5 usos caseiros do talco: incrível!

27 de março de 2016
Apesar da má fama, o uso de talco só será perigoso se for empregado de forma anormal e excessiva. Podemos, portanto, continuar usando, sempre de forma equilibrada.

O uso do talco vai mais além da pele dos bebês, das irritações e inclusive de seu uso como substituto dos desodorantes.

Apesar de ser verdade que durante um tempo se falou muito da relação do uso de talco com o câncer de ovário, em um estudo realizado em 2015 foi determinado que esta relação não é concluinte, e que o risco de usar talco seria real se fizéssemos um uso “anormal”, intenso e contínuo.

Por nossa parte, recomendamos que amplie um pouco mais seu uso e o destine especialmente a interessantes truques caseiros que servirão de grande ajuda. O importante é evitar sua inalação em excesso.

Temos certeza de que são muito interessantes e, principalmente, imprescindíveis!

1. Talco para eliminar a gordura do cabelo entre as lavagens

Se você tiver um cabelo muito gorduroso, um dos seus maiores problemas será, sem dúvidas, as mechas que ficam embaraçadas devido ao excesso de sebo justamente algumas horas depois de tê-lo lavado.

Descubra: Como utilizar sal marinho para tratar o cabelo oleoso

Se você sentir a necessidade de lavar o cabelo todos os dias, existe a alternativa de fazer uso do talco. Isso é conhecido como “lavagem à seco”.

É uma boa opção para uma urgência, para um momento em que precisamos de uma solução rápida. Para isso, faça o seguinte:

  • Polvilhe um pouco de pó de talco no cabelo e deixe que atue no couro cabeludo durante 10 minutos.
  • Depois desse tempo, o pó do talco haverá absorvido a umidade e a gordura; portanto, só faltará penteá-lo para eliminar os restos. Você verá também que cheiro agradável ficará e como o cabelo parecerá mais solto.

2. Para eliminar o mau cheiro nos sapatos

Talco para eliminar o mau cheiro nos sapatos

As propriedades mais interessantes do talco são: absorve a umidade, combate inflamações e trata possíveis bactérias e patógenos que se aderem à pele.

Por isso, um dos usos mais interessantes que podemos dar ao talco é, sem dúvidas, o de nos ajudar a eliminar o mau cheiro e higienizar nossos sapatos. De que forma? Anote:

Ingredientes

  • Pó de talco.
  • 6 gotas de óleo essencial de malaleuca.

Como preparar e usar?

É muito simples. Pegue todos os sapatos que são diariamente usados por você e seus familiares e, à noite, polvilhe talco dentro deles.

O suor e inclusive a superfície da própria palmilha fazem com que bactérias e fungos perigosos se desenvolvam e nos causem mais de um problema. Com este truque, combatemos o mau cheiro e higienizamos os sapatos.

Deixe que fique a noite toda com o talco dentro. Na manhã seguinte, pegue os sapatos e adicione duas gotinhas de óleo de malaleuca em cada sapato. É um grande antibacteriano que deixa, além disso, um cheiro agradável.

3. Elimina as manchas de óleo

Uma das manchas mais difíceis de eliminar é a mancha de óleo. Porém, não deixa de ser um tipo de gordura, e se há um elemento fabuloso para eliminar a gordura, esse é o talco.

Como usar?

  • Aplique uma quantidade generosa do pó na mancha de óleo e deixe atuar por 10 minutos.
  • Depois desse tempo, use uma escova para esfregar a mancha junto com o pó de talco e elimine-o.
  • O passo seguinte é o de sempre: lave a peça de roupa na máquina e você verá como a mancha desaparece.

4. Para exibir cílios espetaculares

Talco na mão

As mulheres vão amar esta dica. É muito simples e espetacular, por isso é conhecida inclusive por grandes maquiadores e o melhor, está ao alcance de nossas mãos. Para usá-lo basta seguir alguns passos simples:

  • Aplique uma primeira base de rímel nos cílios.
  • Depois, seria conveniente dispor de outra escovinha para polvilhar talco e aplicar nos cílios. A presença da primeira base de rímel vai ajudar o talco a aderir com facilidade.
  • Agora, aplique uma segunda capa de rímel. Você descobrirá a grande consistência que adere, a força que obtém nos cílios, conseguindo um precioso “leque” que dará luz aos seus olhos. Nunca falha!

Leia também: A água oxigenada e suas aplicações em casa

Para uma depilação melhor

Esta dica te surpreenderá: quando nos depilamos com cera ou com lâmina, precisamos que a pele esteja limpa, firme e muito seca para poder extrair o pelo com mais facilidade.

Caso você aplique o pó nas pernas justamente antes da depilação e as massagear por alguns minutos verá como é fácil eliminar o pelo. É muito efetivo!

  • Instituto Nacional del Cáncer. (2017). Definición de talco.
  • Instituto Médico Láser. (2013). Cuidados antes, durante y después de la depilación láser.
  • Tatarkiewicz, W. (2002). Historia de la estética. Akal/Arte y Estética. https://doi.org/10.1016/j.angio.2014.05.001
  • Amadeo, G., & Colonna, M. (1992). EL CONCEPTO DE BELLEZA. Cirugia Plastica Ibero-Latinoamericana. https://doi.org/10.2307/3538491