Dieta para perder a barriga sem passar fome

Descubra como fazer uma dieta para perder a barriga sem passar fome. Você vai ver que é muito simples.
Dieta para perder a barriga sem passar fome

Última atualização: 20 Janeiro, 2021

É possível fazer dieta para perder a barriga sem passar fome. Para saber qual é a mais adequada a cada caso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista.

Embora existam inúmeras dietas milagrosas que prometem resultados em pouco tempo, os nutricionistas comentam que essas são as piores opções, já que podem acarretar múltiplos riscos à saúde, mesmo no curto prazo.

Em vez de tentar um “caminho fácil”, o melhor é optar por uma estratégia saudável que leve em consideração as necessidades do corpo e a melhor forma de as satisfazer, no dia a dia.

No entanto, você pode não saber por onde começar. Nesse caso, continue lendo que vamos dar algumas dicas para fazer uma dieta para perder a barriga sem passar fome.

1. Tome café da manhã diariamente

Café da manhã saudável

Embora muitas pessoas evitem essa primeira refeição, por acreditarem que assim perderão quilos mais rápido, o primeiro passo para fazer uma dieta para perder a barriga sem passar fome é tomar um bom café da manhã todos os dias.

Não é recomendável pular o café da manhã. Em vez disso, o que você deve fazer é procurar opções saudáveis ​​para essa refeição.

A primeira refeição do dia fornece nutrientes e energia que são necessários para acordar e começar a praticar atividades. Ao mesmo tempo, ajuda a prevenir ataques de fome. É durante esses “ataques" que há maior risco de consumir qualquer coisa, sem pensar muito se é benéfico ou não para o corpo.

Ao tomar café da manhã, você poderá realizar suas atividades diárias sem se sentir cansado na metade do dia. Além disso, é menos provável que você caia na tentação de ingerir alimentos pouco saudáveis ​​ou hipercalóricos.

Algumas boas opções de café da manhã são as frutas ao natural e:

  • 250 ml de iogurte natural com 2 colheres de sopa de flocos de aveia e 1 maçã.
  • 2 ovos mexidos com 2 fatias de presunto e chá verde.
  • 1 fatia de pão integral torrado com 2 colheres de sopa de queijo cottage e 1 banana.

2. Prepare lanches saudáveis na dieta para perder a barriga

Nozes e oleaginosas

Deixar preparados vários lanches saudáveis ​​com antecedência pode ser muito benéfico para controlar a ansiedade por comida entre as refeições. Dessa forma, você pode evitar aqueles momentos de ataque à geladeira ou a tentação de comer qualquer alimento doce ou não saudável que encontrar.

Algumas opções recomendáveis são:

  • Mistura de oleaginosas (3 nozes + 2 amêndoas + 5 amendoins salgados). Devem ser naturais: não devem ter sido assados, salgados, fritos ou caramelizados.
  • 5 cenouras baby + 2 colheres de sopa de húmus.
  • 1 fatia de queijo com baixo teor de gordura + 2 goiabas médias.
  • 1 fatia média de melancia com limão e sal.

3. Escolha carboidratos complexos

Existe a ideia equivocada de que, ao fazer uma dieta para perder a barriga sem passar fome, é necessário eliminar todos os carboidratos. No entanto, esse grupo de alimentos é necessário para obter energia, fibra e outros nutrientes.

Dessa maneira, o segredo é escolher carboidratos complexos. Estes são obtidos, principalmente, a partir de leguminosas e grãos integrais.

Algumas opções recomendáveis são:

  • Aveia.
  • Feijão.
  • Quinoa.
  • Lentilhas.
  • Arroz integral.

Estes tipos de carboidratos darão energia, que será transformada em glicose, mas sem excessos prejudiciais. Além disso, os melhores momentos para adicionar esses carboidratos são nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Entre os carboidratos que você deve evitar estão: pão branco, arroz branco, feijão enlatado, pães industrializados feitos com farinhas refinadas.

Algumas opções que você pode consumir são:

  • 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco.
  • 1 fatia média de pizza vegetariana com massa integral preparada em casa.
  • Quinoa cozida com canela e mel.

4. Preste atenção ao que você bebe

Água de pepino: dieta para perder a barriga

Uma dica comum para quando se quer fazer uma dieta para perder a barriga é beber líquidos suficientes. No entanto, nem todas as bebidas são igualmente saudáveis ​​e recomendadas. Preste atenção ao que você bebe!

O ideal é escolher bebidas com pouca ou nenhuma caloria:

  • Água natural.
  • Leite com baixo teor de gordura.
  • Sucos de frutas naturais em pequenas porções.
  • Sucos de vegetais naturais em pequenas porções.
  • Chás e infusões (sem adicionar adoçantes).

As bebidas que você deve evitar são:

Atenção ao que você bebe

Por fim, se você for uma pessoa que vai a festas toda semana, tente prestar muita atenção ao que você bebe e às quantidades ingeridas.

As bebidas alcoólicas não são recomendadas em nenhum caso, porém, quando se quer emagrecer, são ainda menos indicadas, pois apenas adicionam calorias vazias e fazem você ganhar peso ou ficar com aqueles quilos a mais.

O melhor é consumir água ou bebidas naturais, como sucos de frutas, sem açúcar.

Pode interessar a você...
Dicas para reduzir a gordura e retenção de líquido na barriga
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dicas para reduzir a gordura e retenção de líquido na barriga

O abdômen é uma das áreas do nosso corpo que mais tende a reter líquidos ao longo dos anos. Veja aqui dicas para reduzir a retenção de líquido na barriga.



  • Amzallag, William. “De perder peso, al control del peso.” Revista cubana de investigaciones biomédicas 19.2 (2000): 98-115.
  • Martínez Álvarez, J. R., et al. “Recomendaciones de alimentación para la población española.” Nutrición Clínica y dietética hospitalaria 30.1 (2010): 4-14.
  • Vázquez, Isaac Amigo, et al. “Creencias sobre las estrategias para el control del peso.” Psicothema 17.3 (2005): 418-421.