A importância de consultar um especialista para iniciar uma dieta

Antes de iniciar uma dieta, é essencial visitar um nutricionista para avaliar seu estado de saúde e hábitos de vida. Levando tais aspectos em consideração, você poderá escolher uma dieta balanceada e segura.
A importância de consultar um especialista para iniciar uma dieta

Última atualização: 27 Fevereiro, 2021

A maioria das pessoas decide iniciar uma dieta sem primeiro consultar um especialista graças à facilidade de acesso às recomendações. É verdade que muitas dicas gerais podem ser úteis, porém é de grande importância avaliar cada caso, visto que devem ser considerados a idade, o peso e o estado de saúde da pessoa.

Ignorar esses aspectos pode causar efeitos contraproducentes ao modificar a dieta. Na verdade, a razão pela qual muitos não conseguem melhorar sua dieta é porque não levam em consideração a forma como o corpo funciona.

Você está prestes a iniciar uma dieta? Se você não pensou em visitar seu médico antes de fazê-lo, descubra vários motivos pelos quais isso é necessário.

Por que é importante consultar um especialista antes de começar uma dieta?

Sempre é recomendável visitar um nutricionista periodicamente para planejar uma dieta apropriada. Esse especialista tem os conhecimentos necessários para avaliar como deve ser a dieta de acordo com as exigências de cada organismo.

Como explica a Academia de Nutricionistas e Dietistas, qualquer pessoa pode acreditar que é nutricionista, mas apenas um nutricionista certificado concluiu vários estágios de ensino e passou em exames rigorosos.

O organismo pode se alterar

É bom consultar um especialista para saber como fazer uma dieta sem efeitos adversos

Toda mudança na alimentação pode trazer consigo uma série de alterações no organismo, principalmente quando se trata de uma dieta baixa em calorias. Como resultado, surgem alguns sintomas e problemas de saúde que reduzem a qualidade de vida, tais como:

  • Fadiga muscular.
  • Sonolência e cansaço.
  • Hipotensão arterial.
  • Hipoglicemia.
  • Obstipação e diarreia.
  • Distensão abdominal.
  • Tontura.
  • Efeito rebote.
  • Doenças crônicas.

Cada corpo tem suas próprias necessidades

Seja porque uma pessoa deseja emagrecer ou tem uma determinada doença, cada tipo de dieta deve ser personalizado, e deve-se consultar um especialista. Uma nutrição adequada é obtida quando se consideram os diversos parâmetros pessoais e as patologias distintas de cada pessoa.

Todas as dietas generalizadas, embora combinem alimentos balanceados, não levam em conta o peso, a idade, a altura e o estilo de vida de cada pessoa. Por isso, algumas pessoas até conseguem obter bons resultados, mas outras ficam frustradas ou doentes.

Podem existir deficiências nutricionais

É bom consultar um especialista para evitar adoecer com as dietas

As dietas “milagrosas” comumente compartilhadas quase sempre produzem deficiências nutricionais e efeitos colaterais prejudiciais à saúdeOs nutricionistas não recomendam esses planos porque não dão bons resultados a médio e longo prazo. Do ponto de vista profissional, eles podem recomendar uma dieta balanceada para alcançar efeitos permanentes e seguros.

Lembre-se que propor uma dieta que não atenda às necessidades nutricionais pode condicionar o desenvolvimento de patologias de médio e longo prazo que agravam a saúde do organismo. Desta forma, as doenças crônicas são promovidas.

Algumas dietas desencadeiam transtornos alimentares

Os médicos e especialistas em nutrição sempre garantam que as dietas de seus pacientes sejam equilibradas e completas. Quando uma pessoa segue um regime extremo, ela corre o risco de desenvolver transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia. Por isso, para identificar a tempo qualquer irregularidade relacionada à dieta, é fundamental consultar um especialista.

Deve-se lembrar que a incidência e a prevalência dessa classe de distúrbios aumentaram dramaticamente nos últimos anos, conforme afirma uma pesquisa publicada na revista Current Problems in Pediatric and Adolescent Health CareA pressão social pode ser um gatilho para o aparecimento dessas patologias, mas também a abordagem de uma alimentação inadequada.

Podem ocorrer reações indesejadas

Iniciar uma dieta sem consultar um especialista aumenta o risco de problemas devido a interações indesejadas de alguns suplementos ou medicamentos com os alimentos.

Se houver tratamentos farmacológicos envolvidos, o médico é o único que pode determinar quais alimentos são seguros para que não haja efeitos colaterais.

É importante conhecer os efeitos das drogas mais comuns e as possíveis interações com os alimentos. Por exemplo, foi demonstrado que o suco de toranja interage negativamente com muitos produtos farmacêuticos, portanto, sua ingestão deve ser restringida sob vários tratamentos médicos.

Ao mesmo tempo, você deve saber que existem nutrientes que interagem entre si. Às vezes positivamente como o ferro e a vitamina C. Outras vezes negativamente, como o mesmo mineral e fitatos ou oxalatos.

Consultar um especialista pode oferecer educação nutricional

É bom consultar um especialista para saber o que comer

O nutricionista, com base nos seus conhecimentos, está apto a ministrar educação nutricional para não cair em rotinas alimentares inadequadas. Ao visitá-lo antes de iniciar uma dieta, ele pode explicar em detalhes por que é aconselhável ou não fazê-lo. Além disso, são responsáveis ​​por mostrar que alimentação saudável não é sinônimo de passar fome ou comer apenas vegetais.

Alguns protocolos, como o jejum intermitente , mostraram-se eficazes na promoção da perda de peso sem afetar os níveis de estresse ou apetite.

Além disso, o nutricionista pode ser um grande suporte emocional para realizar uma dieta alimentar, pois, em primeiro lugar, ele nos dá a confiança de saber que estamos dando os passos corretos, sob orientação profissional.

Por outro lado, o nutricionista pode relatar adequadamente os avanços e os resultados de uma dieta alimentar, o que é um grande incentivo para continuar.

Peça a um nutricionista para recomendar uma dieta

Você está fazendo uma dieta alimentar sem a supervisão de um profissional? Cuidado! Por mais seguro que possa parecer, pode causar consequências indesejáveis ​​se não for adequado para você.

Pode interessar a você...
5 dietas da moda que colocam a saúde em risco
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 dietas da moda que colocam a saúde em risco

Quais são as dietas da moda? Por que devemos evitá-las? Neste artigo compilamos 5 tipo de dietas que podem ser prejudiciais para a saúde.



  • Santos HO., Macedo RC., Impact of intermittent fasting on the lipid profile: assessment associated with diet and weight loss. Clin Nutr ESPEN, 2018. 24: 14-21.
  • Castillo M., Weiselberg E., Bulimia nervosa/purging disorder. Curr Probl Pediatr Adolesc Health Care, 2017. 47 (4): 85-94.