Quanto café podemos tomar diariamente?

23 de dezembro de 2017
A quantidade de café que podemos consumir por dia varia de acordo com a idade da pessoa, assim como o seu peso. No entanto, também podemos obter energia de outras fontes.

Graças a esta bebida, podemos aguentar o sono, render mais no trabalho e acordar com o pé direito todas as manhãs, mas afinal, quanto café podemos tomar diariamente?

Vários países têm um dia dedicado a esta bebida popular. Muitas pessoas no planeta confiam suas vidas diárias aos efeitos de seu componente-chave: a cafeína.

O excesso de cafeína é ruim

A cafeína tem propriedades positivas para o corpo. No entanto, ingeri-la em excesso pode gerar efeitos contraproducentes na saúde de qualquer pessoa.

Uma sobredosagem deste alcaloide é capaz de causar sintomas perigosos, tais como:

  • Insônia
  • Tremores musculares
  • Arritmias cardíacas

Embora uma grande quantidade de cafeína seja necessária para acarretar uma ida ao médico desta magnitude, a pessoa pode até morrer de uma sobredosagem dessa substância.

Tudo pode variar de acordo com o organismo de cada indivíduo.

Quanta cafeína tem em uma xícara de café?

Xícara de café

Saber quanta cafeína podemos ingerir em uma xícara de café é muito relativo. Isso dependerá da quantidade e qualidade das sementes moídas usadas na mistura desta bebida popular.

Estima-se que uma única xícara desta substância possa conter de 50 a 400 miligramas de cafeína. Esta medida dependerá da distribuição que existe entre a quantidade de café e água contida em cada bebida.

Nós também sabemos que uma dose de 10 gramas pode ser letal para o corpo humano .

Compreendendo isso, você precisaria tomar 25 xícaras com alta concentração e em um tempo muito curto para começar a sofrer uma complicação.

Peso e dose venenosa

No entanto, isso também depende do peso da pessoa. Quanto café podemos tomar diariamente com segurança?

  • Por exemplo, um indivíduo que não exceda 50 quilos de peso corporal pode ter sérios problemas se consumir 7,5 gramas de cafeína e até corre o risco de morte.
  • Por sua vez, alguém com mais de 78 quilos que consome 12 gramas de cafeína pode experimentar um resultado fatal. Algumas análises sugerem que a ingestão de mais de 90 doses de café expresso pode matar instantaneamente.

Com crianças, você precisa ser muito mais cuidadoso, porque o metabolismo é mais rápido.

  • Neste caso, 35 miligramas por quilo de corpo seria suficiente para uma intoxicação relevante.
  • De qualquer forma, isso já é uma quantidade de café que nem mesmo um adulto geralmente toma de uma só vez.

Afinal, quanto café podemos tomar diariamente?

Café

No momento, acredita-se que a quantidade de café que devemos ingerir em um dia não deve exceder 4 xícaras . Este seria o limite ideal de consumo, embora existam aqueles que o excedem.

Para isso, devemos acrescentar que a tolerância de cada organismo em relação a certas substâncias é única e irrepetível.

Superar nossa tolerância moderadamente pode gerar sintomas leves, tais como:

  • Dificuldade para dormir
  • Tontura
  • Dor de estômago
  • Irritabilidade
  • Pulso acelerado

Existem outras opções

Se quisermos ter um melhor desempenho, não dormir ou levantar com mais energia, existem outras alternativas que podem ser complementares ao café .

Por exemplo, uma barra de chocolate nos revitaliza e também ativa substâncias como endorfinas e feniletralina, associadas ao sentimento de felicidade.

Por outro lado, existem infusões que nos estimulam a manter uma atenção profunda e estados de concentração. Algumas dessas bebidas têm cafeína, mas em quantidades bastante limitadas.

O melhor é que a cafeína não é o único alcaloide que intensifica nosso desempenho físico e intelectual.

Evite o vício

Café decorado

Beber café ou outras bebidas com cafeína com uma refeição podem ajudar a manter níveis adequados de pressão arterial, embora não seja conveniente abusar, pois pode criar outros problemas médicos.

A cafeína é provavelmente a droga legal mais utilizada e reconhecida em todo o planeta. No entanto, também é verdade que é uma substância psicotrópica e, como tal, gera vícios em quem a ingere.

Os usuários regulares de café experimentam sintomas de abstinência se pararem de receber a cafeína em seu corpo durante 24 horas seguidas.

Para ser mais preciso, nos referimos a dores musculares e de cabeça, fadiga física e problemas de concentração.

Desta forma, a sonolência e a falta de atenção que sentimos quando não bebemos a quantidade adequada de café podem ser o resultado de nosso próprio hábito de beber frequentemente essa bebida.

Em resumo, beber café não terá um impacto negativo em nossos corpos enquanto estivermos o ingerindo com a devida moderação.

Seus benefícios são positivos para nossa produtividade, mas seu abuso pode ter o efeito oposto.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer quanto café podemos tomar diariamente para que você possa consumir esta bebida da melhor maneira para o seu organismo e o seu bem-estar.

Recomendados para você