Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso
A maneira de evitar que a massa nos engorde é o cozimento, que deve ser al dente, e nos acompanhamentos que usamos, que devem ser vegetais

Isto acontece principalmente porque a massa tem 1,5% de gordura e 15% de proteína. É por isso que satisfaz as necessidades metabólicas do corpo com seus carboidratos, que são absorvidos pelo organismo muito lentamente. Isso explica o sentimento de plenitude que produz, e que controla o apetite.
Nestes aspectos se baseou a autora Elisa Celli, ao escrever em 1984, seu livro La dieta de la pasta (A dieta da massa). Ele mostra que com o consumo adequado deste alimento você pode desenvolver uma dieta equilibrada, que permite reduzir 5 quilos em duas semanas. Claro, sem o uso de acompanhamentos com alto teor de gordura.
Pesquisa sobre as massas
Em uma pesquisa realizada por especialistas do Hospital St. Michael (Toronto, Canadá) constatou que o macarrão, com seu baixo índice glicêmico (gera pouco açúcar no sangue), pode contribuir para a redução do peso corporal, se acompanhado por uma dieta balanceada.
Um total de 2448 pessoas participaram do experimento, que foram convidadas a consumir massa três vezes por semana, em substituição a outros carboidratos. Os resultados indicaram que cada um deles perdeu uma média de 0,5 kg em 3 meses.
Por outro lado, o Instituto Neurológico do Mediterrâneo (Neuromed) da Itália realizou em 2016 um estudo no qual determinou que o consumo de massas não influencia no ganho de peso.
Leia também: Receitas vegetarianas para substituir macarrão, arroz e batatas
Realidades da massa
A massa pode engordar quando acompanhada de alimentos ricos em gordura, como molhos à base de óleo. De acordo com muitos nutricionistas, esses ingredientes tornam o prato mais sólido, mas não acentuam seus sabores, como fazem as fibras vegetais de ervas e as especiarias.
Este alimento também é prejudicial ao nosso índice de massa corporal quando comido em excesso, e como o único prato.
Por esta razão, recomenda-se consumi-lo ao meio-dia, para que os carboidratos possam ser processados ao longo do dia. Nós devemos incluí-lo na dieta pelo menos uma vez por semana.
Tenha em mente que as quantidades certas são:
- 80 g para crianças
- 200 g para adolescentes
- 120 g para adultos.
Finalmente, pacientes diabéticos, obesos, e celíacos devem evitar o consumo de massa, porque seu alto teor de glúten pode prejudicar sua saúde.
Veja também: 3 receitas para preparar uma deliciosa massa italiana
Uma dieta baseada em massas
Para consumir massa, e ainda conseguir uma perda de peso efetiva, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- Cozinhe-a no ponto al dente, ou seja, não deixe que amoleça completamente, mas retire-a do fogo no menor ponto de cozimento. Isso fará com que a massa fique mais dura para que a pessoa tenha que mastigar mais tempo, alongando a digestão e aumentando o nível de saciedade.
- Acompanhe o macarrão com nutrientes e proteínas que enriquecem o seu prato, estes podem ser: tomate, abobrinha, frango, peixe, carnes magras, entre outros.
- Sempre que possível, opte por consumir grãos integrais que contenham mais fibras. Em certas ocasiões, você também pode substituí-lo por macarrão vegetal (por exemplo, a cenoura, que quando cortada em tiras finas pode parecer macarrão).
Complemente o consumo de massas com uma dieta balanceada e cheia de frutas e minerais.
Agora que revelamos os mitos criados em torno das massas, você pode seguir nosso conselho e aproveitar este alimento, sem sentir remorso. Experimente esta receita:
Pasticho vegetal
Ingredientes
- 2 colheres de azeite (30 ml)
- 2 colheres de sopa de farinha (30 g)
- 3 colheres de sopa de água (45 ml)
- 2 xícaras de leite (400 ml)
- 3 colheres de sopa de amido de milho (45 g)
- 1 xícara de espinafre (30 g)
- 3 cenouras
- 1 xícara de cogumelos (60 g)
- 1 abobrinha
- 2 xícaras de molho de tomate (400 ml)
- 1 berinjela
- 1 pacote de lâminas de massa pré-cozidas
- Sal a gosto
- Queijo ralado (a gosto)
Preparação
- Para preparar o molho bechamel é necessário aquecer 2 colheres de sopa de óleo com farinha e água. Quando estiver fervendo, adicione o leite previamente misturado com o amido de milho, e vá mexendo até engrossar.
- Lave o espinafre e coloque-o para cozinhar no vapor, então você pode misturar uma parte dele com o molho bechamel para absorver o sabor.
- Lave as cenouras, a abobrinha, a berinjela e os cogumelos. Coloque-os em uma panela com pouco óleo e deixe dourar. Adicione sal a gosto e misture com o molho de tomate.
- Leve as lâminas de massa pré-cozidas ao forno, e comece a montar o pastiche, colocando uma camada de molho bechamel, uma camada de massa, e uma camada de vegetais.
- Repita o processo e, por fim, cubra a parte superior do pastiche com o molho bechamel, adicione o queijo ralado, e cozinhe no forno a 170 ºC por 20 minutos.
Lembre-se de que para aproveitar as suas propriedades de emagrecimento, as massas devem fazer parte de uma dieta balanceada. Se você tiver alguma dúvida, consulte um profissional.
- Sissons, M. (2015). Pasta. In Encyclopedia of Food Grains: Second Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394437-5.00123-6
- Organización Mundial de la Salud. (2015). OMS | Obesidad y sobrepeso. Nota descriptiva No, 311. https://doi.org/http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs311/es/
- Carcamo, G., & Mena, C. (2006). Alimentación saludable. Horizontes Educacionales. https://doi.org/10.1021/ma0205055
- NESTLÉ ECUADOR. (2010). Recetario.