As partes do coração e suas funções

4 de maio de 2020
O coração é um órgão muito complexo e essencial para a vida. Em resumo, podemos dizer que consiste em quatro cavidades e válvulas, que permitem que o sangue sempre flua na direção certa.

O coração é um dos órgãos essenciais para a vida e o protagonista do nosso sistema circulatório. É responsável por bombear o sangue oxigenado para atingir todas as áreas do nosso corpo. Embora tenhamos ciência da sua importância, poucos entendem bem as partes do coração e o seu funcionamento.

São muitas as partes do coração. Embora de maneira muito resumida, poderíamos dizer que ele é dividido em quatro cavidades principais: os átrios e os ventrículos. No entanto, existem muitos outros componentes essenciais para que esse órgão desempenhe o seu trabalho.

O coração é quase completamente formado por tecido muscular. Este tecido é o que lhe permite contrair e dilatar, bombeando o sangue constantemente. Neste artigo, explicaremos quais são as partes do coração e como elas funcionam.

Partes do coração: as cavidades

São muitas as partes do coração, mas é importante saber que todas elas agem de maneira coordenada. É isso que permite que o sangue flua na direção certa e com a força necessária.

Primeiro, devemos saber que o coração é um órgão oco. É formado por quatro cavidades, que são dois átrios e dois ventrículos. Além disso, este órgão se divide em uma parte esquerda e uma parte direita.

Isso ocorre porque o átrio esquerdo entra em contato, através da válvula mitral, com o ventrículo esquerdo. Por sua vez, o átrio direito entra em contato com o ventrículo do mesmo lado através da válvula tricúspide.

Funcionamento do coração

Átrio esquerdo

O átrio esquerdo é a cavidade que recebe sangue muito rico em oxigênio. Esse sangue vem do pulmão através das veias pulmonares. O sangue passa para o ventrículo esquerdo através da válvula mitral.

Ventrículo esquerdo

Quando a válvula mitral se abre, o sangue passa para o ventrículo devido à diferença de pressão. Dessa maneira, o ventrículo esquerdo recebe sangue oxigenado, que entra na aorta. Ou seja, quando o ventrículo se contrai, o sangue passa para o arco aórtico e se espalha por todo o corpoNeste ponto, há também a válvula aórtica.

Átrio direito

É outra parte do coração que está na área superior. O átrio direito recebe sangue pobre em oxigênio através da veia cava. Esse sangue passa para o ventrículo direito através da válvula tricúspide.

Ventrículo direito

É a última das cavidades. Permite que o sangue passe para os pulmões através das artérias pulmonares. Ali ocorre a troca gasosa que causa a reoxigenação do sangue.

Leia também: Tronco arterioso: saiba tudo sobre essa doença.

Outras partes do coração: as válvulas

As válvulas são as estruturas que mencionamos, localizadas na entrada e saída das cavidades. Elas permitem que o sangue flua em apenas uma direção. Ou seja, elas possibilitam a passagem do sangue, por exemplo, dos átrios para os ventrículos, e impedem que ele recue nos átrios. São as seguintes:

  • Válvula mitral, no lado esquerdo.
  • Válvula tricúspide, à direita.

Também encontramos válvulas nas artérias pulmonares e na aorta. Sua função é a mesma: impedir que o sangue retorne à cavidade. É assim que o batimento cardíaco se torna eficaz.

Anatomia do coração

Você também pode se interessar: Interpretação dos sopros cardíacos

Quais são as partes menos conhecidas do coração?

Embora as cavidades e as válvulas sejam as partes mais conhecidas do coração, existem outras estruturas fundamentais para esse órgão funcionar. Primeiro, encontramos o nó sinusal.

O nó sinusal é a estrutura que funciona como marcapasso cardíaco. Ou seja, gera impulsos elétricos que serão transformados em movimentos de contração dos músculos do coração.

Por outro lado, encontramos o nódulo atrioventricular. Também é essencial para o batimento cardíaco, pois permite que o impulso gerado no nó sinusal seja transmitido corretamente. O mesmo vale para os fascículos e as fibras de Purkinje.

Conclusão

O coração é um órgão muito complexo e essencial para a vida. Em resumo, podemos dizer que consiste em quatro cavidades e válvulas, que permitem que o sangue sempre flua na direção certa. No entanto, também é importante saber que existem áreas menos conhecidas, como o nó sinusal, que permitem que o impulso elétrico seja produzido e transmitido adequadamente.

Da mesma forma, é essencial saber que existem vasos sanguíneos que entram em contato com cada cavidade. Também não podemos esquecer que as artérias coronárias são responsáveis ​​por levar o suprimento de sangue para o próprio coração.

  • Anatomy and Function of the Heart Valves. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://www.stanfordchildrens.org/es/topic/default?id=anatomyandfunctionoftheheartvalves-90-P06152
  • Anatomía del corazón | Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://hospital.vallhebron.com/es/consejos-de-salud/anatomia-del-corazon
  • Anatomía del corazon – Fundación Española del Corazón. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://fundaciondelcorazon.com/prevencion/como-funciona-el-corazon/mas-detalles.html