Como combater a indigestão e o inchaço abdominal?

· 5 de setembro de 2014
A indigestão e o inchaço abdominal são transtornos digestivos que podem provocar dores abdominais, vômito, diarreia e mal-estar geral.

A indigestão e o inchaço abdominal são um transtorno digestivo que pode provocar dores abdominais, vômito, diarreia e mal-estar geral. Geralmente, a indigestão é causada pela comida pesada, gordurosa e em grandes quantidades. Também pode surgir devido ao consumo do álcool, pelo ar preso no trato digestivo, alimentos ácidos, etc.

Um dos sintomas mais comuns da indigestão é o inchaço abdominal. Em geral, este problema se deve ao ar preso no trato digestivo, o qual se aloja depois de comermos muito rápido, consumirmos bebidas gasosas ou falarmos enquanto mastigamos.

Como consequência, sentimos que o abdômen dobra de tamanho. Repentinamente, sentimos que vamos “explodir” e que a roupa está muito apertada no corpo.

Tratar o problema da indigestão e o inchaço é algo simples que todos podemos fazer através de nossos hábitos alimentares.

Descubra: 9 dicas para conseguir mudar seus hábitos alimentares

Dicas para evitar a indigestão e o inchaço abdominal

  • Coma devagar e sem interrupções: é necessário tirar um bom tempo para comer, mastigar bem e sem interrupções, para evitar tragar ar enquanto come, pois este é um grande causador do inchaço. Além disso, os alimentos mastigados facilitarão a função da digestão.
  • Evite o consumo de bebidas gasosas: se você for uma pessoa que consome refrigerantes ou água com gás, é o momento de eliminar este hábito de sua dieta; como alternativa, opte por consumir água com limão, água pura, sucos naturais ou chá.
  • Identifique quais vegetais são sensíveis para a sua digestão: muitas pessoas são sensíveis ao consumo de determinados vegetais como a couve-flor, o pepino, a abobrinha, a pimenta, couve etc,. Se ao consumir estes alimentos você sentir indigestão e o inchaço abdominal, o melhor será moderar mais seu consumo e substitui-los por outros vegetais.
  • Identifique se você tem problemas com a lactose: ter sensibilidade aos produtos lácteos é algo muito comum entre as pessoas; este alimento costuma ser muito difícil de digerir e, além de causar inchaço, também pode produzir diarreia, vômito e náuseas.
  • Suspenda as refeições com altos teores de gordura: evite comer frituras, fast food, ovo em excesso, manteigas e óleos vegetais.

5 tratamentos naturais para a indigestão e o inchaço abdominal

Caso você sofra com a indigestão e o inchaço abdominal, existem alguns tratamentos caseiros que o ajudarão a combater este problema de forma rápida, natural e econômica.

A seguir, apresentaremos 5 tratamentos naturais que você pode aplicar para aliviar este problema.

Chá de canela

Canela11

A canela e suas propriedades são muito efetivas para ajudar no processo da digestão, ajuda a reduzir as cólicas e o inchaço causado pela má digestão.

Para isso, basta preparar um chá de canela usando meia colher de canela em pó para uma xícara de água fervente. Deixe repousar por alguns minutos e depois beba devagar.

Suco de laranja

A laranja pode se tornar sua grande aliada para aqueles momentos nos quais é inevitável comer uma comida mais “pesada”.

Antes de consumir alimentos gordurosos ou pesados, coma uma laranja ou tome um copo de suco desta fruta; a laranja o ajudará a aumentar o ácido estomacal e melhorar sua capacidade de digestão.

Leia também: 8 propriedades medicinais da casca da laranja certamente desconhecidas

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato

Sentir o estômago pesado e inchado é sintoma de que algum alimento não “caiu bem” e causou indigestão. Para aliviar isso não há nada melhor que o bicarbonato de sódio; seus componentes o ajudarão a combater a acidez estomacal e a eliminar o ar que fica preso no trato digestivo.

Para isso, basta preparar um antiácido caseiro utilizando meia colher de bicarbonato de sódio para meio copo de água. Caso queira, pode adicionar um pouco de limão e beber em seguida.

Chá de gengibre

O gengibre ajuda a estimular os sucos digestivos e melhorará o fluxo de enzimas, desta forma, te ajudará a evitar e acalmar o inchaço, as câimbras, as gases e dores devido à indigestão, sobretudo quando ingerimos comida “pesada”.

Para preparar este chá de gengibre, basta adicionar alguns pedacinhos de gengibre para uma xícara de água quente e deixar repousar por 2 a 3 minutos e consumir em seguida.

Chá de hortelã

indigestão e o inchaço abdominal

A hortelã é muito efetiva para tratar todos os sintomas da indigestão e ajudar o organismo a digerir bem os alimentos.

Para isso, a única coisa que você precisa fazer é colocar algumas folhas de hortelã em uma xícara de água fervente, depois fechar e deixar repousar por 10 minutos antes de consumir a bebida.