Os roncos te afetam? Use estes 5 remédios

13 de dezembro de 2018
Graças às suas propriedades medicinais, há alguns remédios naturais que podem ser de grande ajuda caso os roncos te afetarem.

Se você chegou até aqui é porque, afinal, os roncos te afetam ou afetam a alguém do seu convívio.

É fato que eles são um problema grave na hora de dormir com alguém. Para muitas pessoas, ainda que não seja um transtorno sério, é um condicionante importante no descanso e na qualidade de vida. Por este motivo, compartilhamos agora algumas soluções que podem te ajudar a remediá-los.

Se os roncos te afetam, descubra neste artigo 5 remédios caseiros e naturais para combatê-los com ingredientes como a hortelã, o mel, a cebola, o eucalipto ou as especiarias. Deste modo, tanto a pessoa que ronca quanto a que dorme ao seu lado poderão descansar melhor e se levantar cheios de energia.

Se os roncos te afetam, conheça estes remédios

1. Hortelãzinho

Use a hortelã se os roncos te afetam

A hortelã é uma planta medicinal muito recomendável para combater os roncos, principalmente a variedade hortelãzinho ou poejo. Esta folha verde é muito efetiva quando a causa é uma questão temporal como um resfriado ou uma alergia. Nestes casos podemos recorrer a esta solução natural, caseira e simples.

A hortelã contém mentol, um princípio curativo muito benéfico para o aparelho respiratório. Além disso, também é um remédio digestivo e estimulante. Em contrapartida, não se recomenda em casos de acidez, hérnia de hiato ou úlcera gástrica.

  • Se os roncos te afetam você pode tomar infusões de hortelãzinho durante o dia, principalmente antes de deitar. Porém, recomendamos potencializar este remédio fazendo gargarejos durante alguns minutos.
  • Pode ser usada fresca ou seca, ou ainda uma gota de seu óleo essencial para meio copo de água (100 ml).

Leia também este artigo: Como melhorar a saúde com uma mistura de bicarbonato e mel de abelha

2. Mel de abelha

Um remédio simples e natural que não requer nenhum preparo é o mel de abelha. Este alimento é um antibiótico muito poderoso graças a sua grande riqueza em vitaminas, minerais, oligoelementos e enzimas.

É fundamental que nos asseguremos de que o mel é de qualidade orgânica. Caso contrário, a maioria dos produtos similares contêm traços de antibióticos e inclusive açúcar.

  • Se tomarmos uma colher de sopa de mel antes de deitar, desobstruiremos as vias respiratórias e evitaremos os roncos.
  • Também podemos dissolve-lo em um copo com água quente ou infusão de hortelã se quisermos. Seu consumo deveria ser evitado somente pelas pessoas com alterações nos níveis de glicose.

3. Cebola

A cebola é um dos melhores remédios se os roncos te afetam, inclusive se tem este problema todas as noites. Este alimento é anti-inflamatório e expectorante, de modo que também é útil no caso de gripes e resfriados.

Podemos usar a cebola de três maneiras diferentes para prevenir os roncos:

  • Corte uma cebola pela metade e coloque-a na mesinha de cabeceira a noite ao deitar.
  • Prepare uma infusão ou caldo de cebola e tome a noite. Tenha em conta que é diurética.
  • Faça um xarope de cebola.

É preciso destacar que assim que abrimos uma cebola crua não devemos conservá-la para um consumo posterior. Este alimento absorve toxinas do ambiente, por isso devemos usá-la sempre na mesma hora.

4. Infusão de especiarias

Uma deliciosa e aromática infusão de especiarias também é uma solução efetiva para dar fim aos roncos. O gengibre, a canela e o açafrão são três ingredientes excelentes para desinflamar a garganta inflamada, oferecer calor ao organismo e evitar a congestão.

Além disso, estas especiarias nos ajudam a aumentar as defesas, reduzir os níveis de açúcar no sangue, acelerar o metabolismo e perder peso com mais facilidade. Em suma, podemos toma-las diariamente em infusão para melhorar nosso descanso e fortalecer nossa saúde em geral.

Uma infusão de especiarias pode te ajudar se os roncos te afetam

5. Inalação de eucalipto

Não perca: Prove estes remédios naturais para desintoxicar os pulmões

A folha de eucalipto é um remédio natural muito frequente no tratamento das doenças respiratórias. Esta planta medicinal nos ajuda a eliminar a mucosidade, descongestionar os brônquios e os pulmões e relaxar a garganta.

Recomendamos utilizar o eucalipto de duas maneiras diferentes. Podemos optar pela que desejarmos ou combiná-las:

  • Em inalações: ao respirar de maneira direta o vapor da infusão de eucalipto, potencializamos ainda mais seus efeitos curativos sobre as vias respiratórias. Este procedimento é muito adequado para quem sofre com roncos de maneira crônica e com muita obstrução respiratória.
  • Em óleo essencial: se diluímos este óleo essencial em um vegetal (amêndoa, oliva, coco) podemos aplica-lo no peito e na garganta. Deste modo também funcionará enquanto respiramos durante toda a noite. No caso das crianças, podemos aplicar estes óleos nas almofadas usando um pano embebido nos mesmos.