Como remover manchas de óleo da roupa?

· 1 de maio de 2018
Descubra neste artigo os truques caseiros mais eficazes para eliminar manchas de óleo da roupa com facilidade e rapidez.

Remover manchas de óleo das roupas de qualquer tipo é uma verdadeira dor de cabeça, especialmente se for uma roupa nova. Estas manchas são um problema real se não as atacarmos a tempo.

Em muitas ocasiões, os detergentes e lavagens não são suficientes para eliminar manchas de óleo das roupas permanentemente.

Quando nos sujamos com gordura, a primeira coisa que fazemos é nos limparmos com um guardanapo ou um pano molhado. Mas isso não é suficiente, porque a mancha persiste.

Portanto, procuramos algumas alternativas simples e econômicas que nos ajudem a resolver esses pequenos problemas. Existem várias maneiras de remover este tipo de mancha de óleo com facilidade e eficácia.

Desta forma, você pode recuperar as suas roupas favoritas que não usa mais por causa das manchas. Entre os produtos que você pode usar, encontramos:

O uso de produtos químicos para remover manchas de óleo

Manchas de óleo na roupa

Os desengordurantes podem ajudar a eliminar esse tipo de mancha. No entanto, você deve ter cuidado para não danificar a roupa, pois alguns possuem uma quantidade elevada de compostos químicos que podem danificar a peça.

Para fazer isso, certifique-se de aplicar o produto apenas por alguns minutos. Da mesma forma, se a mancha de óleo for pequena, você pode absorvê-la com um guardanapo ou um lenço seco, junto com uma pequena quantidade de um pouco de pó, como talco, amido e até mesmo sal.

Para absorver a gordura, você deve pressionar o tecido da peça. Você pode usar também uma colher ou outro objeto de base sólida.

Independentemente do material escolhido, você deve deixá-lo agir por pelo menos dez minutos. Em seguida, sem enxaguar, adicione um pouco de detergente (basta uma gota de detergente) e água na área afetada. Em seguida, esfregue para formar espuma.

Com a ajuda de uma escova de dentes que não esteja em uso, faça movimentos circulares sobre a mancha. Para terminar este procedimento, lave a peça de roupa da maneira tradicional. Lembre-se de que esta é uma técnica para manchas pequenas de óleo.

Como remover manchas grandes?

É preciso notar que, quando as manchas de óleo cobrem uma grande parte da roupa, o procedimento acima não é completamente eficaz.

Se você fizer isso, deixe o pó agir durante toda a noite. O detergente de lavar louça também funciona para eliminar manchas de óleo.

Da mesma forma, há outro produto que sempre temos disponível em casa e que pode nos ajudar a eliminar essas manchas desagradáveis: álcool.

Como funciona? Apenas adicione algumas gotas na mancha e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, mergulhe a roupa em água e sabão por mais 10 minutos.

Caso as manchas de óleo se encontrem em blusas de tecido delicado, recomenda-se lavá-las e esfregá-las à mão para evitar maiores danos. Além disso, você deve agir diretamente na parte manchada, o que não é possível em uma máquina de lavar roupa.

E como remover manchas de óleo nas calças?

Manchas nas roupas

Em comparação com as blusas, as manchas de óleo nas calças são mais difíceis de remover, devido ao tipo de tecido. 

No entanto, você também pode usar alguns dos produtos mencionados acima, como detergentes e lava-louças. Na verdade, o detergente de lavar louça é um dos mais eficazes desengordurantes para tratar este tipo de mancha de óleo nas calças.

A primeira coisa que você deve fazer é colocar uma pequena quantidade e certificar-se de que a mancha esteja completamente coberta. Com as pontas dos dedos, esfregue por 5 minutos e depois introduza na máquina de lavar, de preferência com água morna.

Da mesma forma, existe outra maneira fácil e simples de eliminar manchas na roupa: com o uso de limão. Basta adicionar gotas do suco desta fruta e deixar descansar por 15 minutos. Essa técnica funciona se a mancha no tecido for recente.

Amido de milho e bicarbonato

Bicarbonato de sódio

amido de milho é altamente eficaz pela capacidade de absorção que tem. No caso das calças, você pode alcançar um efeito maior combinando o amido de milho com vinagre.

Primeiro, esfregue a mancha com este pó e deixe repousar por 1 ou 2 horas. Então, remova o amido de milho com um guardanapo ou pano de prato úmido com vinagre. Finalmente, lave as calças na máquina de lavar roupa.

O bicarbonato de sódio tem propriedades semelhantes. O procedimento é semelhante ao do amido de milho, mas neste caso, a área manchada já deve estar molhada previamente. Depois, basta esfregar o bicarbonato de sódio com uma escova de dentes.

Se necessário, repita o procedimento para obter melhores resultados. Enfim, você já deve ter se dado conta de que as manchas de óleo em suas roupas são um problema, mas agora já encontrou algumas maneiras de se livrar delas.

E o mais importante: de forma rápida, fácil e com produtos que você provavelmente encontra em sua casa. Não deixe que as manchas de óleo permaneçam mais em suas roupas!