Receita para preparar doce de leite em casa

18 de julho de 2018
O doce de leite é uma receita simples que podemos incluir em muitas sobremesas, sempre tendo em mente que trata-se de um elemento muito doce.

É claro que existem muitas versões deste doce em qualquer supermercado ou loja, mas você já parou para pensar que poderia fazê-lo no conforto do seu lar? Se a ideia lhe parece interessante, continue lendo. Você saberá tudo que precisa para preparar doce de leite em casa.

Se você gosta de doces e sobremesas, esta preparação vai cair como uma luva. Uma iguaria incrível, cremosa e deliciosa que você não pode perder. Se você estiver fazendo uma dieta, pode controlar a quantidade de açúcares administrando as porções.

Mas você realmente sabe o que é o doce de leite? Sim, todos nós sabemos que é um doce semelhante a um creme, mas o mais importante é que ele é uma variação do leite. De fato, você poderia dizer que é um estado caramelizado deste laticínio.

No entanto, o truque do doce de leite não é apenas este. Além disso, toda vez que você come um pouco dessa sobremesa, você está saboreando uma preparação típica de muitos países da América Latina. Por exemplo, na Venezuela, Colômbia, Peru e Equador, ele é conhecido pelo nome “arequipe”.

No entanto, na Argentina, é reconhecido como “doce de leite”. Independentemente da forma como você o conheça, o interessante é que você já sabe que ele não é nada complicado de fazer.

Também é importante ter em mente que o doce de leite não é o único dos tipos de doces provenientes do leite. Curiosamente, existem muitas variações que partem do princípio de caramelizar a maior parte da preparação.

Você pode prepará-lo no conforto da sua casa e nas quantidades desejadas. Uma alternativa interessante, já que as coisas boas quase sempre duram tão pouco.

Lembre-se de que comer demais pode ser prejudicial, principalmente devido ao excesso de açúcar.

Leia também: Como eliminar o excesso de açúcar do corpo

Doce de leite

Como preparar doce de leite em casa

Dependendo do lugar no mundo de onde você está lendo este artigo, você encontrará várias ou poucas maneiras de provar este delicioso doce. Comumente, o doce de leite é acompanhado por algum outro doce que faz contraste com ele. Em alguns lugares, ele é usado no alfajor.

Lembre-se: a composição dessa iguaria é bastante uniforme. Em geral, você terá que beber vários copos de água para tirar um pouco da sensação do doce da boca.

Agora que você já sabe tudo sobre a sua origem, composição e até mesmo novas combinações que você pode preparar depois de ter feito esta sobremesa pela primeira vez, só resta ir para a cozinha e seguir as instruções abaixo.

Ingredientes

  • 1 pacote de leite em pó (950 g)
  • 4 xícaras de água (1 litro)
  • 1 ½ xícaras de açúcar refinado (de acordo com o seu gosto) (300 g)
  • 1 colher de sopa de sal (15 g)
  • 2 colheres de sopa de canela em pó (30 g)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 g)
Copo de leite

Preparação

  1. A primeira coisa que você deve ter disponível e que é absolutamente essencial em toda a receita é uma panela de aço inoxidável.
  2. Esta será a ferramenta que permitirá que o doce de leite fique perfeito. Isso acontece porque o material, ao reagir com o calor, não faz a mistura caramelizada grudar, o que dificultaria seu aproveitamento depois.
  3. Agora, você deve começar com a preparação do leite em pó. Use todo o conteúdo do leite em pó, misture com a água e bata bem.
  4. Quando o leite estiver pronto, é hora de adicionar o açúcar refinado e depois o bicarbonato, a canela e uma pitada de sal. Mexa tudo muito bem.
  5. Lembre-se: nesta preparação, você quase nunca deve parar de mexer os ingredientes. Eles precisam estar muito bem integrados e sem grumos. Essa é a chave.
  6. Com relação ao fogo, você deve primeiro defini-lo a um nível médio, mas à medida que a receita progride e a mistura se torna mais espessa, será o momento de colocá-lo em um nível mínimo.
  7. Não é uma questão de ser excessivamente minucioso com as instruções, mas não pare de mexer.
  8. Se por algum motivo ao longo de todas as etapas você ainda notar alguns grumos, um excelente truque para resolver isso é derramar um pouco de água fria (da geladeira) e continuar mexendo até que a mistura fique homogênea.
  9. Chegará um ponto em que a coloração da sua mistura ficará amarelada, momento em que você deve colocar o fogo no mínimo possível. Você está prestes a terminar.
  10. Finalmente, quando você observar o fundo da panela e perceber uma consistência espessa e a cor e a textura desejadas, será o momento perfeito de tirar a panela do fogo e, logo em seguida, colocar a mistura em outro recipiente.
  11. Pronto. Espere esfriar um pouco e bom apetite!
Recomendados para você