Como remover o calcário do banheiro naturalmente

· 7 de maio de 2018
Caso você tenha manchas de calcário em seu banheiro, pode se livrar delas com estes procedimentos simples. Todos exigem elementos naturais que você pode obter sem problemas e com baixo custo.

O calcário é composto por acúmulos de cálcio que causam manchas nos diferentes elementos do seu banheiro. Se você preferir evitar produtos industrializados, seja por alergia ou devido ao seu custo, nós ensinaremos alguns truques caseiros para remover o calcário do banheiro com elementos naturais que você certamente já tem em casa.

Há pessoas que amam ter seu banheiro limpo e brilhante. É uma das áreas da casa que fica suja mais facilmente, já que está em contato permanente com a água e não possui a mesma capacidade de ventilação que o restante dos cômodos.

Portanto, aqueles maníacos por limpeza e higiene enxergam no banheiro um grande desafio diário. Isso se intensifica quando o calcário aparece: o inimigo de torneiras, chuveiros e boxes de vidro. Abaixo, daremos algumas dicas para remover o calcário do banheiro de forma definitiva, com elementos que você provavelmente tem em casa.

O que produz o calcário?

A água que sai da torneira do banheiro contém minerais como cálcio, ferro e magnésio. Muitas vezes, eles são respingados e se acumulam nessas superfícies. É assim que eles geram aquelas manchas brancas ou amareladas que muitas vezes inundam os banheiros.

Outra consequência desse acúmulo de minerais é a ferrugem que notamos em certas partes do banheiro. Quando o ferro na água entra em contato com o ar, ele oxida e deixa manchas.

Receitas naturais para remover o calcário do banheiro

Receitas naturais para remover o calcário do banheiro

Assim como todos os procedimentos de limpeza, é possível comprar produtos químicos para remover o calcário do banheiro. No entanto, existem alternativas naturais que são menos corrosivas, menos nocivas à saúde e, em alguns casos, também mais baratas. Aqui apresentamos algumas:

1. Bicarbonato e vinagre ou suco de limão

Com estes ingredientes simples e uma esponja, você vai se livrar do calcário da pia quase imediatamente. Você quer saber como fazer isso? Basta seguir os próximos passos:

  • Molhe uma esponja e adicione o bicarbonato de sódio.
  • Passe-o pelas superfícies sujas até que o calcário seja removido.
  • Lave a esponja e volte a passá-la para remover o bicarbonato.
  • Para remover as manchas nas bordas da torneira, respingue vinagre ou suco de limão natural em um pedaço de papel toalha.
  • Embrulhe a superfície manchada com o papel e deixe durante a noite.
  • Na manhã seguinte, remova os pontos restantes com uma esponja.
  • Você pode usar esse mesmo procedimento nos azulejos.

O bicarbonato de sódio é muito útil para limpar todos os tipos de superfícies sem danificá-las. Além disso, como o vinagre e o limão, tem a vantagem de eliminar bactérias sem produzir um produto tóxico. No entanto, este último não deve ser usado em alumínio, pois pode corroê-lo.

2. Limpe o vaso sanitário com vinagre

O vaso sanitário é a parte do banheiro que conta com uma maior presença de bactérias. Portanto, é importante limpá-lo regularmente para evitar a propagação de todos os tipos de doenças que elas podem causar.

Caso queira remover o calcário do banheiro e, especificamente do seu vaso sanitário, aqui falaremos sobre um método eficaz. Mais uma vez, vamos usar inicialmente suco de limão ou vinagre devido às suas propriedades já detalhadas.

Existem aqueles que drenam a água do vaso para que o efeito desses líquidos seja maior; no entanto, isso não é obrigatório. Você deve aplicar alguns desses elementos e deixar descansar por algumas horas.

Então, se as manchas estiverem muito aderidas, você pode esfregar com uma lixa de papel ou um pano. Você também pode precisar reaplicar e repetir o processo.

Caso o procedimento não funcione, use uma pedra-pomes. Ela irá ajudá-lo a remover as manchas do vaso. No entanto, você não deve usá-la seca, pois pode quebrar a porcelana. Esfregue a superfície do vaso com paciência, resolvendo assim o problema.

3. Limpe o vaso sanitário com Coca-Cola

Coca cola para a limpeza do banheiro

Embora pareça inacreditável, você também pode limpar seu vaso com uma latinha de Coca-ColaSe você deseja experimentar, siga estas instruções:

  1. Aperte a descarga para que a água fique o mais limpa possível.
  2. Despeje o conteúdo da lata no vaso sanitário e deixe descansar por meia hora.
  3. Em seguida, esfregue com uma escova de vaso sanitário uma ou duas vezes, apertando a descarga de vez em quando até que a água fique branca.

4. Remova o calcário dos espelhos

Os espelhos no banheiro podem receber respingos e, como consequência, ficar manchados. No entanto, remover essas manchas é bem simples.

Você só precisa diluir o vinagre em água (a proporção é uma parte de vinagre para cada quatro de água) e borrifar nos espelhos. Depois, passe um pano e pronto! As manchas brancas terão desaparecido.

Assim como é importante remover o calcário, você também pode evitar o aparecimento dele em suas torneiras e azulejos. É possível conseguir isso instalando filtros que removem os minerais da água e limpam seu banheiro todos os dias – sendo um minuto suficiente – para que o calcário não se acumule em lugar nenhum.

Manter a limpeza em uma casa não é uma tarefa fácil, mas será ainda pior se você deixar o tempo passar. Use essas técnicas para remover o calcário do banheiro e dedique-se a mantê-lo seco e sem resíduos de água.