Como tratar uma ferida infeccionada

22 de dezembro de 2019
Não sabe como lidar com uma ferida infeccionada? Hoje você descobrirá as etapas que deve sempre seguir quando uma ferida estiver infectada e a melhor maneira de impedir que isso aconteça.

Todo mundo, em algum momento, sofreu com uma ferida infeccionada. Por não dar-lhe a devida atenção e limpá-la adequadamente algumas bactérias podem impedir a cicatrização da ferida, aumentando o risco de cicatrizes e complicações.

Embora a infecção de uma ferida seja comum, precisamos prestar muita atenção a isso. O motivo é que, dependendo das bactérias que infectam a ferida, ela pode colocar em risco a vida do paciente. Por exemplo, as bactérias que causam tétano podem causar complicações médicas significativas para o paciente.

Hoje vamos descobrir como tratar uma ferida infeccionada através de uma série de etapas muito simples, mas essenciais para que a lesão melhore e não piore. Vamos ver quais são essas etapas.

Passos para uma ferida infeccionada

A infecção de uma ferida pode ser tratada de uma forma muito simples. Basta seguir alguns passos muito fáceis de levar a cabo e que impedirão que as bactérias se instalem nela. As pessoas com o sistema imunológico debilitado devem ter um maior cuidado.

É o caso de pacientes com imunossupressores, doenças infecciosas ou diabéticas. Devido a isso, é muito mais frequente que as feridas sejam infectadas, por isso é preciso estar sempre em estado de alerta e implementar o mais rápido possível as etapas que mencionaremos abaixo.

Limpar a ferida

A limpeza da ferida remove detritos que podem causar possíveis infecções.

Para tratar uma ferida infeccionada, o primeiro passo que devemos tomar é limpá-la. A maneira mais fácil de fazer isso é usar sabão e água. Dependendo do tipo de ferida, devemos ter muito cuidado para não nos machucarmos.

Se a ferida não for grave e não houver risco de ficarem pedaços de algodão presos nela, podemos usar este elemento para limpá-la. Caso contrário, seria melhor fazer uso de uma gaze ou um tecido macio.

Uma dica essencial é que você nunca deve raspar a ferida com algodão ou gaze. A maneira correta de limpá-la com este tipo de fibras é dando pequenos toques na ferida.

Você pode estar interessado: Aprenda a preparar um sabão natural para as partes íntimas

Tratamento adequado para uma ferida infeccionada

A aplicação de antissépticos em feridas é o primeiro passo para impedir que ela seja infectada.

Mesmo se lavarmos a ferida com água e sabão, isso não será suficiente. Para tratar a infecção de uma ferida é essencial escolher um tratamento adequado. Se estivermos próximos de alguma farmácia ou centro médico, ali poderão nos dizer qual é o melhor cuidado a ser dado para a nossa situação. No entanto, vamos ver alguns tratamentos que podemos encontrar:

  • Pomada antibiótica: atua contra as bactérias que infectam a pele e, antes de aplicá-la, é necessário limpar a ferida com água e sabão. Este tratamento é indicado para lesões secas.
  • Antissépticos: como Betadine® (iodopovidona) ou clorexidina quando usados na ferida farão com que a infecção seja erradicada e a lesão cicatrize muito mais rapidamente. Deve-se levar em consideração que a povidona é inativada com fluidos biológicos; portanto, se a ferida é recente e emana sangramento, é mais aconselhável o uso de clorexidina.
  • Ataduras: as ataduras ajudam a proteger a ferida e impedir que a infecção aconteça novamente. No entanto, caso venham se aderir à lesão, é melhor deixá-la ao ar livre. Obviamente, mantendo os cuidados mencionados acima.

Algo que devemos ter em mente é que sempre devemos lavar as mãos antes de tratar a ferida, independente de usarmos algodão para limpá-la ou não. Dessa forma, impedimos que as bactérias entrem em contato com ela.

Você pode estar interessado em ler: Conheça 3 plantas maravilhosas para curar e cicatrizar feridas

Antibióticos

Primeiramente, no caso de a infecção da ferida ser grave, é necessário consultar um médico. Saberemos isso se houver uma secreção amarela, se houver uma mudança de cor na ferida, se o inchaço ou a dor aumentarem e se a febre aparecer. É muito provável que o médico prescreva antibióticos orais, que ajudarão a combater as bactérias de maneira mais eficaz. Apesar disso, devemos continuar com os cuidados mencionados acima.

Prevenir infecções

Sem dúvida alguma, a melhor maneira de não ter que lidar com a infecção de uma ferida é prevenindo que esta se contamine. Para isso, devemos lavá-la o mais rapidamente possível para eliminar qualquer areia, poeira ou sujeira que possa colocá-la em risco.

Logo depois disso, deixe secar ao ar livre por cerca de 24 horas e depois cubra com gaze para protegê-la. Tratá-la com água oxigenada e Betadine® é uma maneira muito eficaz de que a cura da ferida se acelere. Se seguirmos estas recomendações evitaremos que qualquer ferida se infecte.

Então, os seus ferimentos costumam infeccionar? Nesse caso, recomendamos que você coloque em prática as dicas acima mencionadas e verifique, através de um exame de sangue, se seu sistema imunológico é forte.