Cardápios anticelulite para a dieta diária

6 de agosto de 2019
Combinando alguns alimentos baixos em calorias é possível preparar uma série de receitas anticelulite que ajudarão a combater o acúmulo de gordura e reduzir este incômodo problema.

A nutrição desempenha um papel muito importante na hora de adotar cardápios anticelulite. Por isso, é bom conhecer como criar versões com alimentos que combatem esta condição através da dieta diária.

Além disso, o melhor de tudo é que não é necessário seguir regimes rígidos para começar a ver resultados em pouco tempo. Respeitando as regras de uma dieta saudável pode-se preparar todas as refeições com uma combinação de alimentos saudáveis e balanceados.

Conselhos para preparar cardápios anticelulite

Mulher com celulite

A celulite é um problema estético que se desenvolve pelo acúmulo de tecido adiposo em áreas como os glúteos, quadril e abdômen. Em resumo, caracteriza-se pela formação de grumos ou irregularidades que têm um aspecto similar ao da casca de uma laranja.

É muito frequente nas pessoas com sobrepeso e obesidade, mas também pode afetar qualquer um como consequência de mudanças hormonais, estilo de vida ou genética. Além disso, desenvolve-se quando há dificuldades no sistema linfático e retenção de líquidos.

Felizmente, hoje em dia existem muitos tratamentos para combatê-la e reduzir sua aparência. Além disso, existem alguns cardápios anticelulite que favorecem a desintoxicação do organismo para eliminar os líquidos que pioram o problema.

Em que consistem? O quão seguros são? Ainda que existam alternativas muito hipocalóricas e restritivas, hoje proporemos algumas opções equilibradas, de acordo com as necessidades do corpo. Mas antes, veja alguns conselhos a serem considerados na dieta:

  • Aumentar o consumo de água e líquidos saudáveis para estimular a diurese e o processo digestivo.
  • Consumir alimentos ricos em fibra para combater a prisão de ventre.
  • Usar métodos de cozimento como a grelhado ou ao vapor, ao invés de frituras e similares.
  • Adicionar no cardápio alimentos diuréticos como a alcachofra, o aipo, o abacaxi e os cítricos.
  • Limitar o consumo de carnes embutidas, açúcares e farinhas refinadas.
  • Consumir ervas e especiarias.
  • Consumir fontes de gorduras saudáveis como o abacate, frutos secos e peixes gordurosos.
  • Comer carnes magras e limitar as carnes vermelhas.
  • Optar pelos lácteos desnatados.
  • Ingerir claras de ovo.
  • Evitar o sal e os alimentos que contêm muito sódio.

Leia este artigo: A importância de consultar um especialista antes de iniciar uma dieta

Cardápios anticelulite

Salada anticelulite

Se decidiu dar adeus à celulite, nada melhor do que apoiar seu tratamento com alguns cardápios anticelulite. Os exemplos que compartilharemos a seguir podem ser variados de acordo com seus gostos, mas observando sempre as recomendações anteriores.

Ademais, não se deve adotar os mesmos modelos toda semana, pois a ideia é manter uma alimentação balanceada e variada. Assim, as seguintes sugestões devem ser tomadas como um guia para criar cada prato.

Café da manhã

  • Copo de suco de laranja, duas torradas de pão integral (pode-se untar cada uma com meia colher de pasta de amendoim, 2,5 gramas aproximadamente).
  • Omelete com vegetais, torrada integral e leite de aveia.
  • Copo de suco de toranja, pão torrado integral com geleia light e omelete com vegetais.
  • Infusão a gosto, torrada de pão integral com tomate e requeijão.
  • Sanduíche de vegetais e ovo e copo de suco de laranja.

Não deixe de ler ademais: 7 maneiras de beber mais água

Lanche da manhã

  • Iogurte natural com uma colher de sementes de chia.
  • Suco de vegetais verdes.
  • Salada de frutas.
  • Mingau de aveia com frutos vermelhos.
  • Copo de leite vegetal.

Almoço

  • Salada de espinafre fresco com brotos de soja, porção de peito de peru e tomates cereja no vinagre.
  • Macarrão cabelo-de-anjo integral com cubos de frango e vegetais.
  • Salada com alface, cenoura e tomate, uma porção de atum ao natural e arroz integral.
  • Caldo de verduras, uma porção de peixe ao forno e salada mista.
  • Peixe com limão e verduras salteadas no azeite de oliva.

Lanche da tarde

  • Tigela com iogurte natural, morangos picados e sementes de chia.
  • Suco de abacaxi e leite de coco.
  • Palitos de cenoura e aipo.
  • Rodelas de abacaxi ou melão.
  • Infusão de ervas e biscoitos integrais.

Opções de cardápios anticelulite para o jantar

  • Purê de verduras sem batata e uma porção de peito de frango assado.
  • Grelhado de verduras e uma porção de peixe branco assado.
  • Gaspacho de tomate e cubinhos de peito de peru.
  • Alcachofras assadas rociadas com azeite de oliva e um peito de frango.
  • Salada de vegetais verdes e uma porção de atum natural.

Nota: Ademais, não esqueça de consumir água ao longo do dia. Dessa maneira, tente tomar entre 6 a 8 copos para garantir uma hidratação adequada.

Recomendação final

Mulher pfazendo exercícios anticelulite

Além de provar os cardápios anticelulite, adote uma rotina de exercício contra a celulite. Em suma, tanto as atividades cardiovasculares como os exercícios localizados e de força podem ajudar a reduzir de forma notável este problema.

Nesse sentido, sua prática habitual combate a flacidez e reduz a formação de nódulos de gordura. Além disso, reativa a circulação sanguínea e melhora a saúde da pele.

  • C Marques, N & Soares, Juliana & Guadanhim, Lilia & Sternberg, F & , Fa & R Picosse, F & Samira, Yarak & Bagatin, Ediléia. (2016). Does A Controlled Diet Improve Cellulite?: International journal of Nutrition. 2. 25. 10.14302/issn.2379-7835.ijn-16-986.
  • Moreno, S. (s/f). Dieta anticelulitis: pequeños sacrificios, grandes resultados. Salud Medicinas.com.mx [Documento en línea] Disponible en: https://docplayer.es/43535368-Dieta-anticelulitis-pequenos-sacrificios-grandes-resultados.html