Parada cardiorrespiratória (PCR): tudo que você precisa saber

Diante de uma parada cardiorrespiratória, é essencial agir rapidamente e iniciar a reanimação cardiopulmonar o mais rápido possível.
Parada cardiorrespiratória (PCR): tudo que você precisa saber
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 27 maio, 2022

A parada cardiorrespiratória, ou PCR, é uma situação em que a respiração e a circulação sanguínea de uma pessoa param subitamente. É um momento crítico que coloca a vida do paciente em risco.

O oxigênio, como sabemos, é a molécula essencial para a vida. Nossas células o utilizam como ‘combustível’ para obter energia e desempenhar suas funções. Quando ocorre uma parada cardiorrespiratória, o oxigênio não pode alcançar todas as partes do corpo.

Portanto, se essa situação continuar, os tecidos começam a ser danificados. No entanto, a parada cardiorrespiratória é uma situação potencialmente reversível. Isso significa que, se você agir rapidamente, poderá salvar a vida daquele que a sofre. A seguir, explicaremos mais detalhes.

O que é uma parada cardiorrespiratória?

A parada cardiorrespiratória, como mencionado, consiste em uma interrupção abrupta da atividade cardíaca e da respiração. Embora possa ter causas diferentes, na maioria das vezes ocorre devido a uma alteração elétrica do coração.

É uma situação de emergência e potencialmente reversível, como indicamos. Se não for tratada imediatamente, a parada cardiorrespiratória leva à morte do paciente. No entanto, se pudermos agir rapidamente, isso não necessariamente irá acontecer.

Parada cardiorrespiratória

A ideia é manter o fluxo de oxigênio para os tecidos até que o coração seja “reativado”. O problema é que, para que o coração volte a funcionar, você precisa usar um desfibrilador. Este é um instrumento que permite que a atividade elétrica do coração retorne ao normal.

Isso é um problema, pois 80% das paradas cardíacas ocorrem fora de hospitais ou centros de saúde. Além disso, poucas pessoas sabem o que fazer diante dessa situação. A seguir, explicaremos como agir.

Como lidar com uma parada cardiorrespiratória?

Diante de uma parada cardiorrespiratória, é preciso recorrer a um conjunto de medidas chamado suporte básico de vida. Consiste em substituir as funções respiratórias e circulatórias da pessoa afetada. Em outras palavras, mantenha o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea, pelo menos até a chegada dos serviços de emergência.

Uma pessoa que sofreu uma parada cardiorrespiratória ficará inconsciente, sem pulso e sem respiraçãoDevemos tentar colocá-la em um ambiente seguro e estimulá-la para ver se ela recupera a consciência. Além disso, você deve entrar em contato com os serviços de saúde imediatamente.

Idealmente, antes do início da reanimação, deve haver pelo menos duas pessoas presentes. Um deles deve estar encarregado da reanimação e o outro de falar com o pessoal de saúde para seguir suas instruções.

Para reviver completamente essa pessoa, precisaremos de um desfibriladorEm muitos locais públicos, existem desfibriladores semiautomáticos. Provavelmente, enquanto espera uma ambulância, você pode tentar acessar e usar um deles.

Primeiros socorros diante de uma parada cardiorrespiratória
O uso do desfibrilador é o passo fundamental para a reanimação de uma pessoa em parada cardíaca.

Você também pode se interessar: As partes do coração e suas funções

Reanimação cardiopulmonar

Enquanto os serviços de saúde chegam, a reanimação deve ser iniciadaPrimeiro, você deve deitar a pessoa de barriga para cima e empurrar sutilmente a cabeça dela para trás. Com uma mão, segure a testa e, com a outra, o queixo, para manter as vias aéreas abertas.

Feito isso, devemos fazer compressões no peito da pessoa. Fique em cima dela e, com os braços estendidos, coloque as mãos no centro do peito da pessoa. Será preciso  executar 30 compressões rítmicas com força.

Nesse momento, inspire sobre a boca da pessoa inconsciente e, em seguida, sopre o ar com forçaO protocolo indica realizar duas ventilações e continuar com as compressões. É um mecanismo simples, mas requer força e ritmo; portanto, o ideal é que alguém alivie o ressuscitador e continue enquanto o primeiro descansa.

Devemos nos lembrar de que, ao fazer a reanimação corretamente, podemos salvar a vida dessa pessoa. Existem muitos cursos e maneiras de aprender esse tipo de medida de primeiros socorros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.