Primeiros socorros

Aprenda a tratar queimaduras leves, a reagir diante de um sufocamento, descubra quais passos seguir para fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP), como fazer um curativo e como reagir em casos de epilepsia, infarto, etc. Aprender os primeiros socorros básicos pode nos ajudar a salvar a vida daqueles que mais amamos.

Primeiros socorros de um AVC

Um acidente cerebrovascular (AVC) se deve a uma hemorragia no cérebro, ou pode ocorrer, ademais, quando o fluxo sanguíneo não circula de forma adequada até o órgão. Por conseguinte, ao longo de alguns minutos, o cérebro começa a falhar porque os…

Como tratar uma ferida infeccionada

Todo mundo, em algum momento, sofreu com uma ferida infeccionada. Por não dar-lhe a devida atenção e limpá-la adequadamente algumas bactérias podem impedir a cicatrização da ferida, aumentando o risco de cicatrizes e complicações. Embora a infecção de uma ferida…

Bandagens: tudo o que precisa saber

As bandagens, ou curativos, constituem um procedimento que se baseia em envolver uma parte do corpo que está lesionada. Para isso, costumam ser utilizados gazes, tecidos, ataduras ou outros materiais. Além disso, a lesão pode ser desde algo muscular, como uma…

Concussão em crianças

A concussão em crianças é causada por um traumatismo ou golpe na cabeça, que resulta em um movimento rápido e violento da frente para trás, fazendo com que o cérebro bata contra o crânio.  Sintomas da concussão em crianças Os…

Medir as pulsações: como fazer isso?

Medir as pulsações é um procedimento muito útil que nos permite conhecer o ritmo do coração e nos orienta sobre a regularidade de sua frequência. É uma medida muito simples que nos fornece informações básicas sobre o nosso funcionamento cardiovascular.…

Como as feridas são classificadas

Nem todas as feridas são iguais e, portanto, não têm o mesmo tratamento. Portanto, a classificação das feridas nos ajudará a identificá-las. Assim, poderemos tratar cada uma da maneira mais adequada para evitar possíveis infecções que atrasarão sua cicatrização. Há…

O uso de tubos endotraqueais

Os tubos endotraqueais tendem a ser inseridos através da boca ou nariz para garantir que as vias aéreas fiquem abertas, e que o paciente possa respirar adequadamente. São usados geralmente quando se aplica em um paciente uma anestesia geral, se…

Indução em sequência rápida

A indução em sequência rápida é a intubação orotraqueal e geralmente é utilizada em casos de urgência. Entretanto, para que seja efetiva é necessário seguir uma série de passos em uma determinada ordem. Se esses passos forem pulados podem pôr…

Feridas nas mãos e dedos das crianças

Há uma representação gráfica da sensibilidade do organismo chamado homúnculo de Penfield, descrito pela primeira vez pelo Dr. Penfield, um neurocirurgião que adquiriu grande fama em meados do século XX por seu trabalho nas áreas do cérebro. Se olharmos para…

Tratamento da hemorragia pós-parto

A hemorragia pós-parto acarreta riscos importantes para as mulheres. Além disso, continua sendo uma das principais complicações pós-parto em todo o mundo. Quais são suas causas? Como é tratada? Nesta oportunidade, queremos revisar os aspectos mais importantes desse problema.

Como reanimar um bebê?

As técnicas para reanimar um bebê respondem a situações nas quais ninguém quer estar envolvido, muito menos com um filho. Mas, sem dúvidas, saber como aplicar estes procedimentos pode fazer a diferença entre a vida e a morte.