Como remover o calcário do banheiro naturalmente

Caso você tenha manchas de calcário em seu banheiro, pode se livrar delas com alguns itens muito simples, como vinagre branco, suco de limão e bicarbonato de sódio.
Como remover o calcário do banheiro naturalmente

Última atualização: 13 Dezembro, 2020

Tirar o calcário do banheiro com produtos como bicarbonato de sódio e suco de limão pode ser uma boa alternativa quando não temos os produtos de limpeza habituais ou queremos experimentar novas fórmulas.

O banheiro é uma das áreas da casa que se suja com mais facilidade, pois fica em contato permanente com a água e não tem a mesma capacidade de ventilação que os demais cômodos. Além disso, sua sujeira se intensifica com o aparecimento do calcário, inimigo das torneiras, chuveiros e divisórias.

Há pessoas que adoram manter o banheiro totalmente limpo. Se esse for o seu caso, fique atento às dicas que iremos dar para eliminar o calcário do banheiro, com alguns produtos naturais. Porém, primeiro, vamos ver o que é o calcário e o que o produz.

O que é e o que causa o calcário?

O calcário é constituído por acúmulos de cálcio que causam manchas nas diversas partes do banheiro.

A água que sai da torneira do banheiro contém vários minerais, como ferro e magnésio, além do cálcio. Muitas vezes, esse mineral respinga e se acumula nessas superfícies. É assim como são produzidas aquelas manchas brancas ou amareladas que muitas vezes enchem os banheiros.

Outra consequência desse acúmulo de minerais é a ferrugem que notamos em certas partes do banheiro. Quando o ferro da água entra em contato com o ar, ele oxida e deixa manchas.

Receitas naturais para remover o calcário do banheiro

Assim como todos os procedimentos de limpeza, é possível comprar produtos químicos para remover o calcário do banheiro sem sair de casa.Você sabe quais são e como pode tirar proveito dessas alternativas? Continue lendo para conhecer todas elas!

1. Bicarbonato e vinagre ou suco de limão

Limão e sal: branquear sua roupa

Com esses ingredientes simples e uma esponja, você vai se livrar do calcário da pia quase imediatamente. Você quer saber como fazer isso? Basta seguir os próximos passos:

  • Molhe uma esponja e adicione o bicarbonato de sódio. Passe-a pelas superfícies sujas até que o calcário seja removido.
  • Lave a esponja e volte a passá-la para remover o bicarbonato.
  • Para remover as manchas das bordas da torneira, respingue vinagre ou suco de limão natural em um pedaço de papel toalha.
  • Embrulhe a superfície manchada com o papel e deixe durante a noite. Na manhã seguinte, remova os pontos restantes com uma esponja.
  • Você pode usar esse mesmo procedimento nos azulejos.

O bicarbonato de sódio é muito útil para limpar todos os tipos de superfícies, pois é uma substância muito abrasiva. Além disso, como o vinagre e o limão, tem a vantagem de eliminar bactérias em pouco tempo. No entanto, nenhum dos dois deve ser usado em alumínio, visto que pode corroê-lo.

2. Limpe o vaso sanitário com vinagre

O vaso sanitário é a parte do banheiro que conta com uma maior presença de bactérias. Portanto, é importante limpá-lo regularmente com os produtos adequados. Caso contrário, haverá o aumenta do risco de contágio de todos os tipos de doenças que as bactérias e outros microrganismos podem causar.

Caso você queira remover o calcário do banheiro e, especificamente do seu vaso sanitário, aqui falaremos sobre um método eficaz. Mais uma vez, vamos usar inicialmente suco de limão ou vinagre, devido às suas propriedades já detalhadas.

Existem aqueles que drenam a água do vaso para que o efeito desses líquidos seja maior. No entanto, isso não é obrigatório. Você deve aplicar alguns desses elementos e deixá-los agir por algumas horas.

Então, se as manchas estiverem muito aderidas, você pode esfregar com uma folha de lixa d"água ou um pano. Você também pode precisar reaplicar e repetir o processo.

Caso o procedimento não funcione, use uma pedra-pomes. Ela irá ajudar a remover as manchas do vaso. No entanto, você não deve usá-la seca, pois pode quebrar a porcelana. Esfregue a superfície do vaso com cuidado e pronto.

3. Limpe o vaso sanitário com Coca-Cola

Embora pareça inacreditável, você também pode limpar seu vaso com uma lata de Coca-ColaSe você deseja experimentar, siga estas instruções:

  1. Aperte a descarga para que a água fique o mais limpa possível.
  2. Despeje o conteúdo da lata no vaso sanitário e deixe agir por meia hora. Dessa forma, os componentes da bebida dissolverão facilmente a sujeira acumulada.
  3. Em seguida, esfregue com uma escova de vaso sanitário uma ou duas vezes, apertando a descarga de vez em quando até que a água fique branca.

Lembre-se que como esse produto contém uma grande quantidade de açúcar, embora ajude na limpeza, também deixa as áreas pegajosas. Por esse motivo, após essa aplicação, é recomendável limpar novamente com outros produtos de limpeza.

4. Remova o calcário dos espelhos

Os espelhos no banheiro podem ficar com respingos e, como consequência, ficar manchados. No entanto, remover essas manchas é bem simples.

Você só precisa diluir o vinagre em água (a proporção é uma parte de vinagre para cada quatro de água) e borrifar nos espelhos. Depois, passe um pano e pronto! As manchas brancas terão desaparecido.

Por outro lado, se o que se pretende é prevenir o aparecimento do calcário, você pode conseguir isso ao instalar filtros que retiram os minerais da água e ao limpar diariamente – basta um minuto – seu banheiro para que o calcário não se acumule em lugar nenhum.

Uma casa limpa é um espaço saudável

Manter a limpeza em uma casa não é uma tarefa fácil, mas será ainda pior se você deixar o tempo passar. Use essas técnicas para remover o calcário do banheiro e dedique-se a mantê-lo seco e sem resíduos de água.

Uma casa limpa é um espaço saudável. Portanto, não deixe de apostar na higiene, na ordem e na ventilação. Sua saúde vai agradecer!

Pode interessar a você...
13 truques infalíveis para manter seu banheiro limpo e organizado
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
13 truques infalíveis para manter seu banheiro limpo e organizado

A seguir queremos compartilhar 13 truques infalíveis para deixar seu banheiro limpo e organizado. Não deixe de conferir! Click no artigo!