Como a alimentação influencia no controle da artrite?

· 5 de setembro de 2018
Sabemos que a artrite causa muita dor, por isso lhe trazemos algumas recomendações dietéticas que melhorarão significativamente esta doença.

Ninguém pode negar que viver com artrite é uma das situações mais complexas que existe. Por isso, controlar esse problema é vital para garantir uma boa qualidade de vida. Uma das chaves para atingir esse objetivo é se alimentar adequadamente. Desta vez vamos tratar esse assunto.

Você descobrirá que existem alimentos que melhoram a resposta do corpo à artrite. Você verá que, ao mudar seus hábitos de consumo, aliviará os sintomas. Embora limitar sua dieta possa ser chato, isso trará grandes benefícios a longo prazo.

Peixes gordurosos

O primeiro dos alimentos que influenciam no controle da artrite são os peixes conhecidos como gordurosos. Estes fornecem ácidos graxos ômega 3, que têm efeitos anti-inflamatórios. Vários estudos mostraram sua eficácia na redução da dor e desconforto da artrite.

Peixes gordurosos para o controle da artrite

Em um desses estudos, 33 pacientes que consumiram esse tipo de peixe quatro vezes por semana foram analisados. O resultado foi uma redução considerável de substâncias químicas relacionadas à inflamação e à dor.

Lembre-se de que entre estes peixes se incluem:

  • Atum
  • Sardinha
  • Arenque
  • Cavala
  • Salmão

A grande maioria pensa apenas em salmão ou atum, quando fala de peixe gorduroso. No entanto, depois de algumas semanas, você pode acabar entediado de comer sempre a mesma coisa.

Para evitar isso, tente experimentar vários peixes e prepará-los de diferentes maneiras. Assim seu paladar não ficará entediado, seu bolso não sofrerá, e você obterá todos os benefícios.

Você deve ler: Você sofre de artrite reumática? Inclua esses alimentos no seu café da manhã

Alho para o controle da artrite

Outro dos alimentos que ajuda no controle da artrite é o alho. Existem estudos que demonstram essa eficácia. Especificamente, há um que mostrou que o consumo constante de alho pode reduzir os marcadores relacionados à inflamação.

Caso você não goste do seu sabor, aproveite para temperar seus molhos ou sopas com esse ingrediente. Desta forma você irá realçar o sabor dos pratos sem notar a presença do alho.

Consuma gengibre

Outro ingrediente que ajudará no controle da artrite é o gengibre, de acordo com um estudo realizado em 2001. Neste estudo foram estudados 261 pacientes com problemas de osteoartrite no joelho.

Consuma gengibre para o controle da artrite

Durante o estudo, foi oferecido extrato de gengibre para um grupo de pacientes, e um placebo para outro grupo. Depois de algumas semanas, os pacientes que consumiram gengibre notaram uma redução no desconforto.

Por este motivo, recomendamos consumir um pedaço de gengibre por dia. Uma boa opção pode ser adicioná-lo às suas batidas matinais ou às suas sopas de legumes. Lembre-se de que é sempre melhor escolher a versão natural à processada.

Açúcar

Sem dúvida, é o produto mais difícil de evitar no controle da artrite. Embora seja um elemento pouco saudável para o corpo em geral, o encontramos em todos os tipos de produtos. Às vezes, nem sabemos que está ali.

No caso da artrite, você deve evitar o açúcar por causa das citosinas que contém. Tem sido demonstrado que quando os níveis de açúcar estão elevados, pioram as dores da artrite.

Isso ocorre porque a vitamina D do corpo é reduzida. Lembre-se de que uma das funções dessa vitamina é manter os ossos saudáveis, ​​e evitar todo tipo de desconforto neles.

Gorduras saturadas

Colesterol influencia no controle da artrite

Outro ingrediente que deve estar completamente fora de sua dieta para promover o controle da artrite são as gorduras saturadas. Estas aumentam a inflamação geral do corpo e causam problemas no coração.

Leia também: Controle a inflamação e alivie a dor nos joelhos com esta receita medicinal que contém apenas 2 ingredientes!

A melhor maneira de evitá-las é comer apenas alimentos frescos ou preparados em casa. Neste último caso, você deve se certificar de não os fritar, ou cozinhá-los com muita gordura. Se puder escolha alimentos preparados a vapor, assados, ou caldos.

O que você acha? Acredita que vale a pena fazer algumas mudanças em sua dieta para melhorar o controle da artrite?