Alimentos baixos em carboidratos: confira 5 deles!

· 18 de março de 2019
Comer saudavelmente não tem que ser um desafio impossível, se soubermos fazer as escolhas alimentares certas. Se optarmos por alimentos com baixo teor de carboidratos, podemos até perder peso

Hoje sabemos que uma dieta baixa em carboidratos favorece a perda de peso mais rapidamente do que uma dieta com baixo teor de gordura. Portanto, é importante que você conheça alimentos com pouco conteúdo de carboidratos, para facilitar a criação de um cardápio saudável.

Ao contrário da crença popular, esses alimentos não são necessariamente desagradáveis ​​ou difíceis de serem incluídos. Geralmente, tudo depende da maneira como você os prepara, e da real intenção de melhorar seus hábitos.

Alimentos baixos em carboidratos

1. Ovos

Você está surpreso que um dos alimentos com baixo teor de carboidratos é o ovo? Não deveria se surpreender, porque sua quantidade de carboidratos é quase zero. Na verdade, a gema do ovo é rica em zeaxantina, luteína e colesterol, por isso ajuda na saúde dos seus olhos.

A recomendação é consumir um ovo todos os dias, ou dois a cada três dias. Ao prepará-los não é necessário evitar a gema, mas sim consumi-lo com uma boa porção de verduras. Apenas certifique-se de não adicionar gordura em excesso, ao cozinhá-lo.

Algumas boas opções são:

  • Omelete de espinafre
  • Ovos mexidos com presunto
  • Ovos à mexicana

Leia também: Não jogue as cascas dos ovos fora nunca mais! Saiba para que elas servem

2. Alimentos baixos em carboidratos: brócolis

Alimentos baixos em carboidratos: brócolis

Você costuma comer alimentos crocantes para satisfazer seus desejos? Neste caso, você deveria saber que uma boa alternativa é o brócolis.

Além de ser um dos alimentos com baixo teor de carboidratos, o sabor é delicioso. O brócolis é um vegetal crucífero, que você pode comer cozido ou cru. Além disso, só tem 6 gramas de carboidratos por xícara.

O brócolis também é rico em:

  • Vitamina C
  • Fibras
  • Vitamina K

O brócolis é uma excelente opção quando você está procurando um jantar leve. Uma ceia completa, deliciosa e muito saudável é a seguinte receita:

Ingredientes

  • 10 talos de brócolis
  • 1 fatia de queijo manchego
  • 1 pitada de sal

Preparação

  • Ferva o brócolis como preferir (cozido no vapor ou fervido) com um pouco de sal.
  • Quando estiver a seu gosto, coloque-o em um prato.
  • Cubra o brócolis com queijo manchego e deixe descansar por 2 minutos, ou até que o queijo derreta.
  • Aproveite seu jantar

Como você pode ver, é uma opção muito rápida e simples. Não tem problema se você não sabe cozinhar, e com certeza você tem o que precisa em sua cozinha.

3. Alimentos baixos em carboidratos: salmão

Outro alimento de baixo carboidrato é este peixe, que está sempre em dietas de emagrecimento: salmão. O salmão é completamente livre de carboidratos, e rico em ácidos graxos ômega 3.

A vantagem de incluí-lo em sua dieta é que você terá pratos bastante completos e satisfatórios. Nossa recomendação é que evite cozinhar o salmão com manteiga, gorduras e frituras. Ao consumir o salmão você obterá quantidades elevadas de vitamina B12, e vitamina D3.

Para obter o maior benefício do salmão, recomendamos consumi-lo acompanhado de uma boa porção de vegetais. Para adicionar um toque de sabor, você pode adicionar especiarias ou ervas finas, mas evite as gorduras extras.

4. Alimentos baixos em carboidratos: soja

Outro alimento com pouco carboidrato é a soja e seus derivados. A quantidade de carboidratos dependerá da apresentação da soja que você consome:

  • 10 gramas de tofu extra firme: 2 gramas de carboidratos.
  • 1 xícara de leite de soja (250 ml): 4 gramas de carboidratos.
  • 1 xícara de soja (175 g): 14 gramas de carboidratos.

Ao comprar soja e seus derivados tente escolher as opções mais naturais e saudáveis. Verifique se os seus ingredientes não incluem excesso de carboidratos. Você pode determinar isso lendo o rótulo e calculando as partes.

Veja também: O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

5. Alimentos baixos em carboidratos: creme de amendoim

Alimentos baixos em carboidratos: creme de amendoim

É complicado lidar com os desejos de algo doce? O que você acha de incluir alimentos que são pobres em carboidratos e que são doces e cremosos? Se gostou da ideia, tenha creme de amendoim à mão.

Este alimento fornece apenas 7 gramas de carboidratos por porção. Quanto à parte mais saudável, você receberá 7 gramas de proteína, e 16 gramas de gorduras saudáveis.

Recomendamos que você inclua este creme no lugar do mel, calda de chocolate, ou xarope de bordo, em suas sobremesas.

O que você acha dessa lista de ingredientes? Temos certeza de que eles são opções deliciosas, práticas, e fáceis de adicionar ao seu menu. Diga-nos quais são os seus favoritos.