Os benefícios da água do mar

5 de março de 2016
Muitas pessoas gostam de ir à praia, mas poucos conhecem a razão. Hoje falaremos sobre os benefícios da água do mar. Você se surpreenderá!

Podemos experimentar os benefícios da água do mar ao entrar em contato com ela e, inclusive, ao bebê-la. Ela pode aliviar os sintomas de doenças como a artrite e a psoríase. Além disso, também é muito útil para tratar da ansiedade.

Muitas pessoas vão à praia nas férias para relaxar, descansar, entrar em contato com a natureza e tomar sol. No entanto, desconhecem os benefícios da água do mar para a saúde.

Pesquisas sobre a água do mar

Na China, a água do mar já é usada há 4 mil anos. O pioneiro foi o imperador Fu-Shi, conhecido como o pai da medicina marinha. Ele recomendava tomar água do mar, comer algas e sais para recuperar e conservar a saúde.

Recentemente, o pesquisador francês René Quinton descobriu que os componentes da água do mar eram os mesmos das células do corpo humano, sendo muito similar ao plasma do sangue.

Anos depois, juntamente com o Doutor Jarricot, fundou os chamados “dispensários marinhos”. Ali se usava a água do mar para curar diversas doenças como a cólera, tireoide, desnutrição e os problemas de pele. Puderam assim salvar milhares de vidas, principalmente de crianças.

Depois, começaram a envasar a água do mar e a chamaram de “plasma marinho”. Estes dispensários também foram criados em outros países do mundo como Colômbia, Argentina, Espanha, México, Uruguai e África do Sul.

Benefícios agua do mar

 

Leia também: Suco purificador de beterraba e cenoura

Propriedades da água do mar

Em primeiro lugar, podemos dizer que a água do mar tem uma composição própria, ou seja, é diferente da água doce que encontramos em lagos, lagoas e rios.

Propriedades

Ela possui zinco, iodo, potássio e oligoelementos que a transformam em um excelente recurso para o cuidado do nosso corpo em geral. Dentre as principais propriedades da água marinha podemos encontrar o seu efeito antibiótico, ideal para acelerar os processos de cicatrização de feridas.

Por outro lado, boiar ou nadar entre as ondas nos ajuda a relaxar os músculos devido ao iodo, que por sua vez favorece na recuperação de determinadas lesões. Além disso, é ideal nos processos de reabilitação ou pós-operatórios.

Devido ao magnésio na sua composição, diz-se que a água do mar ajuda a combater a ansiedade. Uma terapia recomendada para distúrbios nervosos, depressão e estresse, são as estadias em praias desertas, longe dos centros urbanos. Não existem pesquisas recentes a esse respeito, por isso recomendamos consultar um médico especializado. Dessa forma, ele poderá prescrever o tratamento adequado.

Utilidade

No tratamento de problemas respiratórios e reumáticos

Recomenda-se para pessoas com doenças ou problemas respiratórios respirar a brisa do mar. Além disso, é aconselhável tomar banhos na praia, já que a água salgada favorece os pulmões a eliminarem todas as toxinas, como destaca o estudo publicado em Oto-Rhino-Laryngologia nova. A água do mar é um poderoso remédio contra a tosse com catarro, resfriados e outras doenças mais graves.

Por outro lado, os pacientes com problemas reumáticos, como a artrite ou a artrose, se beneficiam muito com a água do mar, pois as dores intensas que costumam caracterizar estes problemas diminuem. No entanto, não há pesquisas recentes nesse sentido.

Para tratar problemas de fígado

A água do mar serve para tratar problemas no fígado. Ela permite a regeneração das células que foram danificadas devido à cirrose, por exemplo. Nesta doença, muito líquido se acumula no abdômen, parecendo que o paciente está grávido (seja homem ou mulher). Bebendo água do mar é possível eliminar esse excesso de líquido.

Tudo o que acabamos de mencionar está correto, mas na verdade, não existem estudos recentes que apoiem essas informações. Portanto, é necessário consultar um médico para que ele forneça um diagnóstico e prescreva o tratamento adequado para cada caso.

Para tratar doenças de pele

Para as doenças da pele como a psoríase, é recomendável esfregar as partes afetadas com a água do mar. As escamas características vão se desprendendo e caindo sozinha. O mesmo ocorre com o couro cabeludo, onde acumula pele morta e produz muita coceira.

Benefícios da água do mar

Para relaxar

Quando desfrutamos dos passeios pela praia, além de fazermos exercícios e relaxarmos a mente, aproveitamos para conversar com o nosso parceiro ou ver o pôr do sol. As ondas massageiam os nossos pés com água salgada e, ao mesmo tempo, a areia esfolia os nossos calcanhares.

Quem mora perto do mar deve fazer uma terapia pelo menos uma vez por semana. No verão, seria ideal dar um mergulho depois de sair do trabalho e, no inverno, respirar a brisa fresca no calçadão. As duas atividades são muito benéficas para a saúde.

Se você mora longe da praia, não espere as férias, aproveite algum final de semana ou feriado para desfrutar dos benefícios da água do mar.

Benefícios da água do mar

Benefícios da água do mar para tratar a insônia

Para tratar os problemas de insônia, é aconselhável passar o dia na praia, dar um passeio na beira do mar ou simplesmente olhar as ondas durante um tempo, respirando a brisa. Isso relaxa a pessoa automaticamente e proporciona um sono tranquilo à noite.

American Chemical Society. (2006). Chemistry in the community. Nueva York: W.H. Freeman.

Mataix Verdú, J. (2008). Fisiología de la hidratación y nutrición hídrica. Madrid: Coca-Cola España.

Park, Chris. (2007). A dictionary of environment and conservation. Oxford: Oxford UP.

Lagarto Parra, A., & Bernal Sologuren, I. (2002). Utilización terapéutica de las aguas y fangos mineromedicinales. Revista Cubana de Farmacia, 36(1), 62-68.

Kimata, H., Tai, H., & Nakajima, H. (2001). Reduction of allergic skin responses and serum allergen-specific IgE and IgE-inducing cytokines by drinking deep-sea water in patients with allergic rhinitis. Oto-Rhino-Laryngologia Nova, 11(6), 302-303.

Nani, M., Zura, S., Majid, F. A. A., Jaafar, A. B., Mahdzir, A., & Musa, M. N. (2016). Potential health benefits of deep sea water: a review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2016.