Como repovoar a flora intestinal naturalmente

· 21 de janeiro de 2019
Visto que a flora intestinal é fundamental para nossa saúde e há determinados hábitos que a deterioram, é conveniente incluir em nossa dieta alimentos que nos ajudam a repovoá-la.

A flora intestinal desempenha um papel muito importante em nossos intestinos e na saúde em geral. Isso porque está relacionada com o metabolismo, sistema imunológico, a absorção de vitaminas e minerais ou nosso nível de energia.

Entretanto uma má alimentação ou o uso de antibióticos, dentre outros fatores, danificam a flora de maneira constante.

Neste artigo explicaremos o que é preciso fazer para repovoar sua flora intestinal e ter um interno saudável de maneira natural. Confira.

O que é a flora intestinal?

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A flora intestinal é um conjunto de micro-organismos que começa a se formar no corpo humano logo após o nosso nascimento. Assim que entramos em contato com nosso entorno, a flora vai se proliferando no aparato digestivo de maneira progressiva. Ela é formada por 100 bilhões de bactérias de centenas de espécies diferentes.

Além disso, a flora bacteriana cria um grau de acidez específico no intestino que impede que outros micro-organismos possam se alojar.

O que altera a flora intestinal?

Há muitos fatores que podem alterar ou destruir a flora intestinal como por exemplo:

  • Alimentação acidificante e refinada, rica em açúcares, farinhas brancas, frituras e gorduras saturadas.
  • Temporadas de estresse. O estresse certamente influencia de maneira negativa a nossa saúde. Ao alterar a flora intestinal diminui, por consequência, as defesas naturais do organismo e nos torna vulneráveis a qualquer doença.
  • Determinados tipos de medicamentos como, por exemplo, os antibióticos.
  • Transtornos intestinais frequentes.

A seguir compartilharemos alguns alimentos muito benéficos para repovoar a flora intestinal.

Coma kefir no café da manhã

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Se quisermos melhorar a flora intestinal bacteriana, um dos melhores alimentos para conseguir isso é o kefir, uma receita de leite fermentado que podemos preparar nós mesmos em casa e de maneira bem simples.

Precisaremos apenas do kefir, que é um fungo, e do leite.

  • Ele tem a aparência de nódulos similares ao arroz cozido, que se alimentam da lactose do leite. Neste processo ocorre uma fermentação e ele vai aumentando de tamanho.
  • Podemos comprar o kefir pronto ou conseguir o fungo para fazê-lo e casa, para tê-lo pronto todos os dias.

O melhor momento para tomá-lo é pela manhã, em jejum, ainda que também seja uma excelente opção para o café da tarde.

Existe também o kefir de água, para pessoas que não podem consumir produtos derivados do leite.

Recomendamos também a leitura: Descubra o kefir: uma forma natural de reforçar as defesas!

Complemente com chucrute

O chucrute é uma receita tradicional de couve fermentada com sal, que é consumida em alguns países para acompanhar pratos ou de carne ou peixe e facilitar sua digestão.

Entretanto, por ser um alimento fermentado, é uma excelente fonte de probióticos, que são os que nos permitem repovoar a flora intestinal.

O chucrute é preparado deixando a couve crua cortada fermentar com sal em um pote de vidro, ainda que às vezes também sejam adicionadas algumas especiarias.

É preciso diferenciar o verdadeiro chucrute de alguns que se comercializam hoje em dia. Esses não são fermentados, mas são apenas conservas com álcool, vinagre, sal, açúcar e aditivos. Portanto, não tem a propriedade de melhorar a flora intestinal.

Tempere com água do mar

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A água do mar é um alimento cada vez mais popular por causa de suas surpreendentes propriedades medicinais.

Ao contrário do sal refinado, que contém apenas cloreto de sódio, a água do mar possui 118 minerais nas quantidades que nosso corpo precisa.

Estes nutrientes são absorvidos pelo intestino, regulam o pH do trato digestivo e de todo o organismo e, além disso, equilibram o trânsito intestinal.

Se sofremos de prisão de ventre podemos tomar a água do mar em jejum, misturada com duas partes e meia de água natural. Em casos contrários, podemos usá-la para condimentar as receitas ao invés do sal.

Se quisermos manter suas propriedades intactas deveremos usá-la sempre “crua”. É excelente em todo tipo de sucos de verduras, cremes, molhos, saladas, etc.

Viste este artigo: Benefícios da água do mar

Suplementos

Se você quer repovoar a flora intestinal em poucos dias, logo após ter sofrido com uma doença ou ter tomado medicação, recomendamos que tome um suplemento de flora bacteriana específico.

O mais importante para que seja efetivo é que seja tomado separado da comida, pelo menos uma hora antes. Pode ser justamente depois que você se deitar para dormir ou assim que acordar, em jejum, uma hora antes de tomar o café da manhã.

Existem muitos tipos de suplementos de flora. Certifique-se de optar por um que contenha o máximo de micro-organismos possíveis.

  • OTLES, Semih; CAGINDI, Oz1em. Kefir: a probiotic dairy-composition, nutritional and therapeutic aspects. Pakistan Journal of Nutrition, v. 2, n. 2, p. 54-59, 2003.
  • MARTINS, Roberto; VEIGA-SANTOS, Priscila; CASTILHO, Sarah Gimenes. Fermentação divertida: introdução à ciência através de atividade culinária investigativa. Coleção PROEX Digital (UNESP), 2014.
  • LIU, Je‐Ruei et al. The anti‐allergenic properties of milk kefir and soymilk kefir and their beneficial effects on the intestinal microflora. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 86, n. 15, p. 2527-2533, 2006.