7 remédios caseiros para ter um cabelo saudável

26 de novembro de 2019
Para ter um cabelo saudável e hidratado, é importante evitar lavá-lo diariamente e hidratá-lo profundamente, pelo menos uma vez por semana. Além disso, podemos preparar alguns tratamentos de origem natural.

Ter um cabelo saudável pode ser uma das nossas primeiras preocupações quando se trata de ficarmos lindas. Por isso, nós nos submetemos a todos os tipos de processos: chapinha, tinturas, luzes, queratina… Enfim, uma lista interminável.

No entanto, assim como afirmado em uma avaliação publicada em Current Problems in Dermatology, o uso desses produtos químicos e ferramentas térmicas, adicionado à inclemência do clima, enfraquece os fios de cabelo. Isso os enfraquece, fazendo-os parecer menos saudáveis, com pouco brilho e quebradiços.

Felizmente, existem várias soluções que ajudam a revitalizar o cabelo, reduzindo bastante os danos causados por esses agentes. Embora devam ser complementadas com um estilo de vida saudável, seu uso constante pode produzir uma mudança notável nos fios.

Você quer experimentá-los? A seguir, vamos compartilhar 7 remédios caseiros que você pode incluir na sua rotina de beleza capilar para manter o cabelo forte, hidratado e brilhante. Experimente!

Remédios caseiros para ter um cabelo saudável

Os problemas no cabelo podem ter sua origem em muitos fatores externos e internos. Portanto, quando há secura excessiva, sinais de alopecia ou outro sinal de doença, é melhor consultar o dermatologista para diagnóstico e tratamento oportunos.

Se os danos ao cabelo forem causados pelo uso constante de produtos químicos, chapinhas, escovas e similares, algumas soluções naturais podem ajudar a melhorar sua aparência. No entanto, deve-se levar em consideração que seus efeitos não são imediatos e são necessárias várias aplicações para obter resultados.

Além disso, não há evidências científicas que comprovem que essas preparações caseiras funcionam no cabelo. Portanto, pode funcionar para muitas pessoas e não tanto para outras. De qualquer forma, se você quiser experimentá-los, vamos apresentar algumas opções.

1. Bananas para um cabelo saudável

Há quem use bananas para ter cabelos saudáveis, porque a polpa é hidratante e age como condicionador. Além disso, como destacado em uma publicação em Food Chemistry, contêm compostos bioativos, como fenólicos e carotenóides, que atuam como antioxidantes.

O que você deve fazer?

  • Com a ajuda de um garfo, amasse a banana até obter um purê.
  • Em seguida, aplique essa mistura da raiz do cabelo até as pontas.
  • Deixe esse tratamento por aproximadamente 15 minutos.
  • Em seguida, lave o cabelo com xampu. Essa solução ajudará a tratar os cabelos secos e danificados.

Veja também: Quatro óleos para reparar o cabelo danificado

2. Tratamento de gema de ovo

Os tratamentos com ovo ajudam a conseguir um cabelo saudável

A gema de ovo é um dos melhores ingredientes naturais para manter a saúde do cabelo. Contém proteínas e gorduras saudáveis que podem ser benéficas para o fortalecimento dos fios. Além disso, combate o ressecamento do couro cabeludo.

O que fazer?

  • Você só precisa massagear com a gema de um ovo o couro cabeludo e deixar agir por cerca de 10 minutos.
  • Posteriormente, enxágue com água e lave com o xampu como sempre.
  • Repita esse tratamento de 1 a 2 vezes por semana para obter os melhores resultados.

3. Tratamento de cerveja para um cabelo saudável

Quem já aplicou cerveja nos cabelos sugere que é um bom produto para dar uma aparência brilhante e saudável. No entanto, não há evidências que corroborem essa hipótese.

O que fazer?

  • Você só tem que colocar um pouco de cerveja em uma garrafa de spray.
  • Lave o cabelo com xampu e depois seque levemente com uma toalha.
  • Pulverize a cerveja levemente no cabelo e deixe agir durante meia hora.

4. Máscara com maionese

Máscaras com maionese ajudam a conseguir um cabelo saudável

Outro remédio caseiro para o cabelo saudável é usar maionese. Devido à sua textura oleosa, é uma boa opção para combater o excesso de ressecamento.

O que fazer?

