5 benefícios do alecrim para o cabelo

Você sabia que, além de minimizar a produção de óleo, o alecrim também é muito eficaz na eliminação da caspa e na promoção do crescimento do cabelo?

Você já conhece os benefícios do alecrim para o cabelo? Esta é uma das plantas medicinais que, desde tempos antigos, faz parte do catálogo de produtos de beleza natural para todas as mulheres.

Destaca-se pelo alto teor de nutrientes essenciais, incluindo uma alta concentração de compostos antioxidantes que, tanto na pele quanto no cabelo, conferem benefícios importantes.

No que tem a ver com a saúde do cabelo, foi destacado pela ação antiqueda e revitalizante de seus extratos, o que é ideal para resolver os problemas que fazem o cabelo parecer opaco e sem vida.

A melhor parte disso é que, embora seja parte de muitos produtos convencionais, seu uso em seu estado natural continua como um tratamento alternativo.

Considerando que muitos ainda não experimentaram, a seguir queremos compartilhar em detalhes seus 5 principais benefícios e uma maneira de usá-lo.

Não perca!

Benefícios do alecrim para o cabelo

Mulher penteando o cabelo molhado

1. Favorece o crescimento do cabelo

Uma das principais propriedades do alecrim para a saúde do cabelo é a capacidade de interromper a queda e estimular o crescimento saudável.

Esta planta contém concentrações importantes de vitaminas B e C, além de minerais essenciais que, uma vez assimilados no couro cabeludo, contribuem para manter o cabelo volumoso.

  • Seus extratos ativam a irrigação capilar e melhoram a circulação na área para conseguir uma nutrição adequada dos folículos capilares.
  • Ele ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no couro cabeludo e diminui o enfraquecimento dos fios.
  • Sua aplicação regular deixa o cabelo visivelmente abundante e sedoso.

2. Minimiza a aparição dos fios grisalhos

Embora não seja tão potente quanto uma tintura comercial, os extratos desta planta servem como aliados para diminuir a aparição dos cabelos grisalhos.

Seus altos níveis de ácido cafeico e ácido rosmarínico atuam como corantes capilares naturais, minimizando a aparição do cabelo cinza ou branco.

  • Sua aplicação direta estimula a atividade dos melanócitos, células que são responsáveis ​​pela pigmentação dos cabelos.
  • Seu efeito antioxidante inibe o impacto negativo dos radicais livres, partículas que aceleram o processo de envelhecimento capilar.

3. Luta contra a caspa

Cabelo com caspa

Os desequilíbrios sofridos pelo pH do couro cabeludo pelo crescimento de alguns fungos são a razão pela qual a caspa aparece.

Seus sintomas incluem uma sensação incômoda de coceira e descamação que, sem tratamento, pode durar meses.

Felizmente, graças ao seu poder adstringente e antifúngico, os extratos lançados pelo alecrim servem como uma solução natural para eliminar esse problema.

  • Seus compostos penetram facilmente nas raízes do cabelo e eliminam as escamas brancas irritantes que caracterizam esta condição.
  • Sua ação anti-inflamatória acalma a irritação e controla a coceira e a vermelhidão.

4. Elimina o excesso de óleo

Alterações na atividade das glândulas sebáceas dos cabelos podem ser um grande problema quando os resíduos de sebo são retidos no couro cabeludo.

O alecrim, sendo um ingrediente adstringente, ajuda a reduzir a produção de óleo para manter as raízes frescas e hidratadas.

  • Isso evita a obstrução dos folículos pilosos e permite que a oxigenação correta seja restaurada.
  • Limpa profundamente as raízes e dá ao cabelo uma aparência brilhante e limpa.

5. É um condicionador natural

Cabelos bonitos e saudáveis

Os nutrientes contidos nesta planta funcionam de forma benéfica quando o cabelo está maltratado e com aparência seca e sem vida.

Como os condicionadores comerciais fazem, seus extratos regeneram os fios e deixam uma aparência sedosa e hidratada.

  • Sua aplicação em loção evita quebras e o ressecamento.
  • No entanto, também é conveniente prepará-lo com outros ingredientes para aumentar seus efeitos.

Loção caseira para aproveitar os benefícios do alecrim para o cabelo

Loção de alecrim para o cabelo

Embora existam várias receitas para tirar proveito das propriedades do alecrim, a seguir propomos uma loção simples que pode ser facilmente incluída na rotina de beleza.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 3 colheres de sopa de alecrim (45 g)

Preparação

  • Despeje as xícaras de água em uma panela e leve para ferver.
  • Quando ferver, adicione o alecrim, reduza o calor e deixe por mais 5 minutos.
  • Desligue o fogo, cubra e aguarde até que esteja pronto para uso.

Modo de aplicação

  • Coe a infusão, despeje-a em uma garrafa com spray e aplique-a por todo o cabelo e couro cabeludo.
  • Sugerimos separar o cabelo em várias mechas para facilitar seu uso

Você já experimentou embelezar seu cabelo com esta erva? Agora que você conhece os benefícios do alecrim para o cabelo, comece a usá-lo em tratamentos naturais como uma alternativa aos produtos convencionais caros.

Recomendados para você