Uma alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso?

7 de novembro de 2019
Tanto a dieta quanto o exercício contribuem para ter um peso saudável e equilibrado. No entanto, são o único segredo para emagrecer? Damos a resposta.

Você já se perguntou qual é a chave para perder peso sem expor sua saúde? Embora a perda de peso seja um processo complexo no qual muitos fatores estão envolvidos, está cientificamente comprovado que uma alimentação saudável e a prática de atividade física são decisivas para bons resultados.

De fato, esses hábitos fazem parte do tratamento de pessoas com sobrepeso e obesidade, pois têm um efeito positivo na redução do risco de doenças associadas, como problemas cardiovasculares, diabetes e condições médicas que afetam a qualidade de vida.

Falta de hábitos saudáveis

Estilo de vida sedentário e alimentação inadequada são nossos inimigos hoje em dia. Portanto, devemos conhecer nossas necessidades nutricionais e realizar atividade física adequada.

Faça atividade física para perder peso

Pessoas fisicamente ativas desfrutam de melhor qualidade e maior expectativa de vida. Assim, melhorar nosso estilo de vida nos permitirá reduzir fatores de risco. Isso, entre outras coisas, é fundamental para perder peso.

Hábitos saudáveis ​​e bem-estar

Um estilo de vida saudável contribuirá para o nosso bem-estar físico e psicológico. O exercício físico melhora o humor, reforça a autoestima e o autocontrole. Tudo isso resulta em uma redução do estresse e da ansiedade. Além disso, promove um melhor controle sobre a alimentação.

No entanto, como conclui a pesquisa publicada em Progress in Cardiovascular Diseases, os programas de treinamento físico podem promover uma perda moderada de peso. No entanto, deve-se ter em mente que a perda de peso é muito heterogênea em cada indivíduo e, portanto, deve ser complementada com outras abordagens.

Portanto, é essencial adotar um plano alimentar saudável e equilibrado, no qual a ingestão calórica total seja moderada. Nesse sentido, é necessário levar em consideração as necessidades calóricas e nutricionais de cada indivíduo e, portanto, é necessária uma consulta particular com o nutricionista.

Além disso, de acordo com uma investigação publicada no International Journal of Tryptophan Research, o ideal é alcançar um equilíbrio entre hábitos alimentares e atividade física, a fim de alcançar a perda de peso contínua em médio e longo prazo.

Controle a calorias dos alimentos e faça exercícios para perder peso

Recomendações antes de iniciar uma atividade física regular

Antes de iniciar um plano de exercícios, devemos consultar nosso médico. Dessa forma, excluiremos problemas de saúde que podem nos limitar. Especialmente em idades avançadas, esse teste é necessário. Ele revelará o estado do organismo e o tipo de exercício mais recomendado.

Orientações alimentares: a chave para perder peso

Como mencionamos, a alimentação é tão importante quanto o exercício quando se trata de perder peso. Por esse motivo, é essencial levar em consideração uma série de diretrizes alimentares que permitem manter uma dieta saudável e equilibrada.

Para isso, primeiro é necessário avaliar as necessidades de cada um com um nutricionista. Além disso, devemos mudar o conceito de dieta, considerando que ela deve se tornar um hábito permanente e não um plano a ser aplicado durante alguns dias. Sabendo disso, em geral, é conveniente:

  • Aumentar o consumo de frutas e vegetais.
  • Garantir um consumo adequado de proteínas.
  • Ingestão moderada de carboidratos e escolher fontes saudáveis, como grãos integrais.
  • Consumir mais água e bebidas saudáveis.
  • Comer gorduras saudáveis, em porções moderadas.
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, açúcares e gorduras trans ao máximo.

Então, por fim, a alimentação saudável e o exercício físico são a chave para perder peso? Não há resposta definitiva, mas ambos estão muito relacionados. No entanto, deve-se considerar que cada organismo se comporta de maneira diferente e, portanto, o plano de perda de peso deve ser individualizado.

  • Foster-Schubert KE, Alfano CM, Duggan CR, et al. Effect of diet and exercise, alone or combined, on weight and body composition in overweight-to-obese postmenopausal women. Obesity (Silver Spring). 2012;20(8):1628–1638. doi:10.1038/oby.2011.76
  • Chad M. Kerksick,1 Shawn Arent, et. al. “International society of sports nutrition position stand: nutrient timing”, J Int Soc Sports Nutr. 2017; 14: 33.
  • American College of Sports Medicine, Sawka MN, Burke LM, Eichner ER, Maughan RJ, Montain SJ, Stachenfeld NS, “American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement”, Med Sci Sports Exerc. 2007 Feb;39(2):377-90.
  • Gollnick PD, Matoba H., “Role of carbohydrate in exercise”, Clin Sports Med. 1984 Jul;3(3):583-93.