7 motivos para tomar café em moderação

· 28 de setembro de 2013
O hábito de tomar café teve uma má reputação por anos, mas seus benefícios para a saúde são razões suficientes para manter esta bebida em nossas vidas.

Apesar de ter tido má reputação durante anos, tomar café, desde que em moderação, traz benefícios significativos para nossa saúde

A seguir, apresentaremos sete razões para continuar tomando café.

Benefícios de tomar café

1. Quem toma café pode viver por mais tempo.

Segundo estudos, homens que informaram beber duas xícaras de café por dia eram 10% menos propensos a morrer jovens em comparação com aqueles que não bebiam café, enquanto as mulheres que beberam a mesma quantidade eram 13% menos propensas a morrerem jovens.

2. Os que consomem café têm menor probabilidade de desenvolver diabetes.

tomar café evita diabetes

Mais de 15 estudos publicados relacionaram o consumo de café com a prevenção da diabetes do tipo 2. Descobriu-se que pessoas que bebiam 6-7 xícaras de café por dia tinham chances 35% menores de apresentar diabetes tipo 2.

Porém, é preciso cuidado, já que a maioria dos estudos também indica que consumir muito café diariamente pode se converter em uma prática totalmente prejudicial. Ou seja, a moderação é bem vinda nesse caso.

Também recomendamos: Como o açúcar afeta o seu organismo? Tudo o que você precisa saber

3. O café pode combater ao câncer.

Aos amantes do café temos uma boa notícia. Pessoas que consomem café regularmente e moderadamente são menos suscetíveis a apresentar certos tipos de câncer. Não há uma relação de causa e efeito, porém, o consumo de café foi relacionado com a menor incidência de canceres como o de próstata, oral e de mama, assim como a cirrose hepática.

Benefícios de tomar café

4. Tomar café ajuda a diminuir o risco de sofrer mal de Parkinson.

Não só ajuda a diminuir os sintomas de doenças, como também pode diminuir a probabilidade de desenvolvê-la. O motivo parece ser a cafeína. Surpreendentemente, já em 1968 estudos demonstravam uma associação entre a diminuição dos fatores de risco da doença de Parkinson e o consumo de café.

5 – O café pode prevenir o desenvolvimento de anemia e Alzheimer.

Sabemos que o café aguça nossas mentes a curto prazo. Entretanto, somente nos últimos 10 anos é que foi provado que ele pode ter o mesmo efeito a longo prazo. Inclusive ele pode prevenir o desenvolvimento de demência, um mal que afeta a 36 milhões de pessoas em todo o mundo.

Também recomendamos: Os 5 melhores leites vegetais

6 – O café pode combater doenças cardíacas e o acidente cerebrovascular.

O café tem sido relacionado também ao menor risco de transtornos do ritmo cardíaco, que causa ataques cardíacos e derrames cerebrais, assim como acidentes cerebrovasculares em mulheres.

Em um estudo os membros de um plano de saúde que relataram beber de uma a três xícara de café por dia tiveram 20% menos de probabilidades de serem hospitalizados por ritmos cardíacos anormais ou arritmias do que os que não consumiam café.

Tomar café faz bem para saúde

7 – Tomar café é importante pois ele é rico em antioxidantes.

Os investigadores sabem que o consumo de café conduz a um aumento dos antioxidantes no corpo. Quando os antioxidantes estão presentes na corrente sanguínea, tendem a fortalecer o sistema imunológico e combater as doenças.

Sem dúvida, depois de descobrir que o café também possui propriedades benéficas a saúde, o receio em consumi-lo será menor, assim como a moderação para aqueles que se reconhecem viciados se tornará mais importante.