Uma alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso?

Tanto a dieta quanto o exercício contribuem para ter um peso saudável e equilibrado. No entanto, são o único segredo para emagrecer? Damos a resposta.
Uma alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso?

Última atualização: 27 Janeiro, 2021

Você já se perguntou qual é a chave para perder peso sem expor a sua saúde? Embora a perda de peso seja um processo complexo no qual muitos fatores estão envolvidos, está cientificamente comprovado que uma alimentação saudável e a prática de atividade física são decisivas para bons resultados.

De fato, esses hábitos fazem parte do tratamento de pessoas com sobrepeso e obesidade, pois têm um efeito positivo na redução do risco de doenças associadas, como problemas cardiovasculares, diabetes e condições médicas que afetam a qualidade de vida.

Falta de hábitos saudáveis

O sedentarismo e a alimentação inadequada (à base de junk food, alimentos ultraprocessados, doces e produtos industrializados), são inimigos comuns que devem ser combatidos para ter saúde e bem-estar no curto e no longo prazo. Para chegar a isso, a primeira coisa que devemos fazer é conhecer a fundo quais são as nossas necessidades nutricionais, como é nosso estilo de vida, o que pode e não pode ser melhorado, quais estratégias seriam mais adequadas para nós e, claro, quais objetivos pretendemos alcançar com tudo isso.

Para conhecer todos esses dados, você não deve apenas sentar e refletir, mas também consultar o seu médico de família e o nutricionista. Esses profissionais não estão ali apenas para cuidar da doença, mas também para orientar sobre o que é mais saudável para cada pessoa.

Além de saber o que precisamos, o que queremos e como obtê-lo de maneira adequada, devemos ter clareza sobre a importância de sermos coerentes no dia a dia.

Quanto mais coerentes formos com nossos hábitos de vida, mais benefícios podemos obter. Por isso é tão importante não só uma alimentação saudável e fazer exercícios, mas também manter uma boa hidratação, dormir bem, controlar o estresse, encontrar tempo e espaço para o lazer e também seguir as recomendações do médico.

Deixar o sedentarismo para trás e ser consistente em todas as ações que fazemos no dia a dia é grande parte da chave para perder peso, ganhar saúde, bem-estar e, ao mesmo tempo, agregar anos de vida.

alimentação saudável e exercícios físicos
Pessoas fisicamente ativas desfrutam de melhor qualidade e maior expectativa de vida.

Hábitos saudáveis ​​e bem-estar

Um estilo de vida saudável contribuirá para o nosso bem-estar físico e psicológico. O exercício físico melhora o humor, reforça a autoestima e o autocontrole. Tudo isso resulta em uma redução do estresse e da ansiedade. Além disso, promove um melhor controle sobre a alimentação.

No entanto, como concluiu a pesquisa publicada em Progress in Cardiovascular Diseases, os programas de treinamento físico podem promover uma perda moderada de peso. No entanto, deve-se ter em mente que a perda de peso é muito heterogênea em cada indivíduo e, portanto, deve ser complementada com outras abordagens.

Portanto, é essencial adotar um plano alimentar saudável e equilibrado, no qual a ingestão calórica total seja moderada. Nesse sentido, é necessário levar em consideração as necessidades calóricas e nutricionais de cada indivíduo e, portanto, é necessária uma consulta particular com o nutricionista.

Além disso, de acordo com uma investigação publicada no International Journal of Tryptophan Research, o ideal é alcançar um equilíbrio entre hábitos alimentares e atividade física, a fim de alcançar a perda de peso contínua a médio e longo prazo.

Recomendações antes de iniciar uma atividade física regular

Antes de iniciar um plano de exercícios, devemos consultar o médico. Desta forma, você poderá fazer um check-up completo e saber o quão saudável ​​está, além de ajudar a descartar problemas que possam limitar de alguma forma a rotina de exercícios.

Orientações alimentares: a chave para perder peso

alimentação saudável e exercícios físicos

Como já mencionamos, a alimentação é tão importante quanto o exercício quando se trata de perder peso. Além disso, é preciso levar um estilo de vida saudável.

Por esse motivo, é essencial levar em consideração uma série de diretrizes alimentares que permitem manter uma dieta saudável e equilibrada.

Para isso, primeiramente é necessário avaliar as necessidades de cada um com um nutricionista. Além disso, devemos mudar o conceito de dieta, considerando que ela deve se tornar um hábito permanente e não um plano a ser aplicado durante alguns dias. Sabendo disso, em geral, é conveniente:

  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais.
  • Garantir um consumo adequado de proteínas.
  • Ingestão moderada de carboidratos e escolher fontes saudáveis, como grãos integrais.
  • Consumir mais água e bebidas saudáveis.
  • Comer gorduras saudáveis, em porções moderadas.
  • Evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, açúcares e gorduras trans.

Então, por fim, a alimentação saudável e o exercício físico são a chave para perder peso? Não há uma resposta definitiva, mas ambos estão muito relacionados. No entanto, deve-se considerar que cada organismo se comporta de maneira diferente e, portanto, o plano de perda de peso deve ser individualizado.

Pode interessar a você...
Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso

A maneira de evitar que a massa nos engorde é o cozimento, que deve ser al dente, e nos acompanhamentos que usamos, que devem ser vegetais