5 chaves para reconhecer um infarto ou ataque cardíaco

· 20 de janeiro de 2018
Dado o elevado número de casos de ataque cardíaco, devemos estar vigilantes e bem informados sempre.

Entre as coisas que devemos saber, não só para a nossa saúde, mas também para a dos outros, é como reconhecer um infarto ou ataque cardíaco. Com algumas chaves, podemos evitar que uma situação desfavorável se torne complicada. Você deve agir rapidamente.

A origem dos infartos é simples de explicar: quando um coágulo é capaz de bloquear o fluxo sanguíneo através das artérias, é difícil atingir o coração, o que impede seu funcionamento e bombeamento para o resto do corpo.

Infelizmente, os ataques cardíacos têm uma taxa de incidentes considerável. Por exemplo, na Europa, a Espanha tem o infarto do coração em primeiro lugar como causa de mortes ao ano. Na verdade, em 2015, mais de 420 mil pessoas morreram por ataques cardíacos, o que representa cerca de 6% de aumento em relação ao ano anterior.

Como reconhecer um infarto

Antes que eles ocorram, os ataques cardíacos e infartos enviam sinais para o corpo por um curto período de tempo. Portanto, se soubermos como reconhecê-los, podemos ajudar a pessoa ou solicitar assistência médica. Saber agir nesta margem de tempo que o organismo nos dá pode ser vital.

Estes são os principais sintomas aos quais você deve estar atento para reconhecer um infarto:

Homem tendo infarto

  1. Ao passar por uma dessas situações, o primeiro passo é revelado com dor na parte de trás do esterno, a área retrosternal. O desconforto começa a se manifestar em um dos braços, principalmente o esquerdo, estendendo-se até o pescoço, durante aproximadamente 40 minutos.
  2. Com isso, adicionado à agitação e à preocupação natural com o que é vivido, as palpitações aumentam e a dificuldade de respirar piora.
  3. As náuseas também estão incluídas nos sintomas. Atenção, não é sempre que a pessoa sente náuseas que ela deve estar diretamente relacionada a um ataque cardíaco. Normalmente, as náuseas se manifestam após o primeiro passo. A pessoa afetada pode vomitar como uma reação subsequente.
  4. O corpo pode ir de um extremo a outro com a temperatura. Isso varia de acordo com a pessoa. Alguns podem chegar ao ponto de suar frio, enquanto outros chegam a sentir que a temperatura corporal aumentou de repente.
  5. A ansiedade também está presente. Sabemos que é um caso que coloca a vida em risco, mas o mais aconselhável é procurar ajuda rapidamente, porque sua própria preocupação pode piorar a situação.

Uma vida sem maus hábitos

A falta de disciplina, em certos aspectos da vida, cobra muito caro ao organismo, levando a situações em que coloca a saúde em risco. Diante desse cenário, recomenda-se evitar os seguintes hábitos:

1. Abuso de tabaco

Pessoa segurando cigarro e isqueiro

O consumo de tabaco aumenta as chances de sofrer um infarto do miocárdio. Este é um dos principais elementos que engloba a lista de mortes por doenças cardiovasculares.

Quando uma pessoa fuma, a capacidade de respirar diminui consideravelmente e, antes de um ataque cardíaco, pode causar consequências graves e até mesmo fatais.

2. Excesso de estresse

O estresse é um mal comum. Os ritmos rápidos de trabalho e da vida que hoje dirigem o mundo nos levaram a ter pouco tempo para descansar. Leve as coisas lentamente, concentre-se na resolução de problemas e não se deixe “afogar” neles.

Recomenda-se a cada pessoa, como primeiro passo para lidar com o estresse, aprender a separar a vida profissional da vida pessoal.

As técnicas de respiração, mindfulness e outras ferramentas podem ajudar a pessoa a se situar no presente, nos aspectos que podem ser resolvidos, e não se preocupar tanto com o futuro.

3. Gorduras

Gorduras saturadas

Mantenha uma dieta saudável. Por mais que você goste de comida gordurosa e alimentos fritos, gradualmente isso terá um impacto negativo em seu corpo. Lembre-se de que muitos dos problemas cardíacos são causados ​​pela má alimentação.

Não deixe que seus níveis de colesterol ruim aumentem e isso ameace a sua vida. Nós não estamos pedindo para você deixar de comer certos alimentos, mas apenas que controle o que você come e coma coisas pouco saudáveis apenas de vez em quando.

4. Álcool

As bebidas alcoólicas são prejudiciais quando o consumo é elevado e frequente. Na verdade, elas contribuem para o excesso de peso, o que aumenta a probabilidade de que o coração seja afetado. Se você for beber álcool, faça isso de forma moderada. Não dê motivos para o seu corpo ser prejudicado.

5. Falta de atividade física

Mulher descansando após atividade física

Assim como a agitação constante e a falta de descanso nos afetam, o outro extremo também não ajuda. As pessoas sedentárias, que pouco fazem a favor da circulação do sangue, começam a sofrer vários desconfortos corporais como resultado de sua inatividade.

Para evitar um ataque cardíaco não é preciso recorrer a medidas extraordinárias, a chave é levar um estilo de vida tão saudável quanto possível, evitar excessos de todos os tipos e, acima de tudo, ter em mente que saber como gerenciar nossas emoções pode nos beneficiar bastante.

Agora que você já sabe como reconhecer um infarto e o que pode fazer para preveni-lo, esperamos que inclua estes hábitos em seu dia a dia para viver de forma mais saudável.