam o trânsito intestinal encontramos:

  • O açúcar
  • O arroz
  • Os biscoitos

Não deixe de ler: Dieta para acabar com a prisão de ventre

Azeite de oliva para a prisão de ventre

O azeite de oliva, por outro lado, é um produto natural usado comumente em países ocidentais para cozinhar. No entanto, certas culturas asiáticas, usam esse ingrediente como remédio natural para combater a prisão de ventre.

O azeite de oliva exerce funções de laxante natural. Ao ser ingerido, aumenta-se a produção de bile, favorecendo a digestão de alimentos ricos em gordura. Da mesma forma, tem efeitos anti-inflamatórios e previne a irritação intestinal.

Ajuda a amolecer as fezes mantendo em bom estado do cólon. É fonte rica em ômega 3, vitamina E, K e antioxidantes. Por tudo o que foi dito anteriormente, devemos usar o azeite de oliva como produto natural se tivermos problemas intestinais.

Existem 4 maneiras de preparar azeite de oliva para a prisão de ventre. Tome nota e converta seu corpo em um templo cheio de saúde e bem-estar. Cuide de seu intestino com o azeite de oliva!

1. Azeite de oliva e suco de limão

Azeite de oliva para a prisão de ventre

Simples, econômico e com efeitos rápidos. Lembre-se de não adicionar muito limão para evitar a acidez no estômago.

Ingredientes

  • 1 colher de suco de limão (5 ml)
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem (15 ml)

Modo de preparo

  • Misture ambos os ingredientes e consuma.
  • Tome regularmente durante as noites para estimular a lubrificação do cólon.

2. Azeite de oliva e iogurte

Ainda que possa parecer uma mistura pouco usual, esta tem vários benefícios. O iogurte é fonte natural de bactérias fermentadoras, que ajudam na digestão dos alimentos de maneira mais rápida.

Ingredientes

  • 1 xícara de iogurte (250 ml)
  • 1 colher de azeite de oliva (15 ml)

Modo de preparo

  • Adicione uma colher de azeite em uma xícara de iogurte e misture bem.
  • Beba 3 vezes por dia com o estômago vazio, e começará a notar o alívio da distensão abdominal.

3. Azeite de oliva e banana

Quem não conhece a banana como fonte rica em potássio? Esta combinação trará para o intestino potássio suficiente para realizar suas funções vitais. O potássio ajuda no movimento natural e lento do intestino, evitando o acúmulo de gases e o inchaço.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 colher de azeite de oliva (15 ml)

Modo de preparo

  • Descasque e corte a banana em rodelas e misture-a com o azeite de oliva.
  • Quando tiver uma pasta homogênea, consuma.

4. Azeite de oliva e café

Sim, você leu certo. A cafeína é um potente estimulante da musculatura do cólon. Aumenta a velocidade do fluxo intestinal, amolecendo as fezes.

Ingredientes

  • 1 xícara de café quente (250 ml)
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem (125 ml)

Modo de preparo

  • Combine ambos os ingredientes e beba pelas manhãs.
  • Ao realizar isso como rotina diária, estaremos estimulando a lubrificação do cólon reduzindo também os problemas digestivos.

É importante ressaltar que todos estes conselhos devem vir acompanhados de uma dieta balanceada rica em fibras.

Também é recomendado:

  • Reduzir a ingestão de gorduras saturadas e produtos refinados, opte por ingerir frutas tais como laranjas, tangerinas ou ameixas.
  • As verduras como aspargos, acelgas, espinafre e alface também ajudam a restaurar o trânsito intestinal.

Não se esqueça de consumir azeite de oliva e evite a prisão de ventre!