Professora salva a vida de aluno que estava se engasgando em sala de aula

Veja a rápida reação de uma professora americana ao ver seu aluno engasgando em sala de aula.
Professora salva a vida de aluno que estava se engasgando em sala de aula

Última atualização: 22 abril, 2022

A professora Janiece Jenkings teve uma reação rápida e eficiente na escola onde trabalha quando um de seus alunos estava se engasgando com uma tampa de garrafa.

O caso ocorreu na Escola Orange Community Charter, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Janiece é professora da 3ª série do ensino fundamental, ou seja, de crianças com aproximadamente 8 anos.

O vídeo que mostra o momento foi compartilhado pela própria instituição de ensino. Nele, é possível ver a professora em sua mesa, quando a criança chega correndo até ela, desesperada. De acordo com a escola, o garoto havia tentado abrir uma garrafa usando a boca e acabou com a tampa presa em sua faringe.

Ao perceber que o aluno estava engasgando, Janiece realizou prontamente a manobra de Heimlich.

Essa técnica é um conhecido procedimento de primeiros socorros, muito útil para situações de asfixia provocada por objetos presos nas vias respiratórias, que impedem a pessoa de respirar.

“Eu realmente não pensei, apenas agi. Vi que ele precisava de ajuda e entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava muito pálido e ele tinha um olhar de desespero no rosto”, comenta Janiece.

Felizmente a professora tinha feito um curso de RCP (reanimação cardiorrespiratória), que foi bastante útil para ajudar seu aluno.

Assim que o momento de tensão passou e a criança estava segura, a professora levou seu aluno até a enfermaria para garantir que nenhum dano tinha sido provocado. Janiece disse que apenas se sente agradecida por tudo ter ficado bem.

“Minhas emoções tomaram conta de mim, pensando em retrospectiva no que poderia ter acontecido. Graças a Deus, consegui fazer o que fiz. Essa foi a primeira vez que executei a manobra (de Heimlich), na verdade. Fico feliz que tenha funcionado”, ela comenta.

This might interest you...
Engasgo em crianças: o que fazer e como prevenir?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Engasgo em crianças: o que fazer e como prevenir?

O engasgo em crianças é um acidente comum que pode levar à morte. Portanto, é preciso tomar medidas para evitá-lo. Saiba o que fazer neste artigo.