  • Aplique um pouco de maionese nos cabelos molhados. Deixe esse tratamento em seu cabelo por aproximadamente 60 minutos.
  • Posteriormente, enxágue o cabelo com muita água fria e depois lave com xampu.

5. Tratamento de azeite

A aplicação de óleos vegetais no cabelo é um método caseiro muito antigo para combater o ressecamento e a descamação. Das opções, o azeite de oliva é o favorito, pois também é um antioxidante.

O que fazer?

  • Massageie o azeite no couro cabeludo e nos cabelos e deixe por cerca de 30 minutos. Em seguida, enxágue bem.
  • Se desejar, você pode deixar o azeite no seu cabelo à noite para obter melhores resultados, bem como para condicionamento adicional.
  • Use uma touca para evitar manchar o travesseiro.

6. Morangos para um cabelo saudável

Morangos ajudam a conseguir um cabelo saudável

De acordo com uma publicação em Critical Reviews in Food Science and Nutrition, os morangos são ricos em fitoquímicos, como ácido elágico, antocianinas, quercetina e catequina. Graças a isso, não são bons apenas para a saúde, mas também para questões estéticas.

Se você quiser aproveitar seus efeitos antioxidantes para proteger seu cabelo, não deixe de experimentar esta preparação caseira.

O que fazer?

  • Esmague 6 ou 8 morangos (dependendo do comprimento do seu cabelo) e massageie a mistura em seu cabelo.
  • Cubra com uma touca de banho e, em seguida, coloque uma toalha morna por cima. Deixe a máscara por 20 minutos.
  • Para terminar, lave bem com uma combinação de xampu e condicionador.

Recomendamos que você leia: 8 truques de beleza para mulheres de pele clara

7. Mel

O mel tem aplicações dermatológicas interessantes, conforme detalhado em um estudo publicado em Journal of Cosmetic Dermatology. Por isso, não é estranho que possamos usá-lo em benefício dos cabelos. Se você quer ter fios mais macios e hidratados, prefira essa opção.

O que fazer?

  • Simplesmente, adicione 2 ou 3 gotas de mel no seu condicionador ou xampu e use-o para lavar o cabelo como você faz diariamente.

Considerações gerais

Não existe uma receita completamente infalível ou que possa ser considerada realmente melhor do que as demais. Tudo depende do tipo de cabelo, de sua quantidade e até de seu comprimento. Todos esses fatores influenciam muito quando se trata de determinar a eficácia dos remédios caseiros para hidratar e reparar os fios secos e danificados.

Considere também as seguintes dicas para preservar a saúde do seu cabelo:

  • Use um condicionador profundo uma vez por semana.
  • Evite a lavagem diária. Lavar o cabelo diariamente pode causar ressecamento porque remove os óleos naturais do cabelo e a umidade.
  • Use a temperatura correta da água. Quase todo mundo gosta de banho quente, mas você deve saber que isso pode ressecar o couro cabeludo e os fios.
  • Seque o cabelo adequadamente após a lavagem. A maneira como você seca o cabelo também pode afetar a saúde dos fios. Faça isso naturalmente, certificando-se de não esfregar com a toalha.
  • Outra maneira de manter o cabelo hidratado é penteá-lo regularmente. Os movimentos ajudarão a distribuir seus óleos naturais uniformemente dando ao seu cabelo melhor umidade.
  • Procure alimentos eficazes para dar ao seu cabelo os nutrientes e a umidade necessários para parecerem brilhantes e macios.

E então? Você gostou desses remédios para o cabelo? Escolha o que você achar melhor e repita sua aplicação para manter seus fios saudáveis e bonitos.

  • Dias MFRG. (2015). Hair cosmetics: An overview. DOI: doi.org/10.4103/0974-7753.153450
  • Horev, L. (2007). Environmental and cosmetic factors in hair loss and destruction. Current Problems in Dermatology35, 103–117. https://doi.org/10.1159/0000106418
  • Robbins, C. (2010). Chemical and physical behavior of human hair. New York: Springer.
  • Singh, B., Singh, J. P., Kaur, A., & Singh, N. (2016, September 1). Bioactive compounds in banana and their associated health benefits – A review. Food Chemistry. Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.03.033
  • Basu, A., Nguyen, A., Betts, N. M., & Lyons, T. J. (2014). Strawberry As a Functional Food: An Evidence-Based Review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition54(6), 790–806. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.608174