Os melhores alimentos para diminuir o apetite

· 21 de janeiro de 2018
Para perder peso, a alimentação é fundamental. Nesse artigo mostramos os alimentos que você deve consumir para ajudar a controlar o apetite

Quando estamos seguindo uma dieta para emagrecer é normal sentir desejos de consumir certas comidas repletas de calorias (sejam doces ou salgadas). O mesmo acontece se por algum motivo nos sentimos ansiosos ou deprimidos.

Para evitar essas situações recomendamos alguns alimentos para reduzir o apetite que você pode consumir a qualquer momento.

Alimentos para diminuir o apetite

Muitas vezes acreditamos que temos fome, mas na verdade se trata de outro sentimento: tédio, ansiedade, depressão, etc. Quando sentimos vontade de comer qualquer coisa podemos acabar com um pacote de batata frita ou uma torta sem nos darmos conta.

No caso das pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer é normal que se tenha “picos” de maior necessidade de comida, sobretudo, se nas refeições principais a quantidade de calorias consumidas tiver sido menor do que a quantidade que o corpo necessita.

Se você quiser ter bons resultados e que o esforço que está fazendo valha a pena, recomendamos os alimentos a seguir para reduzir o apetite. Considere que eles não são milagrosos, mas sim que podem ajudá-la.

1. Iogurte grego

Iogurte é um alimento para diminuir o apetite

Diferente do iogurte “normal” este tipo de lácteo é fermentado para eliminar seu soro líquido e, portanto, é mais cremoso e cheio de proteínas.

Quando você tiver muita fome, só precisa comer um pote de iogurte grego sem açúcar que oferece 15 gramas de proteína de boa qualidade (o “normal” oferece 7 gramas). Esse nutriente sacia o apetite mais do que os hidratos de carbono ou as gorduras e, o melhor de tudo, é que o iogurte não tem muitas calorias.

2. Queijo curado

Com um ou dois cubos de queijo você pode saciar o apetite. Você pode escolher opções com pouco sal ou com pouca gordura. O importante é que você vai receber uma boa quantidade de proteínas para eliminar o ronco no estômago.

Quando você perceber que não pode mais esperar um minuto a mais sem comer e ainda falta muito para refeição seguinte, um pedacinho de queijo pode ser muito útil.

3. Café preto

Café preto é um alimento para diminuir o apetite

Há opiniões a favor e contra a cafeína devido aos seus efeitos, no entanto, beber uma xícara de café ao dia não é ruim para a saúde.

Alguns requisitos: que seja preto, que não tenha açúcar e que não se adicione creme, leite ou qualquer outro ingrediente.

O café pode melhorar o trabalho metabólico e diminuir a fome. Seus efeitos inclusive podem manter-se até três horas depois de consumido.

4. Abacate

É outro alimento muito recomendado para diminuir o apetite, já que oferece muitos nutrientes como gorduras saudáveis ômega 9 (boas para o sistema circulatório em geral e para o coração em particular). Elas nos saciam mais rapidamente do que os carboidratos e inclusive do que as proteínas.

Os óleos vegetais com alto teor oleico que o abacate tem são convertidos em um composto chamado oleiletanolamida que chega às fibras nervosas e envia ao cérebro o sinal de saciedade. Além disso, esse fruto pode ser um excelente substituto de ingredientes comuns em sanduíches, saladas ou carnes.

5. Azeite de oliva

Azeite de oliva é um alimento para diminuir o apetite

Similar ao abacate, o azeite de oliva extra virgem oferece uma grande quantidade de nutrientes essenciais, que combatem as ânsias de comer. Como se não fosse suficiente, ainda muda completamente o sabor das nossas refeições.

Você pode, por exemplo, consumir azeitonas quando tiver muito apetite ou condimentar as saladas com o azeite. Você evitará essa sensação de “vazio estomacal” tão comum em algumas dietas.

6. Caldo de verduras

É sem dúvidas um dos melhores alimentos para diminuir o apetite por vários motivos. Em primeiro lugar porque contém água quente que “enche” o estômago por algumas horas. Em segundo lugar porque é composto por diferentes verduras que oferecem proteínas que saciam a fome.

Você pode preparar a sopa com vegetais (cenoura, abobrinha, aipo, acelga) e só consumir o caldo quente no meio da manhã ou no meio da tarde, por exemplo, ou ainda processar tudo no liquidificador para obter uma comida que acabe com a fome por completo.

Além disso, tirar um tempo para desfrutar de um caldo de verduras gostoso pode reduzir o estresse ou a ansiedade que nos faz comer mais. E é uma opção reconfortante para o inverno.

7. Pimenta vermelha

Pimenta vermelha é um alimento para diminuir o apetite

Se você gostar de alimentos picantes, pode aproveitar os benefícios da pimenta que serve, por exemplo, para perder peso e para manter a fome sob controle. Adicionar esse alimento nas refeições ou nos aperitivos pode reduzir a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

As pimentas vermelhas ativam os receptores da boca encarregados da sensação de ardor. Isso causa uma resposta de “fugir ou lutar” no organismo, que evita que comamos demais. Se você não gostar de comidas picantes, pode começar adicionando algumas rodelas de pimenta vermelha na massa, na pizza ou no frango.

8. Vitaminas de frutas

Comer uma maçã ou uma pera no meio do um dia não é igual a desfrutar de uma deliciosa vitamina feita com várias frutas. Que podem, inclusive, conter banana uma ou duas vezes por semana. São muito simples e você pode fazer as combinações que quiser.

Não adicione açúcar, mas coloque um pouco de água para que a vitamina fique menos espessa. Inove diariamente para consumir uma vitamina diferente. Maçãs, peras, pêssegos, uvas, laranjas… tudo é permitido. E servem para nos refrescar no verão.