Infusão de sálvia para um abdômen enxuto

· 12 de junho de 2014
Você pode deixar este chá preparado na noite anterior e guardá-lo na geladeira ou então consumi-lo quente. Para estimular o sistema digestivo, tome-o em jejum.

A sálvia é uma planta com muitas propriedades a favor da saúde. Uma delas é ajudar a desinchar o abdômen, sendo ideal para as dietas de emagrecimento. Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da infusão de sálvia.

O que saber sobre a sálvia?

É uma espécie com origem mediterrânea, pertencente a família da hortelã e cresce em forma de arbusto. As folhas são de cor verde e ovaladas, as flores vermelhas, rosas e brancas. Tem um longo histórico como planta medicinal e também como ingrediente para muitas “bebidas”. Era dito que quem consumia as folhas da sálvia adquiria sabedoria.

salvia2

A sálvia tem muitos usos, desde na área da gastronomia até nos tratamentos de beleza. Devido ao seu aroma, ela é utilizada em loções e cremes para cuidar da pele e do cabelo. Devido ao seu gosto, é utilizada em preparações na cozinha. Algumas das propriedades da sálvia são:

  • É anti-inflamatória; ajuda a aliviar as dores musculares, reumáticas e a artrite.
  • É adstringente.
  • É um potente antisséptico, ideal para eliminar infecções na garganta.
  • É espasmódica; serve para os espasmos estomacais e musculares.
  • Combate vírus e bactérias.
  • Oferece grande quantidade de vitaminas A e C.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Alivia problemas respiratório e digestivos.
  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Aumenta a sudoração excessiva devido às suas propriedades dessecantes (para os casos de febre).
  • Esta comprovado que serve para aliviar as dores relacionadas com a menstruação.
  • Alivia dores de cabeça e de barriga.
  • Previne a retenção de líquidos.
  • Favorece a cicatrização de feridas e úlceras. 

Você deve saber que a infusão de sálvia é contraindicada para mulheres na fase de amamentação e para os pacientes que tenham insuficiência renal ou distúrbio neurovegetativo. Isto se deve às suas grandes quantidades de thuyona; podendo ser neurotóxica em altas doses e gerar convulsões. Tem, ainda, a capacidade abortiva. Portanto, não é recomendada para as grávidas.

A infusão de sálvia serve para deixar o abdômen enxuto?

Essa é uma pergunta muito comum e vale a pena esclarecê-la. Esta planta usada na cozinha ou em tratamentos de beleza e, como dito anteriormente, com excelentes propriedades para diversas enfermidades ou afecções, também é muito boa para os que desejam um abdômen mais “reto” em pouco tempo. É ideal para aqueles que estão fazendo dieta, porque entre os benefícios da sálvia, está o fato de que pode regular a função digestiva. 

infusão de sálvia

Leia também: 6 propriedades curativas da sálvia

Ao consumir o chá ou a infusão de sálvia, é possível prevenir e também aliviar as inflamações que ocorram devido a um mal-estar estomacal como, por exemplo, devido à ingestão de grandes quantidades de comida ou depois de comer algum alimento com o qual não estamos acostumados (como, por exemplo, frituras, chocolate, etc.).

Também serve para que a gente não precise deixar de desfrutar de alguma guloseima durante a dieta, já que estes alimentos muitas vezes são consumidos em excesso e depois nos fazem mal.

A infusão de sálvia também pode ser usada para depurar o organismo, porque elimina as toxinas que prejudicam o corpo. Entre suas propriedades, devemos dizer que a sálvia estimula a vesícula biliar, ajuda a combater a prisão de ventre, favorece o trânsito intestinal, elimina as flatulências e facilita a eliminação dos líquidos que se retêm no corpo (sobretudo nos tornozelos, pernas e pés).

salvia4

Preparar uma infusão de sálvia é realmente muito simples. Coloque 15 gramas da planta seca ou fresca (folhas e flores) em um litro de água fervente. Se você gosta de preparações mais naturais, pode cultivar a planta de sálvia em sua casa (em um vaso no jardim, na sacada ou na cozinha onde bata bastante sol) ou, ainda, ir à uma loja de produtos naturais e adquirir a sálvia seca, como qualquer outra erva.

Depois de misturar a água e a sálvia, deixe repousar por três minutos. Depois adicione o suco de limão a gosto e, se desejar, pode adoçar esta infusão com um pouco de estévia ou mel. Seu sabor sem adoçar pode ser um pouco amargo, mas dependerá de suas preferências.

Esta quantidade renderá por três a quatro dias. Durante este período, além de beber a infusão de sálvia, é necessário que você siga uma dieta saudável, repleta de frutas e vegetais; principalmente aqueles que servem para melhorar a depuração e desintoxicação do seu organismo.

Você pode consumir a infusão de sálvia tanto fria quanto quente. É aconselhável tomá-la pela manhã em jejum, para estimular melhor o sistema digestivo ao longo do dia, assim como também para eliminar de forma mais eficaz as gorduras e as toxinas.

Você pode deixar a infusão em um recipiente com uma tampa (garrafa ou frasco, por exemplo) na geladeira e beber como um chá gelado e consumir quando estiver com sede (ainda que não substitua a água) ou fazer uma infusão com menos sálvia se for inverno e você quiser esquentar um pouco o corpo e desfrutar de uma pausa no trabalho.

Imagens cortesia de zeevveez, Irene Grassi, Joao Medeiros, Seth Anderson e nociveglia.