6 erros matutinos que afetam o metabolismo

22 de outubro de 2017
Tão importante quanto não pular o café da manhã, é escolher os alimentos adequados para que este seja de qualidade e nos ajude a movimentar nosso metabolismo

O metabolismo engloba um grupo de processos químicos cuja função é transformar os nutrientes dos alimentos em fontes de energia para cada um dos sistemas do corpo.

Este participa na regulação dos níveis de glicose no sangue e, por sua vez, é determinante para controlar o peso corporal e a saúde cardiovascular.

Em cada pessoa funciona de formas diferentes, dado que age em função do sexo, da idade, dos hábitos e vários aspectos da saúde.

No entanto, muitos procuram mantê-lo ativo, já que quando suas funções ficam lentas existe uma alta chance de sofrer sobrepeso e doenças metabólicas.

O problema é que algumas pessoas ignoram que certas práticas intervêm em seu trabalho e, mesmo realizando outros esforços, não conseguem perder peso nem melhorar a saúde.

Por esta razão é fundamental reconhecer quais são e como corrigi-las para que não causem nenhuma complicação.

Levando em consideração que muitos ignoram, a seguir queremos compartilhar 6 erros matutinos que podem afetar nosso metabolismo.

1. Acordar muito cedo pode afetar o metabolismo

Uma má qualidade e sono pode afetar o metabolismo

É verdade que acordar cedo pode trazer consigo vários benefícios como, por exemplo, ter mais tempo para tomar o café da manhã ou praticar exercícios.

No entanto, quando este implica em recortar o horário de sono, pode conduzir ao desenvolvimento de problemas metabólicos e sobrepeso.

  • Dormir menos de sete horas diárias aumenta a produção de hormônios da fome e do estresse, o que influencia no acúmulo de gordura.
  • Por isso, para não sofrer suas consequências, o melhor é respeitar o tempo de sono, procurando dormir de sete a oito horas diárias sem interrupções.

Veja também: 5 exercícios para fazer com uma cadeira e reduzir a gordura abdominal

2. Não se hidratar

A hidratação na primeira hora do dia é um dos hábitos que pode estimular as funções metabólicas durante todo o dia.

O organismo cumpre certas funções durante o período de descanso e, ao acordar, pode estar desidratado.

Por isso é fundamental ingerir líquido ao despertar, procurando ser água ou bebidas saudáveis.

  • Se desejar um extra de nutrientes, comece o dia com água morna com limão.

3. Tomar o café da manhã ou não

Mulher se alimentando errado e afetando o seu metabolismo

Cuidado! O café da manhã é uma das refeições mais importantes para desfrutar um ótimo funcionamento metabólico.

Antes se pensava que podia ser pulado para economizar calorias, hoje está totalmente claro que é uma das principais fontes de energia para o corpo.

É essencial tomar o café da manhã com alimentos de alta qualidade e adicionar fontes de:

  • Proteínas
  • Carboidratos complexos
  • Fibras
  • Antioxidantes
  • Vitaminas
  • Minerais
  • Ácidos graxos

Logo, neste momento do dia devem ser evitados os refinados, os açúcares e as gorduras saturadas.

4. Tomar o café da manhã muito tarde

Continuando com a importância do café da manhã, temos que mencionar de forma separada que o horário também influencia nos benefícios que traz para o metabolismo.

  • Para evitar a secreção excessiva de hormônios da fome aconselha-se ingerir um café da manhã saudável dentro da primeira hora depois de acordar.
  • Ultrapassar este tempo pode reduzir a capacidade do corpo de queimar calorias e transformar as gorduras e açúcares em energia.

5. Escolher um café ruim

Um café inadequado pode afetar o metabolismo

Não podemos negar que o café é uma das bebidas que mais são consumidas nas primeiras horas da manhã.

É energético e ajuda a aliviar a sensação de sono que costumar aparecer nos primeiros momentos do dia.

Além disso, sua ingestão pode afetar o ritmo do metabolismo, principalmente quando são escolhidas apresentações que não são tão saudáveis.

  • O café com açúcar, xaropes ou creme batido, definitivamente é uma má escolha.
  • O melhor é consumi-lo negro, sem nenhum tipo de adição.

6. Sentimento de aborrecimento indo ao trabalho

A falta de tempo, o trânsito e ter dormido mal à noite, podem provocar certo sentimento de aborrecimento antes de chegar ao trabalho.

Os níveis de cortisol aumentam e dão um passo a um episódio de estresse que pode durar todo o dia.

O que alguns ignoram é que este estado emocional interfere no ritmo do metabolismo e pode influenciar  no ganho de peso.

Sua falta de controle impede que os músculos ajudem no processo de decomposição das gorduras, o que aumenta seu acúmulo.

Por isso é importante praticar técnicas de relaxamento e buscar alternativas para evitar ao máximo as situações que o provocam.

Identifica algum destes erros? Se estiver cometendo algum, inclusive se não, tente tomar medidas para evitá-los antes que causem complicações na função do metabolismo.

Saiba que, mesmo que no início pareçam inofensivos, com o passar do tempo, geram um impacto que é notado no bem-estar e no peso.

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