Água de linhaça e seus maravilhosos usos para a saúde, o cabelo e a pele

· 18 de novembro de 2015
Além de possuir propriedades gastroprotetoras, a água de linhaça ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos no sangue. Também pode nos ajudar a eliminar a acne, graças à sua ação antibacteriana.

As sementes de linhaça são bem conhecidas em todo o mundo e, de fato, atualmente milhões de pessoas as consomem, já que tomaram a decisão de aproveitar suas propriedades. A seguir, vamos explorar os diferentes usos da água de linhaça para a saúde.

A linhaça é originária do linho, uma planta cujo cultivo é realizado em várias regiões de clima temperado. No entanto, as mais famosas vêm do Canadá, já que o clima frio favorece a concentração de ácidos e óleos essenciais.

Até alguns anos atrás, muitas das qualidades que tem para a saúde geral do corpo eram desconhecidas. Graças a várias investigações e muitos testemunhos, atualmente não há dúvidas sobre seus benefícios e de tudo que podem fornecer.

Basicamente, as sementes estão sendo utilizadas por questões de saúde como ingrediente em saladas, biscoitos ou sucos, entre outros. No entanto, após confirmar a eficácia de seus nutrientes, determinou-se que elas também podem ser um grande aliado para tudo relacionado à beleza.

Você já ouviu falar sobre a água da linhaça?

Embora essa semente possa ser consumida sem acompanhamento ou como um acréscimo em vários pratos, uma das maneiras mais populares de aproveitar ao máximo todas as suas propriedades é através da popular “água de linhaça”.

Consiste em uma bebida natural feita a partir da infusão do linho, ao qual, geralmente, se adiciona um pouco de limão para aumentar seus benefícios e conservá-la melhor.

Leia também: Por que é adequado consumir sementes de linhaça de forma regular?

5 grandes usos da água de linhaça para a saúde

As sementes de linhaça são uma fonte interessante de fibras, ácidos graxos ômega 3 e compostos antioxidantes que beneficiam o funcionamento celular. Devido a essas qualidades nutricionais, o consumo regular de sua água pode contribuir para melhorar a saúde, prevenindo e tratando várias patologias.

1. Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular

A água de linhaça ajuda a melhorar a saúde cardiovascular

Por ser uma fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 e mucilagem, sua ingestão é benéfica para controlar os níveis de colesterol e de triglicerídeos, especialmente nas pessoas que receberam diagnósticos valores altos.

Graças a essa característica e ao seu efeito anticoagulante, também é adequada para melhorar a circulação, diminuir a pressão arterial e regular o processo inflamatório do corpo, que é uma das principais causas de doenças cardíacas.

2. Ajudar a regula a glicose no sangue

A linhaça tem um alto teor de mucilagem, uma fibra solúvel que ajuda a regular a glicose no sangue. Além disso, fornece ácido alfa linoleico, um nutriente que, embora não cure o diabetes, influencia a diminuição das necessidades de insulina do paciente.

3. Favorece a digestão

A água de linhaça favorece a digestão

As fibras e as enzimas digestivas são responsáveis ​​por este importante benefício. Graças a elas, pode-se prevenir a constipação, a azia, os gases e outros problemas estomacais que afetam as pessoas regularmente.

Atua como um tônico calmante, ideal para reduzir os sintomas de gastrite e da indigestão. Além disso, possui um efeito gastroprotetor que ajuda a prevenir doenças crônicas desse sistema.

4. Fortalece o cabelo

Por seu importante fornecimento de vitaminas do grupo B e de vitamina E, pode ser aplicada no cabelo para reforçá-lo e combater sua queda. Seus óleos essenciais, adicionados aos antioxidantes e às fibras, estimulam a circulação para acelerar seu crescimento e reduzir problemas como o ressecamento.

Além disso, é um gel natural para controlar o frizz, atua como um hidratante natural do couro cabeludo e proporciona um brilho espetacular.

5. Ajuda nos cuidados da pele

A água de linhaça ajuda nos cuidados da pele

Para uma pele bonita e macia, pode ser utilizada de duas maneiras: pela ingestão e pela aplicação tópica. Suas mucilagens e pectina têm uma ação suavizante e antibacteriana que ajuda a reparar e a proteger a pele de diferentes condições.

Entre seus principais benefícios para o cuidado da pele, incluem:

  • Alivia a psoríase e o eczema
  • Atua como um calmante contra as queimaduras
  • Limpa a pele e elimina as impurezas
  • Previne o envelhecimento prematuro
  • Tonifica e ajuda a fechar os poros
  • Ajuda a reduzir o excesso de gordura e de acne

Recomendamos que você leia: 5 passos para fazer um autoexame da pele

Como preparar a água da linhaça?

Como preparar a água da linhaça?

Esta bebida é muito fácil de preparar; a mesma receita funciona tanto para sua ingestão como para sua aplicação direta.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (20 g).
  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

  • Ferva o litro de água em uma panela e, assim que começar a ferver, adicione as sementes de linhaça e deixe cozinhar por mais 3 minutos.
  • Em seguida, retire do fogo, espere esfriar e filtre o líquido para remover restos de sementes.
  • Despeje a bebida em uma jarra de vidro, adicione o suco de limão e está pronta.

Como você vê, os usos da água de linhaça para a saúde e a estética são diversos, além de notavelmente poderosos. Mais uma vez, a própria natureza nos fornece ferramentas importantes para o nosso bem-estar integral.

  • Novello, D., & Pollonio, M. A. R. (2011). Caracterização e propriedades da linhaça (Linum usitatissimun L.) e subprodutos. Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos. https://doi.org/10.5380/cep.v29i2.25511
  • Cupersmid, L., Fraga, A. P. R., Abreu, E. S. De, Rosier, I., & Pereira, O. (2012). Linhaça: Composição Química e Efeitos Biológicos. E-Scientia.