As melhores ervas e especiarias para o cérebro

· 31 de janeiro de 2018
Ainda que atualmente não tenhamos problemas de memória, é bom começar a consumir estas ervas para otimizar nossa atividade cerebral e aproveitar seus benefícios.

Os medicamentos podem ser uma excelente ajuda para você e para a sua saúde, mas a verdade é que, quando falamos sobre o que é bom para a saúde cerebral, às vezes vale a pena escolher alternativas naturais. Continue lendo para conhecer as melhores ervas para o cérebro.

Estas ervas irão favorecer a oxigenação mental e também são ótimas para ajudar a melhorar a memória. As recomendações que lhe oferecemos também serão de grande ajuda se você sofre de ansiedade ou precisa de algum tipo de proteção contra os tumores cerebrais por ter antecedentes familiares.

As melhores ervas para o cérebro

Salsinha e tomilho

A apigenina é um flavonoide presente nestas ervas. Ele é bom para o fortalecimento das conexões entre os neurônios e as células-tronco.

Alguns pesquisadores indicam que uma dieta rica em apigenina poderia influenciar a formação das células cerebrais e da comunicação.

Por isso, a salsinha e o tomilho estão entre as melhores ervas e especiarias por conterem este químico.

Além disso, eles também poderiam ajudar a prevenir a depressão, a doença do Alzheimer e o Parkinson.

Talvez você não tivesse ouvido falar sobre a apigenina antes, mas já ouviu falar sobre o estrogênio. A estrutura química destes dois compostos é similar, já que o estrogênio também colabora no desenvolvimento dos neurônios.

A apigenina causa os mesmos tipos de mudanças celulares que o estrogênio.

Camomila

A camomila é uma das melhores ervas para o cérebro

Quem não tem bolsinhas de chá de camomila em casa? Se você gosta muito, agora terá uma razão a mais para tomar esta bebida enquanto conversa com seus familiares pela manhã ou, simplesmente, enquanto observa o pôr do sol.

Presente entre as melhores ervas e especiarias, a camomila é uma destruidora do estresse totalmente comprovada e real.

Não só proporciona uma sensação de paz e calma, mas também ajuda a regular a ansiedade. A camomila contém compostos que podem se unir aos receptores de certas substâncias químicas do cérebro, reduzindo a ansiedade no processo.

Nossa recomendação é tomar uma xícara de chá de camomila à noite, antes de dormir. Ela irá relaxar o seu organismo, por isso você conseguirá dormir muito melhor.

Sálvia

Quando existe perda de memória, é muito difícil recuperá-la. Porém, suas funções podem ser otimizadas. Se estamos falando sobre as melhores ervas para o cérebro, não poderia faltar essa que parece melhorar o rendimento da memória das pessoas.

Se você quer se superar na aprendizagem, memória e atenção, já sabe o que deve pedir quando entrar em uma loja de produtos naturais.

Porém, você deve ser cauteloso ao considerar suplementos de sálvia e consultar seu médico antes de consumi-la, porque ela pode ser perigosa para algumas pessoas como, por exemplo, as que sofrem de pressão alta.

Alho

Benefícios do alho

O alho não é uma cura para os tumores cerebrais, como foi especulado durante anos. O que se sabe é que entre suas propriedades está a capacidade de matar as células cancerígenas no cérebro.

Ainda que não seja totalmente comprovado, é um progresso que todos devem conhecer.

O melhor de tudo é que o alho pode ser adicionado à alimentação como um tempero delicioso para suas receitas.

Hortelã

Esta é uma das ervas que nunca deve faltar em sua cozinha. A hortelã é de grande ajuda para melhorar a memória de trabalho nos adultos saudáveis.

Além disso, também é uma cura comum para as náuseas.

Você pode tomá-la em forma de chá com um pouco de mel. Você verá como, em vinte minutos, sentirá uma melhora no humor, na memória de trabalho e até na memória a longo prazo.

Se você é dos que preferem uma boa vitamina que ofereça energia e nutrientes, adicione algumas folhas de hortelã fresca na mistura e aproveite seu sabor refrescante!

Alecrim

O alecrim é uma das melhores ervas para o cérebro

Esta erva tem um delicioso aroma em óleo essencial e seu aroma pode melhorar a memória prospectiva de quem possui mais de 65 anos de idade.

Você deve estar se perguntando o que é a memória prospectiva. Trata-se da capacidade de lembrar de eventos específicos e das tarefas que vão acontecer no futuro, como a consulta com o médico, nossa data de aniversário ou o aniversário de nossos filhos.

Assim, se você quer melhorar a memória prospectiva de alguém querido ou inclusive a sua própria, siga esta recomendação.

Esta técnica já foi provada em estudos comparativos com pessoas maiores de 65 anos de idade em uma casa com aroma de lavanda, outra com aroma de alecrim, e uma última sem perfume.

Agora que você já conhece as melhores ervas para o cérebro, não deixe de adicioná-las a suas receitas e infusões.