8 alimentos que você deve comer para ter um cérebro saudável

7 de junho de 2017
Além de incluir esses alimentos em nossa dieta regularmente para cuidar do nosso cérebro, também devemos evitar o estresse e o abuso de substâncias tóxicas, tais como tabaco ou álcool.

Ter um cérebro saudável é fundamental. Trata-se de um dos órgãos mais importantes e complexos do nosso corpo que, juntamente com o sistema nervoso, é responsável por uma grande variedade de capacidades físicas e mentais.

Ele está localizado na região anterior e superior da cavidade craniana, e é a parte mais volumosa do encéfalo.

Funciona como eixo de controle do corpo inteiro, não apenas porque regula as funções cognitivas, mas também porque intervém em processos vitais de todos os órgãos e sistemas.

Ele é tão impressionante que até agora não foi possível determinar exatamente qual pode ser seu maior alcance no desenvolvimento dos seres humanos.

O que sabemos claramente é que o estilo de vida influencia para o bem ou para o mal nas múltiplas tarefas que desempenha.

Por exemplo, a dieta fornece alguns nutrientes essenciais cuja absorção ajuda a manter o cérebro saudável, apesar da passagem do tempo.

Neste artigo queremos compartilhar 8 alimentos saudáveis ​​que todos devem comer para cuidar deste órgão.

1. Chocolate amargo para um cérebro saudável

chocolate-amargo

O consumo moderado de chocolate com no mínimo 60% de cacau oferece benefícios interessantes para o cérebro e para saúde do sistema nervoso.

  • Este alimento contém níveis elevados de antioxidantes que, após absorvidos, minimizam os efeitos negativos dos radicais livres nas células.
  • Também fornece quantidades suficientes de vitaminas do complexo B e minerais necessários para evitar desequilíbrios nervosos e hormonais.
  • É recomendado para estimular a produção de serotonina e endorfina, dois neurotransmissores que controlam o estresse e a ansiedade.

Veja também: 5 maravilhosos efeitos que seu cérebro notará quando você beber água

2. Iogurte natural

A razão pela qual se recomenda  o consumo iogurte natural para melhorar o funcionamento do cérebro é porque ele contém bactérias saudáveis que ajudam a protegê-lo.

Embora essas culturas vivas ajam diretamente sobre a saúde intestinal, sua absorção tem uma influência positiva para uma ótima saúde do cérebro.

3. Aveia

aveia

Conhecida como “a rainha dos cereais”, a aveia é um alimento rico em compostos nutricionais que fornecem muitos benefícios para a saúde do corpo.

  • Concentra quantidades significativas de vitamina B1, necessária para proteger o cérebro contra o desgaste causado pelo envelhecimento e pelos radicais livres.
  • Seus compostos antioxidantes retardam os danos celulares causados por radicais livres e, consequentemente, promovem a concentração e habilidade de memória.
  • É recomendada para épocas de muito esforço intelectual, uma vez que proporciona muita energia.

4. Cebola

A cebola é um alimento rico em compostos antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro para evitar o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Sua grande contribuição de quercetina e antocianinas ajuda a melhorar a capacidade de concentração e, por sua vez, equilibra as funções do sistema nervoso central.

5. Peixes azuis

peixes-azuis

Os peixes estão entre as maiores fontes naturais de ácidos graxos ômega 3, um tipo de gordura polinsaturada que confere benefícios saudáveis tanto à saúde do coração quanto à cognitiva.

Este nutriente facilita a limpeza das artérias, uma vez que remove o colesterol e impede a formação de placa.

Suas propriedades anti-inflamatórias melhoram o processo de oxigenação das células e evitam o desenvolvimento de doenças crônicas, tais como acidente vascular cerebral.

6. Abacate

Esta deliciosa fruta de polpa verde tem gorduras saudáveis ​​e antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células cerebrais.

Seus ácidos graxos ômega 3, aliados à sua vitamina E, neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres e previnem o declínio cognitivo.

7. Linhaça

sementes-de-linhaca

As sementes de linhaça contêm ácidos graxos ômega 3, vitamina E, e outros compostos antioxidantes que ajudam a proteger a saúde do cérebro.

Seu uso confere energia extra para todo o corpo e também melhora a concentração e o desempenho mental.

Ao adicioná-la na dieta, o impacto negativo do dano oxidativo é reduzido e se combate o envelhecimento celular do tecido cerebral.

Recomendamos que você leia:  Por que é adequado consumir sementes de linhaça de forma regular?

8. Azeite de oliva

As gorduras saudáveis ​​contidas no azeite de oliva extravirgem são úteis para remover o colesterol ruim (LDL) das artérias. Este está associado com distúrbios cardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral.

Este nutriente, em conjunto com o seu antioxidante, controla os processos inflamatórios do corpo e reduz os desequilíbrios no sistema nervoso.

Sua ingestão aumenta o bom funcionamento das células e a circulação sanguínea, o que é crucial para manter o cérebro saudável.

O consumo regular desses alimentos é uma ótima maneira de promover o bem-estar cognitivo. Inclua-os em sua dieta regular e obtenha todos os seus benefícios.

Recomendados para você