Bolinhas na língua? Saiba o que fazer

26 Dezembro, 2019
Para evitar essas “bolinhas” na língua, a melhor medida é realizar uma higiene bucal e dentária adequada.

A presença de bolinhas na língua pode ser chocante e preocupante para muitas pessoas que se deparam com a situação. No entanto, é uma algo relativamente comum. Essas bolinhas são simplesmente a inflamação das papilas. Embora não sejam malignas, podem ser dolorosas e desconfortáveis.

Essa condição é chamada de papilite lingual transitória. Antigamente, acreditava-se que as bolinhas na língua surgiam naqueles que contavam mentiras. De fato, elas surgem rapidamente, mas também tendem a se resolver dentro de alguns dias sem tratamento.

Neste artigo, explicaremos o que são as bolinhas na língua e o que fazer quando elas aparecerem.

O que são as bolinhas na língua?

Como já mencionamos, são pequenas saliências vermelhas ou brancas. Normalmente, desaparecem dentro de alguns dias, mas a maioria é dolorosa. De fato, elas podem causar coceira e formigamentos. As bolinhas na língua podem ter várias causas, algumas delas você conhece em seguida:

  • Por irritação da língua. Isso pode acontecer quando você come alimentos muito ácidos ou açucarados.
  • Lesões na língua, como pequenos cortes ou mordidas.
  • Herpes oral. O vírus do herpes afeta uma grande parte da população. Às vezes, desenvolve-se oralmente e pode afetar a língua. As bolinhas na língua podem permanecer mais de uma semana nesses casos.
  • Por úlceras ou reações alérgicas a certos alimentos.
  • Deficiência de certas vitaminas ou uso de enxaguantes bucais agressivos.
  • Infecções fúngicas, como candidíase oral.

Todas essas são causas benignas, que tendem a se resolver sozinhas. No entanto, existem outras causas que podem ser mais graves. Por exemplo, bolinhas na língua podem ser causadas por sífilis. Nesse caso, uma pequena ferida indolor aparece.

Outras causas pode ser, por exemplo: papiloma escamoso, escarlatina, faringite bacteriana e assim por diante. É importante saber que também pode ser câncer, embora seja uma situação menos frequente. Por isso, o ideal é consultar um médico para fazer o diagnóstico correto.

Bolinhas na língua por candidiase

Talvez te interesse conhecer: Sinais de doença e saúde da língua

O que podemos fazer quando surgem as bolinhas na língua?

O tratamento dependerá da causa. No entanto, a maioria dos casos ocorre devido a agressões ou irritações da língua e tendem a desaparecer em dez dias sem a necessidade de tratamento.

Mesmo assim, existem várias medidas simples que podem nos ajudar a evitá-las ou reduzi-las. Entre elas estão:

  • Evite alimentos condimentados e ácidos. Eles são agressivos para a língua e, se você já apresentar as bolinhas, a coceira e a dor aumentarão.
  • Faça enxágues com água morna e salgada. A água salgada é frequentemente usada como remédio para curar aftas. Essas últimas são pequenas lesões que tendem a aparecer em situações de imunidade baixa.
  • Você também pode usar água com bicarbonato de sódio. Faça isso regularmente e diariamente.
  • Pelo contrário, é recomendável evitar enxaguantes bucais com álcool. Pelo menos, tente não usá-los enquanto estiver com bolinhas na língua.
  • É muito importante cuidar da higiene bucal. Não se esqueça de escovar os dentes corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, e usar fio dental. Além disso, use enxaguantes apropriados e evite alimentos ricos em açúcar.
  • Pare de fumar, pois o cigarro é muito agressivo com toda a cavidade oral. Além disso, fumar está relacionado ao câncer de língua.
Mulher com enxaguante bucal

Você pode gostar de saber: Pontos pretos na língua, o que significam?

Quando procurar um médico?

Se você tem bolinhas na língua e elas não desaparecem mesmo depois de uma semana, ou se são persistentes e dolorosas, o mais recomendável é procurar um médico ou dentista. Pode ser uma infecção mais resistente ou uma patologia mais complicada.

O médico certamente pode chegar ao diagnóstico por um exame visual. Mas, ainda assim, você provavelmente fará um exame de sangue. Outro teste que pode ajudar no diagnóstico é a biópsia. É realizada apenas nos casos em que o diagnóstico é mais complicado ou em que se suspeita de uma doença mais séria.

Para concluir…

Se você tiver bolinhas na língua, é provavelmente uma situação transitória e benigna. Tente evitar alimentos apimentados e cuide da higiene da boca. Se elas não desaparecerem dentro de alguns dias ou tiverem uma aparência estranha, você deve procurar um médico.

  • Xv, V., & Noviembre-diciembre, N. (2006). Lesiones frecuentes mucosa lingual, 1–8.
  • Granos en la Lengua – Qué son, Tipos, Causas y Remedios. (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from https://llagasenlalengua.com/granos-en-la-lengua/
  • Granos en la lengua (Papilitis Lingual Transitoria): Soluciones. (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from https://dientalia.com/granos-en-la-lengua/