7 alimentos para aumentar a ingestão de proteínas

17 de novembro de 2017
Aumentar a ingestão de proteínas é importante para otimizar o funcionamento metabólico em nosso organismo. Isso nos dá energia extra e, por sua vez, fortalece nosso cabelo e pele.

Aumentar a ingestão de proteínas é fundamental para o nosso organismo, já que se trata de um dos nutrientes mais importantes num plano alimentar.

Estas são uma das principais fontes de energia para o corpo e, além disso, têm objetivos estruturais para garantir o bom funcionamento de vários dos sistemas vitais.

Na verdade, é um dos componentes essenciais para manter um bom funcionamento metabólico e, além disso, participam da formação da massa muscular.

Sua inclusão na dieta prolonga a sensação de saciedade, por isso representa uma opção saudável para perder medidas sem passar fome.

Além disso, entre outras coisas, elas desempenham um papel de liderança no que tem a ver com a beleza, pois tanto a pele quanto o cabelo precisam dela para se manterem saudáveis.

O melhor de tudo, elas estão presentes em uma grande variedade de alimentos e, graças a isso, é muito fácil incorporá-las na dieta normal.

A seguir, queremos compartilhar 7 opções interessantes para aumentar a ingestão de proteínas e aproveitar todos os seus benefícios.

Alimentos ideais para aumentar a ingestão de proteínas

1. Queijo parmesão

Queijo parmesão para aumentar a ingestão de proteínas

O queijo parmesão é uma fonte significativa de proteínas de alta qualidade que, quando assimiladas pelo organismo, aumentam o nível de energia e saciedade.

  • Cada 100 gramas desse queijo fornece até 38 gramas de proteína e, portanto, é uma ótima alternativa para atender aos requisitos diários do corpo.
  • No entanto, é essencial ter em mente que também contribui com gorduras, e por isso deve ser consumido com moderação.

2. Presunto serrano

O presunto serrano é um dos alimentos que, ingeridos de forma moderada, podem ajudar a aumentar a ingestão de proteínas.

  • Contém 21 gramas de proteína por 100 gramas de produto e, além disso, em comparação com outros embutidos, o seu teor de gordura é mínimo.

3. Atum

Atum para aumentar a ingestão de proteínas

O atum é um peixe delicioso e nutritivo que, em troca de um número moderado de calorias, fornece uma contribuição interessante de proteínas.

  • Cada 100 gramas representam uma fonte de 21,5 gramas de proteínas, além de fornecer ácidos graxos ômega 3 e vitaminas e minerais essenciais.
  • Sua inclusão na dieta, pelo menos duas vezes por semana, controla a ansiedade por comida e melhora a saúde cardíaca e muscular.

4. Peito de frango

O peito de frango é uma das carnes magras que podem ser incluídas na dieta regularmente. Você deve incluir este alimento para aumentar a ingestão de proteínas.

  • É pobre em calorias e fornece até 22 gramas de proteína por cada 100 gramas.
  • Embora qualquer parte do frango seja válida para obter proteínas, o peito é aconselhado de forma especial, já que a quantidade de gordura é menor .

5. Soja

Soja para aumentar a ingestão de proteínas

A soja é um alimento de baixo teor calórico que, devido ao seu alto teor de nutrientes essenciais, foi recomendado como suplemento para dietas para fins de perda de peso.

  • É a leguminosa com maior teor de proteínas, pois fornece 30 gramas por porção de 100 gramas.
  • Apesar disso, seu consumo deve ser realizado de forma moderada e sob a supervisão de um nutricionista, já que em alguns casos está associado a problemas da glândula de tireoide.

6. Oleaginosas

As amêndoas e outras variedades de oleaginosas são uma ótima opção para reduzir a sensação de fome nos momentos de ansiedade, e são excelentes para aumentar a ingestão de proteínas no seu dia a dia.

  • Eles fornecem 20 gramas de proteína por porção de 100 gramas e, além disso, são uma importante fonte de ácidos graxos ômega-3 e compostos antioxidantes.
  • Podem ser consumidas todos os dias, desde que as porções sejam moderadas.
  • Na verdade, elas são o aperitivo perfeito para aqueles que querem perder peso de maneira saudável e segura.

7. Gelatina

Gelatina para aumentar a ingestão de proteínas

Nos últimos anos a gelatina se tornou um suplemento dietético altamente recomendado. Não é apenas uma opção econômica, mas também nos fornece uma grande quantidade de nutrientes essenciais.

  • Cada 100 gramas do produto fornece 84 gramas de proteína e, além disso, também contém grandes quantidades de vitaminas e minerais.
  • Uma vez que é um dos alimentos com o maior valor protéico, muitas empresas o utilizam como base para seus suplementos.
  • O melhor de tudo é que não contém muitas calorias e sua ingestão ajuda a manter músculos e articulações saudáveis.
  • Pode até ser usado externamente para preparar máscaras capilares ou máscaras para a pele.

Com que frequência você consome esses alimentos? Sabendo o quanto as proteínas são importantes em sua dieta, aumente a sua ingestão e, é claro, complemente-a com outras fontes nutricionais.

Recomendados para você